Móveis de Valor - Edição 242

10 moveisdevalor.com.br E COMO FOI O SEU ANO? Mais um ano termina como terminaram os outros 2023 anos contados no calendário gregoriano. Claro, cada um deles carrega a própria história. Mas é assim: termina um e começa um novo ano, com novas promessas, novas expectativas, novos sonhos e... a quase certeza de que reduziremos os erros que – gostamos de dizer – fazem parte do aprendizado, da experiência de vida. E como foi o seu ano? A economia brasileira teve um peso muito grande nos seus negócios? Você havia feito a lição de casa após as eleições de 2022 e já estava pre- parado para os quatro anos da esquerda no poder? O que sabemos é que cada um de nós tem uma ava- liação diferente sobre 2024, mas arrisco dizer que para a maioria foi melhor do que a encomenda, ou da expectativa. Aliás, quanto menor a expectativa nos tempos de hoje, menor será a decepção. Às vezes até foi melhor do que se esperava. Então, como foi o seu ano? Agora faz parte da sua história e a recomendação é olhar com esperança redobrada para o futuro, que ainda não chegou e por isso nos dá o direito de criar mais expectativas ou, então, olhar pelo retrovisor, é ser mais conservador sobre o que nos reserva 2025. Só não dá para sonhar menos. Afinal, SONHAR MAIS significa permitir-se imaginar, idealizar e aspi- rar algo maior, seja no âmbito pessoal, profissional ou emocional. É cultivar a capacidade de visualizar pos- sibilidades além do que parece estar ao nosso alcance, conectando-se com a esperança e o desejo de trans- formar pelo menos o que estiver ao nosso alcance. Que 2025 seja abençoado para você e todos os seus entes queridos! QUEM VAI RESOLVER O PROBLEMA? Uma situação recorrente neste ano foram os incêndios em fábricas de móveis e de colchões. Para lembrar, apenas no setor de colchões, mais sujeito a sinistros em razão de materiais altamente inflamáveis, tive- mos até agora neste ano oito incêndios de grandes proporções. A situação chegou a tal ponto que hoje quase nenhuma seguradora aceita fazer seguro de fábrica de colchões e quando faz o custo é proibitivo para o dono da fábrica. Mas, a ironia é que o problema é do empresário que não previne o sinistro, mesmo sabendo que o risco é extremamente alto. Os oito sinistros deste ano representa- ram muitos milhões de prejuízo, mas parece que ainda não são suficientes para investi- mentos em prevenção. 4PS PARA 4CS: SE AINDA NÃO TROCOU FAÇA-O AGORA Se Philip Kotler apenas popularizou os 4Ps de Jerome McCarthy, agora os 4Ps deram a vez a um novo conceito do marketing. Mas isso não é de hoje, isso já é passado. Questão de semântica. Agora Produto, Preço, Praça e Promoção deram lugar para os 4Cs de Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. A transição dos 4Ps para os 4Cs do marketing representa uma mudança de paradigma na forma como as empresas enxergam e se relacionam com seus clientes. Ao colocar o cliente no centro das decisões, você pode construir relacionamentos mais fortes, aumentar a fidelidade e alcançar o sucesso no longo prazo, o que, digamos, é o sonho de 10 em cada 10 empresários do setor moveleiro. Quer saber mais sobre isso acesse o QR Code. Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor

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