Móveis de Valor - Edição 242
72 moveisdevalor.com.br de compra dos consumidores é reduzido pela alta inf lação e taxas de juros. Em resposta a esses desafios, os fabricantes de col- chões estão se concentrando em várias estratégias. Os investimentos em digitalização e automação são priorizados para aumentar a eficiência e in- troduzir novas inovações de produtos. Encurtar as cadeias de suprimentos e regionalizar os mercados são estratégias-chave para mitigar os impactos de tensões geopolíticas, problemas logísticos e barrei- ras comerciais. A integração vertical, particular- mente na produção de espuma de PU e molas, está se tornando mais comum. Além disso, os fabrican- tes estão considerando o nearshoring —mover a produção para mais perto dos principais mercados — para minimizar as interrupções na cadeia de suprimentos e reduzir os prazos de entrega. PERSPECTIVAS DE MERCADO Olhando para o futuro, espera-se que o mercado global de colchões estagne em 2024 e volte a cres- cer em 2025. O PIB mundial deve crescer 3,2% em 2024 e 2025, com as economias emergentes superando as avançadas. A inflação global deve diminuir de 2,8% no final de 2024 para 2,4% no final de 2025. No entanto, conflitos regionais, crescimento lento na China e crescente fragmen- tação geopolítica representam riscos significati- vos para essa perspectiva. Fontes: Relatórios da indústria de colchões da CSIL CONSUMOMUNDIAL DE COLCHÕES 2014-2023 EM BILHÕES DE DÓLARES
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