Móveis de Valor - Edição 242

78 moveisdevalor.com.br BED REPORT mudanças, apesar de exigirem esforço no co- meço, trazem melhorias significativas a longo prazo, tanto em termos de eficiência quanto na estruturação dos processos internos. O PAPEL DA LIDERANÇA NA TRANSFORMAÇÃO A transformação dentro de uma empresa não acontece de baixo para cima, mas sim de cima para baixo. A liderança tem um papel fundamen- tal no processo de mudança de mentalidade. Sem o engajamento dos gestores e diretores, é muito difícil que os colaboradores compreendam e se engajem nas novas práticas. A cultura organiza- cional deve ser ajustada para que todos entendam o porquê das novas exigências e como elas podem beneficiar tanto o indivíduo quanto a empresa. Lembro-me de uma vez em que fui chamada para acompanhar uma fábrica de colchões emMinas Gerais. O dono da empresa, extremamente resis- tente, havia acabado de receber uma não confor- Mudança de Mentalidade: O Grande Desafio da Qualidade U m dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje ao buscar certificações, como a ISO 9001 ou Portarias do Inme- tro, não está nos processos técnicos ou nos requisitos burocráticos, mas na mudança de mentalidade. A resistência a fazer as coisas de uma nova forma, especialmente quando se está acostumado a um padrão de trabalho há anos, é uma barreira comum. Muitos gestores e cola- boradores apresentam uma postura de “sempre fiz assim”, dificultando a implementação de no- vos processos que visam melhorar a qualidade e a gestão do negócio. Essa resistência muitas vezes surge porque as pessoas não enxergam, de imediato, os bene- fícios que uma certificação pode trazer. O foco acaba ficando nas exigências burocráticas e na necessidade de adaptar rotinas estabelecidas, o que pode gerar desconforto e até revolta. No entanto, o que precisa ser entendido é que essas Por Camila Silveira

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz