Móveis de Valor - Edição 242
88 moveisdevalor.com.br greenwashing no setor deve começar por um olhar mais crítico dos varejistas em relação aos seus fornecedores e dos industriais em relação aos seus concorrentes. Além de cada empresa se atentar às suas próprias campanhas de marketing, visando passar mensagens claras, verdadeiras e assertivas. “Existe um grande movimento do setor move- leiro para oferecer produtos mais sustentáveis no mercado, então é preciso estar muito atento em relação à qualidade das informações que estão sendo passadas”, enfatiza. “Quando uma empresa possui uma certificação, por exemplo, é preciso verificar qual instituição concedeu essa certificação e se ela veio de um órgão com credi- bilidade e reconhecimento nacional e internacio- nal”, continua Letícia. “Ou quando uma empresa fala que uma cadeira é feita com plástico biode- gradável, é preciso analisar se ela está passando informações adicionais para que os consumido- res consigam entender o que é uma resina ou um plástico biodegradável”, orienta a consultora. “Outro ponto importante é observar se ao ser questionada a empresa consegue comprovar com uma metodologia técnica e científica reconheci- da nacionalmente ou internacionalmente que, de fato, aquele material é bioplástico”, acrescenta. Letícia também pede atenção para as marcas que fazem propagandas afirmando que um produto é feito de materiais biodegradáveis sem especificar suas porcentagens. “Quanto porcento de material biodegradável tem naquele móvel? Será que ele não possui apenas 1% de material ecológico e isso está sendo usado para fazer uma grande comunicação?”, questiona a consultora, pontuando que é imprescindível que esse Divulgar pequenas ações sustentáveis como se fossem grandes feitos pode gerar sérias consequências para as empresas Nenhum produto pode ser considerado 100% sustentável, pois todos deixam algum rastro no meio ambiente
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