Móveis de Valor - Edição 242
97 moveisdevalor.com.br plesmente vender na plataforma, mas sim gerar conexões para agregar valor”, explicou. Outro momento inspirador foi o case da marca de moda masculina Aramis, que nos últimos anos passou por reestruturação societária e reposicio- namento. A ousadia para inovar foi liderada por Richard Stad, hoje CEO da companhia. “A cultura de qualquer organização é testada nos momentos desafiadores. Se você tem clareza da sua essência, todo o resto tem que conseguir se adaptar”, desta- cou em sua fala. “Cultura é menos do que eu falo e do que está escrito na parede e mais pela relação das pessoas no dia a dia”, disse Stad. A programação encerrou com a palestra do carismático Dado Schneider, professor, especia- lista em marketing e especialista em cooperação intergeracional. Em um bate-papo interativo, ele abordou tópicos relacionados às diferenças entre gerações. “Choque de gerações, futuro do trabalho. Não estamos preparados para isso. Os mais velhos vêm de uma relação vertical e os mais novos estão em um momento horizontal. Uns devem aprender com os outros. Faz sentido os mais velhos, que têm mais experiência, darem o primeiro passo para o diálogo, mas com uma comunicação acolhedora”, resumiu. DE OLHO NA PERPETUAÇÃO De acordo com Euclides Longhi, os painéis apre- sentaram quatro visões diferentes sobre temas da realidade brasileira, mas, particularmente, um chamou a sua atenção – o case de sucessão da Aramis, um tema que atualmente alcança todo o setor moveleiro brasi- leiro. “Vivenciamos isso diariamente. Estamos envelhecendo e vendo que muita gente (em- presários) não tem para quem deixar sua empre- sa. Formam os filhos ou vão estudar no exterior, e não querem saber de as- sumir a empresa”, aponta o presidente da Movergs. Para enfatizar que sucessão é um tema preocupante no setor moveleiro, Longhi cita amigos próximos Euclides Longhi, presidente da Movergs Giovana Menegotto economista da Fecomério-RS Giovani Baggio, economista- chefe da Fiergs Richard Stad, CEO da Aramis Dado Schneider, professor e especialista em marketing que têm filhos, mas não tem sucessores – afora outros fatores que contribuem para dificultar a perpetuação da empresa. “Estamos ficando velhos e, ao mesmo tempo, vemos que o número de em- presas criadas no polo gaúcho nos últimos dez anos com 50 emprega- dos não preenche uma mão”, revela o empre- sário de 65 anos – seu sócio tem 69. “Daqui a cinco anos estarei velho”, assinala. Sobre a palestra do diretor de Marketplace do Mercado Livre, o presidente da Movergs, conta que, para quem conhece o e-commerce, foi muito bom, mas para quem não entende nada sobre vendas pela internet ficou no ar. Ao comentar a participação do palestrante Dado Schneider, Longhi comentou que “de um jeito muito alegre e descontraído ele falou muitas verdades”. O 32º Congresso Movergs contou com patrocínio de Sicredi e Totvs – além do apoio de Sindmóveis, CIC-BG, Sebrae, Senai, Fiergs, Fecomércio, Sesc, Senac, Affemaq, CDL- BG, Sindilojas, Bento e Região Convention e Visitors Bureau.
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