12 moveisdevalor.com.br MANOBRA FRAUDA DIREITOS DE FUNCIONÁRIOS DA LUIZACRED Denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo aponta um suposto esquema fraudulento para burlar normas trabalhistas em lojas de todo o país. Parceria entre a Magazine Luiza e o Itaú, a LuizaCred oferece serviços típicos de um banco tradicional, e, para isso, acessam os sistemas bancários do Itaú. Instalados dentro de lojas da rede varejista, os funcionários da LuizaCred são registrados como vendedores do Magazine Luiza e não como bancários ou financiários que tem salários maiores e jornadas de trabalho menores. MAIORIA DOS ESTADOS REGISTRA QUEDA NAS VENDAS EM DEZEMBRO O comércio varejista registrou queda de 3,5% do volume de vendas na comparação sazonalmente ajustada com novembro, segundo o Índice do Varejo Stone. O Índice Restrito, assim como o Índice Ampliado, também apresentou queda de 4,6%. No comparativo anual, os Índices Ampliado e Restrito apresentaram queda de 1,7% e 2,5%, respectivamente. Na comparação entre físico e digital, o comércio digital registrou alta mensal de 3,4% enquanto o comércio físico teve queda de 4,2% no mês. No comparativo anual desses índices, tivemos alta de 7,7% e queda de 2,1% para o digital e o físico, respectivamente. IPC-15 INDICA FORTE ALTA DE PREÇOS DE MÓVEIS NO VAREJO Se em 2024 o setor de móveis teve um bom comportamento no que se refere a inflação, este ano será bem diferente segundo o Índice de Preços ao Consumidor-15 de janeiro. O IPC-15 coleta informações do dia 16 do mês anterior a 15 do mês referência. Enquanto o Índice Geral ficou em 0,11, o de mobiliário bateu 1,02 com até 1,31 em móvel para sala. Outro dado importante é a forte alta verificada em São Paulo para todos os itens de móveis pesquisados. Situação oposta ocorre em Belo Horizonte, como se vê no quadro. APOSTAS DESVIAM R$ 100 BI DO VAREJO EM 2024 Em 2024, o mercado de apostas esportivas desviou aproximadamente R$ 100 bilhões que, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), seriam utilizados no consumo de produtos do varejo (tanto físico quanto digital). Esse montante representa o valor que o público gastou com apostas, em vez de adquirir bens e serviços. As pessoas deixaram de consumir em lojas e até na compra de móveis. Parte dessa renda foi direcionada para apostas, e o dinheiro desapareceu do varejo. A tendência para 2025 aponta que os gastos com apostas esportivas devem crescer ainda mais. PONTO DE VENDAS
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