65 moveisdevalor.com.br precisar apostar cada vez mais em estratégias integradas entre os canais físicos e digitais, permitindo uma experiência de compra completa, fluida, eficiente e sem fricções. É preciso sanar as diferentes demandas dos consumidores, ou seja, oferecer praticidade para a geração Z e contato físico para os Millennials. Nesse contexto, os especialistas apontaram o crescimento do uso de totens de autosserviço, caixas automatizados e sistemas de pagamento móveis. Segundo eles, essas tecnologias não apenas ampliam as opções de pagamento como também reduzem atritos, melhorando a experiência dos clientes. A compra por biometria e os pagamentos móveis são tecnologias que atraem cada vez mais a geração Z. Em contraponto, para os Millennials, as lojas físicas seguirão sendo importantes. Dessa forma, elas serão a estrela principal das estratégias omnichannel, garantindo uma jornada de compra completa e personalizada para os diferentes perfis de clientes. Inclusive, é justamente essa capacidade de se conectar com os consumidores através de diferentes pontos de contato que levará ao sucesso das empresas. Ou seja, o varejo do futuro será uma combinação entre físico e digital, sem que um substitua o outro. AUMENTO DO USO DA IA Nos próximos anos, é esperado que as marcas utilizem cada vez mais a IA para otimizar seus processos, reduzir desperdícios, melhorar operações de back-end e até mesmo fazer a gestão de estoques e garantir uma precificação mais dinâmica. Além disso, os palestrantes da NRF pontuaram que a IA se tornará cada vez mais sofisticada em relação a previsões do comportamento dos consumidores, podendo ser utilizada para desenvolver estratégias de marketing, campanhas e ofertas personalizadas para os diferentes perfis de cliente. Com a IA conseguindo coletar cada vez mais dados, as experiências de compra hiper personalizadas serão a marca registrada do varejo do futuro. No entanto, essa expansão da Inteligência Artificial não deve fazer com que o mercado esqueça da importância do olho no olho. Como bem pontuado pela palestrante Kate Ancketill, A expansão da IA promete ser peça chave do futuro do varejo O NRF é um evento conhecido por ser assertivo na previsão do comportamento dos consumidores
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