67 moveisdevalor.com.br minuto faz a diferença. E, para ganhar tempo, a NRF apontou que o primeiro passo é otimizar os processos internos das empresas simplificando operações. Um exemplo disso é a Tractor Supply Company, uma marca de estilo de vida rural que mostrou como passou a usar a plataforma Quorso para reduzir tarefas manuais e simplificar processos em suas lojas. Segundo eles, essa mudança permitiu que a equipe gastasse menos tempo com sistemas, ficando disponível para oferecer aos clientes um atendimento mais completo. Outro exemplo é a IKEA, empresa especialista em móveis e decoração, que implementou sensores IoT para monitorar seu uso de energia e reduzir desperdícios em suas operações, mostrando que simplicidade também pode ser sinônimo de eficiência. Ainda no tema agilidade, a NRF apontou que as startups continuarão a desempenhar um papel fundamental nesse aspecto, gerando novas oportunidades disruptivas para o setor varejista. Essas empresas prometem ganhar cada vez mais espaço no mercado, juntando as ideias de vários profissionais e desenvolvendo programas, serviços e produtos cada vez mais inovadores em relação a otimização de processos. No entanto, para que as empresas possam continuar investindo em tecnologia e inovação, é essencial que exista no mundo uma conectividade sem fronteiras. Nesse sentido, soluções robustas de conectividade, como redes privadas e satélites, prometem receber cada vez mais investidores, especialmente em áreas remotas e desafiadoras. O FUTURO DO VAREJO Com todas essas tendências apontadas pela NRF 2025, é possível concluir que o varejo está vivendo uma revolução e deixando de se resumir apenas à venda de produtos. O varejo do futuro será um espaço de experiências, onde as marcas irão criar conexões emocionais com os clientes através de jornadas de compra personalizadas e com alto nível de identificação. As estratégias omnichannel irão fazer com que as marcas utilizem o mais alto nível tecnológico sem perder o toque humano. Além disso, o varejo do futuro promete oferecer soluções práticas, ágeis e eficientes para os clientes, entregando valor real para a vida das pessoas. E, principalmente, mostrando que a sustentabilidade não é só uma moda, mas sim o único caminho que garante a concretização desse futuro. De acordo com os palestrantes da NRF, o futuro do varejo será uma combinação entre físico e digital
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz