Móveis de Valor - Edição 244

ANO 23 • EDIÇÃO 244 • MARÇO DE 2025 CADA VEZ MAIOR. CADA VEZ MELHOR Tendências vistas em quatro feiras Evolução do mercado global de móveis em 2025 Venda de móveis no varejo em uma década é negativa Saiba como vender para as gerações Boomer e X @moveisdevalor

8 moveisdevalor.com.br Por Inalva Corsi, editora E stá em suas mãos mais uma edição superlativa. A começar pelo número de páginas. São 128, das quais mais de 70 de conteúdo, incluindo a cobertura de quatro feiras, feita pela nossa equipe de profissionais. Eu mesma estive em três delas (Mostra de Móveis de Ubá, Movelpar Home Show e Movelsul), em três estados diferentes (Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul). Em todas elas, conversamos com organizadores, expositores e visitantes e o discurso se repete: “O calendário de feiras está muito congestionado”. Porém, se observa que nem os fabricantes deixam de expor e nem os lojistas deixam de visitar. A Movelsul deu um passo para aliviar o congestionamento de eventos no início do ano, transferindo a próxima edição para agosto do ano que vem. Já a Movelpar Home Show divulgou data para as próximas três edições, sempre entre final de janeiro e início de fevereiro, assumindo prioridade no início do calendário. Deixando de lado esta polêmica, ouvimos expositores e varejistas sobre as expectativas de vendas para este ano e destacamos os lançamentos que devem contribuir na missão de levar o cliente a comprar na loja. Você confere tudo em uma ampla cobertura com mais de 30 páginas. Mas, esta edição tem mais conteúdo interessante, como a evolução dos números do mercado mundial de móveis; um ranking com as cidades que mais importaram móveis nos últimos sete anos e a estreia da seção “De frente com os números”, onde o jornalista Guilherme Arruda mostra que a venda de móveis no varejo foi negativa em uma década. E a editoria de Tendência revela como as gerações Boomer e X compram móveis e apresenta as principais diferenças e estratégias para vender móveis para eles. Já a seção Bed Report está recheada de conteúdo sobre o setor de colchões, a começar pela divulgação da data do tradicional Encontro das Indústrias de Colchões, realizado anualmente pela Abicol; a nova investigação de dumping que ameaça a competividade da indústria têxtil; e uma matéria sobre o mercado global de colchões inteligentes, que deve atingir US$ 3,4 bilhões até 2030. Para encerrar, a editoria ESG News traz uma matéria mostrando que as feiras do setor estão se tornando cada vez mais sustentáveis, no quesito ambiental, claro. Boa leitura e em breve nos veremos. Onde? Na YES Móvel Show São Paulo. REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 - 3º andar CEP 81070-430 - Portão Curitiba – PR – Brasil CONTATO Fone (41) 99912-9877 www.moveisdevalor.com.br moveisdevalor@moveisdevalor.com.br DIRETORES Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS financeiro@moveisdevalor.com.br REDAÇÃO Inalva Corsi – 3035 PR Jornalista Responsável inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino – 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br Gabrielly Zem redacao@moveisdevalor.com.br Guilherme Arruda - 5955 RS Jornalista convidado guilherme@moveisdevalor.com.br ASSINATURAS E CIRCULAÇÃO assina@moveisdevalor.com.br DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUL Inalva Corsi - (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUDESTE Cidinha Leal - (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br CARTA DA EDITORA @moveisdevalor Acesse a versão digital desta edição

9 moveisdevalor.com.br

10 moveisdevalor.com.br 36 FEIRAS E EVENTOS Movelpar Home Show reafirma potencial como palco de tendências 64 FEIRAS E EVENTOS Abimad apresenta as primeiras tendências da decoração de 2025 68 FEIRAS E EVENTOS Movelsul 2025 mostra sua força e negócios crescem 20,5% SEÇÕES 12 CÁ ENTRE NÓS Prazo de validade versus prazo de garantia: não é semântica 14 PONTO DE VENDA Casas Bahia cria fundo de R$ 300 mi para financiar crédito 96 ESG NEWS Feiras do setor moveleiro se tornam mais sustentáveis SUMÁRIO NOSSA CAPA Ilustra capa desta edição Ambiente Magnum, da Artely Móveis, de São José dos Pinhais (PR) www.artely.com.br (41) 3381-5000 16 MERCADO Veja a evolução dos números do mercado de móveis em 2025 20 ECONOMIA Ranking das importações de móveis mais elevadas em 7 anos 22 DE FRENTE COM OS NÚMEROS Venda de móveis no varejo em uma década se apresenta negativa 26 MERCADO Blu cria nova solução de facilita concessão de crédito ao lojista 28 E-COMMERCE O que os fabricantes ainda precisam saber sobre e-commerce? 30 FEIRAS E EVENTOS Mostra de Móveis de Ubá abre calendário com recorde de público 102 CAPA Artely investe em linha orgânica com tampo curvo de tamburato 104 ENTREVISTA Diretor do Grupo Caneira faz boas projeções para 2025 106 TENDÊNCIAS Como Boomer e X compram: veja estratégias para vender 116 BED REPORT Nova investigação de dumping ameaça indústria têxtil 124 ARTIGO A especialista Emi Ohashi convida: Vamos varejar? 126 INDÚSTRIA Incêndios voltam a atingir fábricas de colchões pelo País

11 moveisdevalor.com.br

12 moveisdevalor.com.br PRAZO DE VALIDADE VERSUS PRAZO DE GARANTIA: NÃO É SEMÂNTICA A distinção entre prazo de validade e prazo de garantia, especialmente em bens duráveis como móveis e colchões, é fundamental para consumidores e fabricantes. Há muito tempo se discute sobre isso no setor de colchões. Inclusive a recomendação da Abicol é de que a garantia seja de apenas 1 ano, o que contraria as indústrias que enxergam no prazo maior um diferencial competitivo. Validade versus Garantia não é uma questão secundária... Veja o comentário na íntegra aqui: A INDÚSTRIA MOVELEIRA E A DISRUPÇÃO NO PONTO DE VENDA: UMA NOVA PERSPECTIVA Há dias um empresário me fez uma provocação: “A indústria moveleira carece de uma ação disruptiva no ponto de vendas”. Respondi que historicamente a indústria moveleira está focada na produção, é verdade, mas em determinado momento quem produzia móveis planejados resolveu investir no varejo através de lojas exclusivas sob a bandeira das principais marcas... O comentário na íntegra está no Qr Code ao lado: NADA ESTÁ TÃO RUIM NA ECONOMIA QUE NÃO POSSA PIORAR O cenário de juros e inflação altos vem castigando as micro, pequenas e médias empresas, responsáveis por 92% dos pedidos de Recuperação Judicial em 2024, segundo dados da Serasa Experian. As dificuldades devem continuar com o cenário desafiador que projeta Selic a 15%, inflação de 5,65% e dólar em R$ 5,99 ao fim de 2025. As famílias terão menos acesso a financiamentos para compra de bens duráveis – móveis inclusive – e, claro que as famílias vão selecionar melhor o que será prioridade nesse cenário e, sabemos nós que móveis nesta situação não é prioridade... Saiba mais sobre este importante assunto aqui: A SAGA CONTINUA Os fundadores da Tok&Stok, a família Dubrule, anunciou a intenção de comprar a Mobly por acreditar na sinergia com a Tok&Stok. A oferta pública de aquisição (OPA) propõe o pagamento de R$ 83,5 milhões por 122,7 milhões de ações da companhia. Em resposta, a Mobly diz que “a proposta encaminhada parece ser de plano inviável”. A nota acrescenta que “a companhia segue focada na implementação da estratégia de negócios e na captura de sinergias decorrentes da aquisição do controle da Tok & Stok”. GLOBAL WELLNESS INSTITUTE DESCONHECE O SONO É muito estranho, para dizer o mínimo, que sono não faça parte das preocupações do Global Wellness Institute (Instituto Global de Bem-Estar). Sabemos que o tripé da vida saudável é alimentação, exercícios e sono, mas este último item jamais foi mencionado nos boletins mensais e nos relatórios de bem-estar que recebemos do Global Wellness Institute. Já questionamos o fato diretamente à entidade, mas até agora não houve qualquer manifestação. Será que a indústria do sono não está contribuindo com o instituto... Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor

13 moveisdevalor.com.br

14 moveisdevalor.com.br LOJA MINEIRA DE PLANEJADOS FECHA E DEIXA PREJUÍZO DE R$ 20 MI A Polícia Civil cumpriu no dia 20 de fevereiro, em Uberaba (MG), três mandados de busca e apreensão contra a empresa de móveis planejados “Basílio Planejados”. Os mandados foram cumpridos na casa dos investigados e nas empresas investigadas. De acordo com a investigação, pelo menos 30 pessoas denunciaram a empresa após assinarem contratos e não receberem os produtos, mesmo após pagarem grande parte do serviço. O prejuízo dos clientes chega a R$ 20 milhões. Desde 10 de fevereiro de 2025 a “Basílio Planejados” está de portas fechadas e com placa de “aluga-se”. A cena chamou a atenção de vários clientes que aguardavam produtos encomendados e não foram avisados de que não receberiam os móveis encomendados. FUNDADORES DA TOK&STOK INSISTEM EM ADQUIRIR O CONTROLE DA MOBLY Em um novo capítulo da disputa pelo controle da Mobly, os fundadores da Tok&Stok, enviaram uma carta reforçando seu interesse em lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para adquirir o controle da varejista de móveis e decoração. No documento, os Dubrule reforçam que o desconto no preço proposto na OPA é devido à baixa liquidez dos papéis da empresa e aos “desafios financeiros enfrentados”, com um endividamento superior a R$ 600 milhões e a ausência de lucro desde o IPO. Os fundadores da Tok&Stok dizem agora que se contentam com a compra de ao menos 61,3 milhões de papéis, equivalentes a 50% do capital mais 1 ação. Na ocasião, a Mobly informou que 40,6% de seus acionistas indicaram não ter interesse em vender suas ações nas condições oferecidas. A Mobly afirmou que seguirá mantendo o mercado informado sobre qualquer nova atualização relevante relacionada ao tema. (Fonte: exame.com) TRÁFEGO DO E-COMMERCE DE CASA & MÓVEIS CRESCE 10% EM JANEIRO O Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, apontou um crescimento de 10,4% no tráfego do e-commerce da categoria Casa & Móveis no mês de janeiro se comparado ao mês imediatamente anterior. Entre os destaques do setor de Casa & Móveis está a Ortobom, que obteve um crescimento de 29,8% nos acessos de janeiro, subindo duas posições no ranking geral da categoria e alcançando a 4ª colocação. E, por falar em ranking, a Mobly não voltou a aparecer no top 3... a especialista no e-commerce de móveis andou perdendo posições nesse ranking enquanto viu empresas como a Ferreira da Costa e a Ortobom cresceram. Aliás, o top 3 conta com MadeiraMadeira e Leroy Merlin nas duas primeiras posições (como de costume) e Ferreira da Costa na terceira. CASAS BAHIA CRIA FUNDO PARA FINANCIAR CRÉDITO COM R$ 300 MILHÕES A Casas Bahia anunciou um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC), com capital inicial de R$ 300 milhões, buscando otimizar a operação de crediário da companhia. O FIDC já possui um compromisso firme de aporte de terceiros, com expectativa de atingir o montante de R$ 500 milhões de patrimônio líquido nos próximos meses, disse a varejista em fato relevante. A Casas Bahia anunciou em novembro de 2023 a estruturação do FIDC. Após a primeira etapa de captação, o instrumento poderá contar com aportes adicionais, segundo a empresa. PONTO DE VENDAS

15 moveisdevalor.com.br

16 moveisdevalor.com.br Evolução do mercado mundial de móveis em 2025 De acordo com o FMI (janeiro de 2025), o crescimento do PIB mundial deverá ser de 3,2% em 2024 e 3,3% em 2025 e em 2026, com as economias emergentes e em desenvolvimento crescendo muito mais rápido do que as economias avançadas. Os riscos descendentes derivam da preocupação com conflitos regionais ainda não resolvidos, possível desaceleração do crescimento econômico da China, aumento das tensões geopolíticas e incertezas nas decisões de política econômica, com o potencial aumento de medidas protecionistas. A implementação de medidas protecionistas, por exemplo, introduzindo uma nova rodada de tarifas, pode ampliar as disputas comerciais, prejudicar a eficiência do mercado, impedir o investimento e desestabilizar ainda mais as cadeias de suprimentos. Isso pode impactar negativamente o crescimento econômico no curto e médio prazo. Em um cenário dominado pela incerteza, de acordo com o CSIL World Furniture Outlook (emitido em novembro de 2024) para o mundo como um todo (100 países), após um 2024 desafiador, o consumo de móveis deve aumentar 1,4% em termos reais em 2025 e a CSIL prevê que o crescimento permanecerá abaixo de 2% também em 2026. O mercado global de móveis apresenta perspectivas de crescimento lento, com variações entre regiões e países. MERCADO INÚMEROS DESAFIOS QUE AFETAM AS ECONOMIAS GLOBAIS AFETARAM NEGATIVAMENTE O SETOR MOVELEIRO EM TODO O MUNDO EM 2024 A CSIL ESPERA QUE ELES TAMBÉM TENHAM IMPACTO ESTE ANO, INFLUENCIANDO O COMÉRCIO INTERNACIONAL E OS MERCADOS LOCAIS

17 moveisdevalor.com.br A Ásia continua sendo a região com as melhores perspectivas para 2025, com um crescimento geral de aproximadamente 2,5% em termos reais. A China e a Índia respondem por mais de dois terços do consumo de móveis da região. Na China, apesar das políticas governamentais destinadas a impulsionar o mercado imobiliário e o setor de móveis, as famílias chinesas permanecem cautelosas em seus gastos devido ao aumento do desemprego, aos desafios no setor imobiliário e à incerteza econômica geral. Por esse motivo, para 2025 prevê-se um crescimento modesto no consumo de móveis. A Índia está projetada para ter um dos melhores desempenhos na região e no mundo, com um crescimento esperado de 6% no consumo de móveis em termos reais para 2025, impulsionado pela demanda doméstica robusta, crescimento populacional, aumento da renda disponível e expansão da classe média. A América do Norte responde por cerca de um quarto do consumo mundial de móveis. Para 2025 prevemos um aumento do consumo de mobiliário em termos reais na ordem dos 1%. Na região, os Estados Unidos respondem pela maior parte. O FMI projeta um crescimento do PIB dos EUA de 2,7% em 2025, uma revisão para cima em relação à previsão de outubro de 2024, graças aos fortes efeitos sobre a riqueza, à política monetária menos restritiva e às condições financeiras favoráveis. À medida que a inflação diminui, espera-se que os cortes previstos nas taxas de juros em 2025 estimulem a atividade imobiliária e impulsionem a demanda por móveis. À medida que a inflação diminui, espera-se que os cortes previstos nas taxas de juros em 2025 estimulem a atividade imobiliária e impulsionem a demanda por móveis. No entanto, para além dos riscos macroeconómicos, as políticas introduzidas pela nova administração continuam a ser uma fonte significativa de incerteza para as perspetivas de médio prazo. Na Europa, o cenário macroeconômico é marcado por um alto custo de vida, contração na indústria da construção, fraca demanda externa e aperto monetário. Embora os indicadores macroeconômicos mostrem uma ligeira melhora em relação a 2024, os dados mensais recentes das empresas destacam a fraqueza contínua na manufatura, construção, varejo e comércio exterior, que deve persistir pelo menos até o primeiro semestre de 2025. Prevê-se que a procura de mobiliário em toda a UE permaneça estagnada em 2025. Na Europa, as indústrias alemã e francesa são

18 moveisdevalor.com.br desempenho do comércio internacional, sendo a Alemanha e a Itália os países europeus mais expostos nesta frente. As perspectivas econômicas de curto prazo para a América Central e do Sul permanecem moderadamente favoráveis. O crescimento econômico está sendo impulsionado por melhorias no consumo privado, flexibilização das políticas monetárias, fluxos de capital resilientes e crescimento mais forte das exportações. Para o setor moveleiro em 2025, a CSIL espera um aumento do consumo em linha com a média mundial. Prevê-se que o crescimento econômico na África Subsaariana acelere, com o PIB regional projetado para aumentar de cerca de 3,8% em 2024 para 4,2% em 2025 e 2026, impulsionado pela melhoria das condições nos países exportadores de commodities. No entanto, a região continua a enfrentar desafios significativos, incluindo níveis elevados de dívida, capacidade fiscal restrita e suscetibilidade às condições econômicas globais. Tensões geopolíticas elevadas e conflitos aumentaram a instabilidade nos países do Oriente Médio. Para a região do Oriente Médio e África, a previsão de consumo de móveis da CSIL é de um aumento de quase 2% em termos reais. A incerteza continua a ser o tema definidor para 2025. De acordo com o Relatório de Riscos Globais publicado pelo Fórum Econômico Mundial em janeiro de 2025, os três riscos mais prováveis de desencadear uma crise global em 2025 são: conflitos armados baseados no Estado impulsionados pelo atual cenário geopolítico; eventos climáticos extremos, como o fardo do clima a mudança está se tornando mais evidente a cada ano; e as tensões geopolíticas também estão associadas ao risco crescente de confronto geoeconômico, como sanções, tarifas e restrições de investimento. particularmente afetadas por um declínio acentuado na atividade de construção e gastos moderados do consumidor. Espanha destaca-se como exceção, com a construção residencial continuando a dar um impulso positivo. De acordo com instituições internacionais, os fatores que amortecem o crescimento europeu são: tensões geopolíticas contínuas, incertezas políticas e desafios estruturais de longa data, como envelhecimento populacional e fraco crescimento da produtividade. Além disso, a recuperação econômica da crise energética revelou-se mais lenta e desigual do que o inicialmente previsto. A perspectiva de tarifas mais elevadas, particularmente em relação aos EUA, levanta preocupações sobre o

19 moveisdevalor.com.br

20 moveisdevalor.com.br Quem é quem em importações de móveis mais elevadas em 7 anos Importar móveis se transformou em um excelente negócio, em particular no intervalo entre 2018 e 2024, quando o volume cresceu 14%, considerando um conjunto de mil municípios que habitualmente trazem móveis de fora. Levando em conta os 100 que mais fizeram negócios, no entanto, o que chama a atenção é um grupo de quase 60 cidades cujo apetite por compras avançou na faixa de 20% até 2,5 mil % entre um ano e outro – e em casos isolados, dependendo da base de comparação, acima de 150 mil %. Nesse corte não entra Itajaí (SC), Goiana (PE), Quatro Barras (PR), Anápolis (GO) e Taubaté (SP), as chamadas Top Five, que representam 30% do total trazido do exterior e com negócios acima de US$ 40 milhões por ano, cada. Candidata a fazer parte desse grupo, Navegantes (SC) vem em uma trajetória ascendente desde 2018: pulou de US$ 55,5 mil para US$ 26,8 milhões ano passado – a taxa de crescimento beira o delírio. Há um subgrupo formado por oito cidades que aparecem pela primeira vez nesse período, como Natal (RN), Santa Terezinha de Itaipu (PR) e Guabiruba e Itapoá (SC) e quatro que importam de forma costumeira – na faixa de US$ 1,5 milhão a US$ 3 milhões em 2024 – e alcançaram índices estratosféricos de crescimento, como Araucária (PR), Santa Terezinha do Sapucaí (MG), Poá (SP) e Camboriú e Guabiruba, ambas em Santa ECONOMIA CINCO MAIORES MUNICÍPIOS IMPORTADORES RESPONDEM POR 30% DO TOTAL DE MÓVEIS TRAZIDOS AO BRASIL, COM NEGÓCIOS ACIMA DE US$ 40 MILHÕES POR ANO, CADA CRICIÚMA TEM O MAIOR CRESCIMENTO NO PERÍODO, COM 2.571%, E GAVIÃO PEIXOTO (SP) EVOLUIU DE US$ 2,1 MILHÕES PARA US$ 38,1 MILHÕES EM SETE ANOS Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

21 moveisdevalor.com.br Catarina, devido à fraca base de comparação. Embora Criciúma (SC) seja destaque no quesito taxa de crescimento no período, com 2.571%, Gavião Peixoto (SP) desperta curiosidade pelo volume, que evoluiu de US$ 2,1 milhões para US$ 38,1 milhões – 1.660% de alta em sete anos. Tendo como referência o comportamento dessas cerca de 60 cidades, se chega à conclusão que elas contribuíram para somar US$ 286,8 milhões as importações entre 2018 e 2024. No lado oposto, 31 municípios que historicamente mantém negócios de compras de móveis no exterior, reduziram as suas compras no mesmo intervalo. Cidades como Gravataí (RS), Barueri, Vinhedo e Jandira, todas em São Paulo, e Lagoa Santa (MG) registraram retração na faixa de 80% e 90% em suas importações. Esse grupo foi responsável por US$ 145 milhões a menos de móveis adquiridos lá fora no mesmo período.

22 moveisdevalor.com.br DE FRENTE COM OS NÚMEROS Venda de móveis no varejo em uma década é negativa Entre perdas e ganhos, o saldo do comportamento das vendas de móveis no varejo em uma década registrou, na média, recuo de 2,42%, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Os maiores impactos foram registrados nos anos de 20152016 (-16,5% e -12,1% nessa ordem) em consequência da recessão ocorrida no governo Dilma, e em 2022 (-11,1%) ainda por conta da ressaca pós-pandemia. O melhor ano foi 2020, alta de 11,9%, no auge da Covid-19, evento que isolou as pessoas em casa, motivando-as a investir em ambientes mais agradáveis. Levando em conta um grupo de 12 estados, entre os quais São Paulo, Pernambuco, Minas O ÍNDICE MÉDIO CONSOLIDADO FICOU EM -2,42%, TENDO COMO PICOS NEGATIVOS A RECESSÃO ECONÔMICA DE 2015-2016 E O ANO DE 2022 NO GRUPO DOS 12 ESTADOS MAIS IMPORTANTES PESQUISADOS MENSALMENTE PELO IBGE O ENCOLHIMENTO MÉDIO FOI AINDA MAIOR, DE QUASE 4,6% Gerais e Paraná, porém, a queda nas vendas alcançou 4,58%. As condições guardam paralelo com o desempenho consolidado do Brasil. Retrações mais acentuadas aconteceram nos anos de 2016-2016 (-17% e 13,5%, respectivamente) e de -12,7% em 2022. O melhor ano foi 2020, com um aumento médio de 9,2%, índice que corresponde a 2,6 pontos percentuais de diferença a menos em relação à média brasileira. Vale lembrar que na recessão de 20152016, o país enfrentou uma das piores crises econômicas de sua história. O PIB caiu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016, as vendas do varejo desabaram e o desemprego saltou de 6,5% Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

23 moveisdevalor.com.br em 2014 para 12% dois anos depois. Houve leve recuperação dos indicadores econômicos entre 2017 e 2019, mas logo depois veio a pandemia e o cenário mudou com impulso do e-commerce e retração do varejo, combinada com inflação alta e desemprego acima de 14%. Na pós-pandemia, o PIB recuperou a queda de 2020, mas inflação e taxa de juro voltaram a subir. Ainda no grupo de 12 estados, a primeira metade de década mostrou 36 registros negativos de vendas. O maior deles foi no Espírito Santo, -34,2% em 2016, seguido por Pernambuco, -30,4% e Distrito Federal, com -23,7% – ambos também em 2016 –, e São Paulo, -20,2%, em 2015. Já a segunda metade da década teve 37 registros negativos, mas com índices de vendas um pouco inferiores. O maior foi na Bahia, -28,1% em 2022, seguido pelo Distrito Federal com –22,1% em 2021 e de -23,7% em 2023. Pelo lado dos registros positivos, a quantidade de índices robustos foi escassa, não chegou a 15% . O maior deles foi em 2017 no Espírito Santo, com elevação de 47%, o que permitiu recuperar parte das perdas do ano anterior. A segunda melhor performance aconteceu no Distrito Federal em 2017, com alta de 34,7%. São Paulo aparece como a terceira força, com alta de 21,4%

24 moveisdevalor.com.br em 2020, seguido pela Bahia (+18,4%) e Paraná (+18,3%), ambas em 2020. Entre os 12 estados, a atuação do Rio Grande do Sul foi o mais equilibrado entre altos e baixos. Na média, encerrou o período tecnicamente empatado, com variação positiva de 0,01%. Tendo como referência a média brasileira em dez anos, Espírito Santo (-0,6%), Goiás (-0,87%), Santa Catarina (-1,8%), São Paulo (-2,03%) e Bahia (-2,42%) ficaram abaixo ou igual a taxa média de -2,42%. Enquanto Paraná (-2,54%), Minas Gerais (-2,68%), Ceará (-5,36%), Distrito Federal (-6,14%), Rio de Janeiro (-7,11%) e Pernambuco (-9,52%) ficaram acima. Um fato curioso é que no ano de 2015 nenhum dos 12 estados apontados na pesquisa do IBGE registrou índice positivo na venda de móveis, fato que poderia se repetir no ano seguinte não fosse os desempenhos positivos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O período entre 2021 e 2023 também foi dominado por registros negativos, não igual a 2015, porque Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás em 2021 e por Goiás em 2022 e 2023 (junto com Rio Grande do Sul) impediram que esses anos fossem completamente manchados de vermelho.

25 moveisdevalor.com.br

26 moveisdevalor.com.br isso é algo que vai realmente transformar o mercado”, prossegue o diretor. Segundo Moisés, a Blu possui um processo muito simples de análise de crédito. “O varejista entra no nosso sistema e encontra oito perguntas muito simples e a gente, no dia seguinte, informa qual é o limite de crédito que ele vai obter. Então, ele pode comprar esse valor liberado de qualquer indústria já cadastrada na Blu e pagar esse fornecedor em até 10 parcelas no boleto”. O diretor da Blu lembra que estamos em um ano em que o crédito vai ficar mais restrito e com os juros mais altos. “Nós estamos conseguindo entregar esse crédito com uma taxa bem atrativa, em uma condição que o varejista não vai conseguir em nenhum local e, também a uma taxa que a indústria dificilmente conseguiria entregar para ele”, garante. Moisés conclui a entrevista afirmando que estão muito empolgados. “Estamos ‘startando’ esse produto no início de ano, já com várias indústrias aderindo e agora nossa preocupação é divulgar para todo o varejo, convidando os varejistas a participarem conosco dessa revolução”. A Blu Soluções está sempre atenta às necessidades do mercado e, seguindo esse princípio, lançou mais uma solução para ajudar a cadeia moveleira, o Cred Blu. A empresa aproveitou as primeiras feiras realizadas pelo setor moveleiro para compartilhar a novidade com os industriais e os lojistas, afinal a ideia é facilitar a concessão de crédito para que ambos os lados se beneficiem. A Blu marcou presença na Mostra de Móveis de Ubá (MG), na Movelpar Home Show (PR) e na Movelsul Brasil (RS), onde um de seus diretores concedeu entrevista à Móveis de Valor em que deu mais detalhes desse novo produto Blu. Moisés Matias de Andrade Junior explicou que esse é um momento muito importante quando se trata da concessão de crédito para lojistas e que esse movimento já vinha sendo solicitado tanto pelo varejo quanto pela indústria. “A gente vem se estruturando e analisando qual a melhor maneira de entrar nesse mercado de crédito e agora conseguimos um produto revolucionário, o Cred Blu”, explica. Moisés conta que agora a Blu consegue fazer uma análise de crédito com bastante qualidade e com um nível de aprovação muito importante para o varejo. “Essa era uma necessidade relatada pelos industriais e varejistas, pois ajuda a fomentar o mercado, fazendo com que o varejo aumente sua condição e sua possibilidade de comprar mais e com prazo mais alongado para o pagamento”, comenta. “E a grande novidade desse produto é que o cliente não precisa ter uma máquina nossa de cartão de crédito, ele não precisa ser cliente da Blu, a gente está disponibilizando crédito para toda a base de varejo dos nossos fornecedores. Então, MERCADO Por Natalia Concentino, jornalista Blu lança solução que facilita concessão de crédito ao lojista BUSCANDO RESOLVER AS DORES DE SEUS CLIENTES, BLU LANÇA SERVIÇO PARA AGILIZAR E FACILITAR CRÉDITO PARA QUE VAREJISTAS POSSAM COMPRAR DOS FORNECEDORES

27 moveisdevalor.com.br

28 moveisdevalor.com.br O que fabricantes precisam saber sobre o e-commerce de móveis? Em conversa com Philipe Cordeiro, CEO da moveeis.com – especialista no ingresso de moveleiros no e-commerce, esclarecemos alguns dos principais pontos de dúvida dos fabricantes de móveis sobre venda de móveis na internet. Trata-se de um mercado em franco crescimento, mas ainda desperta insegurança em alguns e precisa ser bem explicado para que todos entendam os desejos e necessidades de quem realmente vai fazê-lo girar: o consumidor. “Vejo o varejo eletrônico e o setor de móveis em franca ascensão, e a moveeis.com planeja um crescimento robusto nos próximos cinco anos”, projeta Philipe Cordeiro, mostrando a importância de investir nesse ramo de varejo. O empresário lembra que o consumidor moderno é cada vez mais ágil e que isso se reflete na forma como busca informações sobre os produtos. “Por isso, reformulamos nossos cadastros para torná- -los mais intuitivos e menos técnicos, facilitando a conversão imediata das vendas”, comenta sobre o que está sendo feito pela moveeis.com nesse sentido. Philipe lembra que, ao longo de 15 anos, participaram de marcos significativos no varejo eletrônico especializado em móveis. “Essa trajetória nos proporcionou um conhecimento profundo, permitindo que indústrias que antes não vendiam online se tornassem referências em seus segmentos. Entender as necessidades específicas de cada E-COMMERCE Por Natalia Concentino, jornalista ALINHAR ESTRATEGICAMENTE OS OBJETIVOS E O PORTFÓLIO DE PRODUTOS DA EMPRESA É UM DOS PRIMEIROS PASSOS PARA O SUCESSO DAS VENDAS ONLINE A MOVEEIS.COM É ESPECIALIZADA EM GESTÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA VENDA DE MÓVEIS, COM SOLUÇÕES PARA QUE QUER INVESTIR NESSE CAMPO COM AS NOVAS EXIGÊNCIAS DO CONSUMIDOR É PRECISO DESPERTAR INTERESSE PELO PRODUTO, COM MAIS DESCRIÇÕES E PROCESSO DE COMPRA INTUITIVO

29 moveisdevalor.com.br canal de vendas é fundamental para a eficácia das nossas estratégias comerciais”, observa. Ele explica que a má gestão comercial pode transformar a venda no e-commerce em um grande desafio. “Um dos principais pontos de preocupação é o preço final de venda, pois muitos lojistas físicos se fixam em preços iniciais sem considerar custos adicionais, como montagem e frete. Isso gera um paradigma de que os dois mercados não podem coexistir dentro da mesma indústria. Na moveeis.com, trabalhamos estrategicamente para alinhar o portfólio às necessidades de ambos os canais, buscando proporcionar conforto e segurança para a indústria”. Philipe Cordeiro conta que muitas indústrias acreditam que, para atender simultaneamente o mercado físico e o digital, é necessário manter dois portfólios distintos. “No entanto, há uma variedade de estratégias que podem facilitar a venda em ambos os canais. Um aspecto crucial é a convergência entre o portfólio da indústria e a demanda específica do canal digital. A integração dessas abordagens permite que as empresas atendam eficientemente a ambos os canais”, explica. Acrescenta que “entender as necessidades específicas de cada canal de vendas é fundamental para a eficácia das nossas estratégias comerciais. Com um portfólio extenso, que abrange mais de 20 mil soluções, conseguimos oferecer aos nossos clientes as ferramentas necessárias para uma operação integrada e bem-sucedida”. Ainda sobre a moveeis.com, Philipe conta que possui um escritório moderno com áreas claramente definidas: Cadastro, Edição de Imagem, Confecção de Imagens (Render), BI, Financeiro e Comercial. “Essa organização nos permite ser assertivos em todos os processos, desde a inteligência do cadastro até a confecção de imagens, atendendo as necessidades comerciais de cada cliente e proporcionando agilidade no crescimento no varejo eletrônico”. Isso inclui também o uso da inteligência artificial (IA) a favor da otimização desses processos, como na confecção de imagens, textos e detalhamentos de produtos, conforme conta o CEO da moveeis.com. O empresário também lembra que um bom processo de análise de dados se tornou fundamenPhilipe Cordeiro, CEO da moveeis.com tal para o sucesso das vendas na internet. “Em um mercado dinâmico, realizamos leituras diárias de performances de cada fornecedor, que permite identificar rapidamente as áreas que exigem nossa atenção. Desenvolvemos muitas ferramentas internamente para compilar e analisar esses dados, e nosso próximo passo é implementar alertas automáticos baseados nas análises diárias, facilitando a tomada de decisões imediatas para os fabricantes”, resume. Para finalizar, Philipe Cordeiro antecipa algumas tendências sobre o mercado digital e que devem ser levadas em consideração pelos fabricantes e lojistas moveleiros. “O mercado chinês está impactando cada vez mais o e-commerce brasileiro, e muitas indústrias ainda não perceberam isso, mas os consumidores já perceberam. A prática do live commerce, por exemplo, trazida por varejistas chineses, tem elevado significativamente as taxas de conversão”, observa, acrescentando que a moveeis.com planeja um crescimento robusto para os próximos cinco anos, tendo em vista o crescimento da venda de móveis no comércio eletrônico e a parceria com diversos sellers e indústrias do setor. A moveeis.com conta com uma boa estrutura e profissionais especializados no e-commerce de móveis

30 moveisdevalor.com.br Mostra de Móveis de Ubá tem recorde de público De 20 a 23 de janeiro, Ubá foi o centro das atenções do setor, quando recebeu um grande público na 4ª edição da Mostra de Móveis. Realizado nos anos ímpares, intercalado com a Femur, o evento superou as expectativas de público e negócios, além de injetar ânimo no varejo. Gilberto Teixeira Coelho, presidente do Intersind, destacou a presença qualificada de lojistas interessados em levar novidades para as lojas. “Estamos na iminência de novo reajuste de matérias-primas e os lojistas estão querendo antecipar as compras, além de buscar móveis diferenciados para estimular as vendas na ponta”, afirma. Segundo ele, os eventos em Ubá têm mostrado a evolução do design e do acabamento do móvel mineiro e o varejo reconhece essas características. Ludmila Oliveira, produtora executiva do evento e assessora de comunicação do Intersind, comemora os resultados. “Os quatro dias de evento foram marcados por um intenso movimento de lojistas de todo o país. No total, 12.613 pessoas puderam conferir as últimas novidades do setor, realizar negócios e fortalecer parcerias. A feira foi um sucesso absoluto”, conclui. FEIRAS E EVENTOS Por Inalva Corsi, editora MAIS DE 12,6 MIL PESSOAS ESTIVERAM EM UBÁ (MG) PARA ACOMPANHAR A QUARTA EDIÇÃO DA MOSTRA DE MÓVEIS, REALIZADA DE 20 A 23 DE JANEIRO O EVENTO, QUE ABRIU O CALENDÁRIO DE FEIRAS EM 2025, REUNIU MAIS DE 90 EXPOSITORES E ESTIMULOU LANÇAMENTOS E MUITOS NEGÓCIOS

31 moveisdevalor.com.br Já Leonardo Anacleto, vice-presidente do Intersind, reforça a importância da feira para fortalecer a marca e gerar negócios: “Vale a pena o investimento no estande aqui na Mostra de Móveis, tanto para fortalecer a marca, quanto para prospectar novas parcerias e para fechamento de negócios”, pontua. Os varejistas também reconhecem na Mostra de Móveis de Ubá um ambiente de negócios dinâmico e inovador. Wagner Lara, do MadeiraMadeira, lembra que o polo mineiro foi o primeiro que empresa desenvolveu grandes parceiros e que um percentual expressivo do mix da varejista vem das indústrias da região. “Eu venho sempre nas feiras daqui para olhar as novidades e buscar novos fornecedores. Este ano percebi algumas inovações em design e muitas cores novas”, destaca, acrescentando que as categorias que mais têm crescido em vendas no MadeiraMadeira são as de estofados e colchões. E essa região tem ampla oferta de estofados”, pontua. Anderson Oliveira, da Sofistikasa (PE), é presença garantida nas feiras de Ubá e reconhece que os móveis do polo vêm evoluindo em design e acabamento. Cerca de 50% do mix da Sofistikasa é composto por móveis da região. “Desta vez, estou em busca de novidades em estofados e salas de jantar”, afirma, acrescentando que há pouco mais de dois meses abriu a Terrara, uma loja com uma proposta diferenciada e que atua com móveis de alto padrão e atende especialmente os arquitetos de Recife. “Para esta loja encontramos móveis na Abimad”, conclui. Erik Moreira e Érika Moreira, pai e filha, proprietários da loja Utilar (RJ), também ressaltaram a importância da feira para a atualização e o crescimento de seus negócios. “Há seis anos já frequentamos as feiras em Ubá e desta vez fizemos negócios com várias marcas. A gente vem em busca de novidades, novos fornecedores, novos produtos e encontramos tudo aqui”, afirmam. CULTURA DO DESIGN O designer Miron Soares, que atua no polo mineiro há mais de duas décadas, ressalta a imGilberto Teixeira Coelho, presidente do Intersind Ludmila Oliveira, produtora executiva do evento e assessora de comunicação do Intersind Leonardo Anacleto, vicepresidente do Intersind portância da criação da cultura do design e que as feiras são as vitrines para evidenciar o que vem sendo feito pelas indústrias. Em relação aos estofados, Miron afirma que o orgânico está no fim do ciclo, com os produtos menos sinuosos, mas com volumes mais exagerados e tecidos texturizados. “Há uma clara releitura dos anos 70, com encostos sobrepostos, meio flutuantes, e as formas vão do geométrico e assimétrico ao octogonal. Está acontecendo também uma transição para os modulados mais robustos, mas sem romper com o fluxo da tendência, que ainda pede flexibilidade, personalização e versatilidade. Estas características foram vistas nos estofados da Lara Móveis, que vem apostando nos modulados e também lançou estofados em couro natural. Na linha de modulados, o sofá Neruda se destaca pelas formas generosas, e pela versatilidade da modulação

32 moveisdevalor.com.br Já a Móveis Europa reforçou sua linha de guarda-roupa, apostando no design moderno, na funcionalidade e na alta qualidade do acabamento para garantir ainda mais durabilidade aos produtos. Entre os lançamentos está o guarda-roupa Valência, que além de todos os atributos mencionados, conta com seis portas e seis gavetas (duas delas com chave), o que garante mais espaço e opção de organização. A Leifer Móveis também fez lançamentos na linha de roupeiros, mas o investimento mais expressivo foi nas salas de jantar com design inovador e novas opções de acabamentos. Entre as novidades, está o conjunto de mesa e cadeiras Dacota na cor freijó com off White. Um dos destaques da mesa é o tampo orgânico e nas cadeiras, o uso tecido em linho. Já a Cel Móveis lançou novos modelos de salas de jantar, como o conjunto de mesa e cadeiras Manaus. Além do design super atual, a mesa conta com tampo Smart e tem uma ergonomia ajustada de forma que as cadeiras se encaixem 100%, economizando espaço na sala. As cadeiras, com encosto anatômico, são pré-montadas (encosto e assento já unidos), o que garante mais firmeza e segurança ao produto. PROJEÇÕES PARA O FUTURO Com base nos resultados positivos desta edição, os organizadores da Mostra de Móveis de Ubá já iniciam os planejamentos para a próxima feira, buscando aprimorar ainda mais o evento e atender às demandas dos expositores e visitantes. “Para as próximas feiras já estamos planejando melhorias com base nos retornos que estamos recebendo, explica Gilberto Coelho. O pensamento dele é reforçado por Leonardo Anacleto: “Nós da diretoria vamos trabalhar para a melhoria dos pontos que estão sendo apontados pelos participantes”. Sofá Galleano, da Lara Móveis Guarda-roupa Valência, da Móveis Europa Conjunto mesa e cadeiras Dacota, lançamento da Leifer Móveis Conjunto de mesa e cadeiras Manaus, lançamento da Cel Móveis

33 moveisdevalor.com.br

34 moveisdevalor.com.br DESTAQUES MOSTRA DE MÓVEIS DE UBÁ Daniel Viana e André Perez, da Marabraz, com diretores da Móveis Europa Equipe do Instituto Oscar Niemeyer (RJ) no estande da Lopas Equipe da Rhiad Valle Distribuidora (SP) no estande da Valdemóveis Marco Otávio e Nei Colombo, da Prodormir e Probel Anderson Oliveira, da Sofistikasa (PE), com equipe da Estofados Martins Leonardo Anacleto, da Cel Móveis, com Wagner Lara, do MadeiraMadeira Diretores da Leifer Móveis no estande da Mostra de Móveis de Ubá Nivaldo Gazola, da Castor, com Maico Henrique Zane e Pablo Rodriguez, da Via Varejo

35 moveisdevalor.com.br

36 moveisdevalor.com.br FEIRAS E EVENTOS Por Gabrielly Zem, jornalista Movelpar Home Show reafirma potencial com tendências de 2025 SUCESSO DE PÚBLICO E ELOGIADA POR EXPOSITORES E LOJISTAS, FEIRA GARANTE RETORNO NO PRÓXIMO ANO E NOS TRÊS ANOS SEGUINTES A EDIÇÃO, NOS DIAS 04, 05 E 06 DE FEVEREIRO DE 2025, EM ARAPONGAS (PR), RECEBEU EMPRESÁRIOS DE TODO O BRASIL E DA AMÉRICA LATINA POR SER UMA DAS PRIMEIRAS DO ANO, A MOVELPAR HOME SHOW APRESENTOU AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MOMENTO EM LANÇAMENTOS Estrategicamente localizada a 26 km de Apucarana, 32 km de Londrina e 70 km de Maringá, a Movelpar Home Show mais uma vez confirmou a consolidação do polo moveleiro de Arapongas (PR) como um dos mais importantes do país. A edição que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro, no Expoara Centro de Eventos, bateu recorde de visitação e reuniu empresários de todas as regiões do Brasil e da América Latina, comprovando o potencial da região de continuar crescendo nos próximos anos. Mesmo com chuva, os visitantes não se intimidaram e encheram os corredores e os estandes do Expoara desde o primeiro dia de feira. Com mais de 160 marcas de 26 estados diferentes, a Movelpar contou com uma área de exposição de mais de 19 mil metros quadrados. Além disso, a feira foi um sucesso de negociações, com os empresários confirmando o fechamento de pedidos desde as primeiras horas do evento. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que visitou a feira, celebrou a importância da

37 moveisdevalor.com.br Movelpar para a economia do Paraná. “O sucesso desse evento reflete o sucesso do parque moveleiro de Arapongas, que é uma referência para o Brasil e para o mundo”, observou. Neto Santos, organizador da feira e diretor da E10, também destacou o sucesso da edição de 2025. “A Movelpar Home Show é mais do que uma feira, é um espaço que conecta oportunidades, gera negócios e impulsiona o setor moveleiro. Estamos muito satisfeitos com os resultados desta edição, que superou as expectativas e consolidou ainda mais a feira como referência nacional e internacional”, comemorou o organizador do evento. Neto informou que a organização já está trabalhando para a edição de 2026, com o objetivo de oferecer uma experiência ainda mais impactante para expositores e visitantes. Mas não foram só os organizadores que saíram satisfeitos da feira. Os expositores também elogiaram o evento e finalizaram com um saldo positivo. "Arapongas é um dos polos moveleiros mais importantes do Brasil e a Movelpar tem provado isso. Desde o primeiro dia de feira recebemos clientes de todo o país e isso é muito importante para que possamos mostrar o que as indústrias do nosso polo têm feito e como a região está cada vez mais estruturada para recebê-los”, afirma a porta-voz da QMovi, Beatriz Machado. “Receber clientes em casa é muito gostoso e esse ano foi ainda mais porque a feira superou todas as nossas expectativas. Recebemos clientes de todas as regiões do Brasil e antecipamos que 2025 será um ano muito promissor para nossa marca”, comentou Juliana Romero, gerente de marketing da DJ Móveis. Rafael Paschoalino, gerente de vendas da Valdemóveis, também elogiou o evento, destacando que a presença da indústria de Minas Gerais na feira em Arapongas despertou a curiosidade de muitos visitantes, garantindo um estande cheio em todos os dias de evento. Vitor Guidini, que anualmente participa da Governador Carlos Massa Ratinho Junior em visita à Movelpar A feira já tem data confirmada para os próximos quatro anos, sempre entre janeiro e fevereiro Visitantes lotaram os corredores e estandes da Movelpar Home Show Neto Santos, organizador da feira

38 moveisdevalor.com.br feira com a Cimol, afirmou que o objetivo da marca no evento é estreitar a relação com seus clientes e conhecer novos parceiros comerciais. “As principais marcas do país estão aqui, então nós também devemos estar”, enfatiza. Outra empresa que avaliou positivamente a Movelpar foi a Henn. “Nossos móveis atraíram a atenção de muitos visitantes, que aproveitaram para ver de perto os lançamentos, sentir as novas texturas”, conta a porta-voz da marca Gabriela Gibikoski, acrescentando que o contato dos clientes com os produtos era justamente o objetivo da Henn na feira. Bárbara Pinheiro, porta-voz da Telasul, comentou que a empresa recebeu em seu estande grande parte de seus parceiros comerciais durante o evento. “Arapongas é um polo muito importante para a Telasul, por isso a Movelpar é essencial para que nossa marca possa apresentar os lançamentos a cada ano”, destaca. TENDÊNCIAS APONTADAS NA MOVELPAR E por falar em lançamentos, por ser uma das primeiras feiras do ano, a marca registrada da Movelpar é a apresentação de novos produtos no mercado, o que faz da feira um verdadeiro guia de tendências para o ano. Waldomiro Neto, proprietário da rede Primavera, da Bahia, considera o evento um dos mais importantes para a sua empresa, especialmente por conta desse motivo. “Cerca de 50% do nosso mix vem da região de Arapongas”, afirma, destacando que percebeu nesta edição a consolidação do ripado e a introdução de cores novas, como o verde pistache. “Como trabalhamos com o público das classes B, C e D, os itens que mais vendemos são salas de jantar, roupeiros e cozinhas compactas, além de kits de cozinha, que são os campeões”, pontua. Silvio Dias, da Milena Móveis, de Pernambuco, é assíduo frequentador da Movelpar. Para ele, o mix diversificado que a feira apresenta faz com que ela seja uma das mais efetivas para sua loja. “Cerca de 80% dos produtos que vendemos vêm do polo de Arapongas e região. Esse ano Equipe Permobili Waldomiro Neto, proprietário da rede Primavera, na Bahia Silvio Dias, da Milena Móveis, de Pernambuco Rafael Paschoalino, gerente de vendas da Valdemóveis

39 moveisdevalor.com.br

40 moveisdevalor.com.br percebemos algumas novidades em design e cores e vamos apostar nelas para estimular as vendas”, afirma. Além das observações apontadas pelos visitantes, os produtos lançados nesta edição também tiveram como destaque a grande variedade de opções de personalização e a preocupação com a sustentabilidade. Além disso, as marcas mostraram que estão apostando cada vez mais em cores texturizadas, que trazem sensações combinadas com a estética dos móveis. Um exemplo disso é a Nicioli, que lançou uma paleta de texturas sensoriais, como o ripado freijó, o preto esfera, o bianco tok e o off white cetim. Outra marca que apostou nas sensações foi a Panan, com o slogan “móveis que Equipe da Telasul Juliana Romero, gerente de marketing da DJ Móveis Gabriela Gibikoski, porta-voz da Henn despertam sentidos”. A empresa apresentou seu novo padrão grafiato. Seguindo essa tendência, a Henn também mostrou suas mesas de salas de jantar com a pintura soft touch, que garante mais realismo à madeira e oferece a experiência do toque. Outra empresa que fez a aposta foi a Caemmun, com seu novo micro ripado que traz um charme especial e uma dose extra de sensação de conforto para seus roupeiros. E quando o assunto é sustentabilidade, o destaque fica com o travesseiro de tecnologia biodegradável da Castor, o Biocomfort, que ao ser descartado leva 60% menos tempo para se decompor. O produto é considerado o primeiro do mundo que aplica essa tecnologia. E se o tema é personalização, a Telasul deu uma aula. A prova é a sua nova Cozinha Castanha, inteira em MDP, e suas portas podem ser personalizadas nas opções ripada, lisa ou com vidro reflecta. Garantindo que o móvel, mesmo sendo produzido em série, leve para a casa do consumidor uma pitada de exclusividade. Outro exemplo de personalização foi mostrado pela QMovi com a nova cômoda com mesa giratória, que além de multifuncional (cômoda que pode ser transformada em mesa), possui uma montagem personalizável que permite ser mudada de acordo com a necessidade do consumidor. Para finalizar, a linha Concept da Robel apostou na mesma tendência, com roupeiros que podem ter portas lisas, frisadas, mistas, com vidro reflecta ou com espelho. O cliente pode decidir se esses detalhes serão incluídos em uma, duas ou todas as portas. Além disso, é possível escolher os puxadores, tendo as opções slim e cava. Em um mundo cada vez mais segmentado, é preciso dar opções de personalização cada vez maiores para conseguir suprir as demandas dos novos consumidores Dentre tantos lançamentos inovadores, alguns móveis se destacaram no evento, conheça cada um deles a seguir:. Vitor Guidini, diretor comercial da Cimol

41 moveisdevalor.com.br

42 moveisdevalor.com.br COZINHA LUMINA, DA ITATIAIA Lançamento, a cozinha é 100% MDF 15mm, balcão em 25mm e revestimento resistente à água e altas temperaturas; armários com portas de aço e vidro temperado (refleta ou transparente); os módulos superiores possuem compartimentos com puxadores de aço, pistão a gás e dobradiças Slow Motion; torre quente com saída de ar por chaminé e opções de um ou dois fornos; portas inferiores chanfradas, design elegante e inovador. A Lumina ainda conta com quatro gavetões espaçosos, resistentes e com trava de segurança, módulo despenseiro profundo e largo, prateleiras que resistem até 40kg e divisor de talheres. COLCHÃO BIOSOFT, DA GAZIN O colchão BioSoft da Gazin se destacou na Movelpar Home Show por ser 80% sustentável, feito com tecido de garrafas pet retiradas do mar, espuma de reaproveitamento e madeira de reflorestamento. Em sua produção, é utilizada energia solar, além da marca descartar corretamente os resíduos. Para a Gazin, apresentar esse produto é muito importante, sendo ele uma prova física de suas práticas ESG. LIVREIRO EJ FLOW, DA EJ Essa peça conta com tampo e portas em MDF usinados, um design funcional e moderno. A estrutura dos pés também em MDF, garante estabilidade e durabilidade. Amplo espaço interno (196 cm de altura, 83 cm de largura e 38 cm de profundidade), também conta com régua dupla-face e dobradiças metálicas. Disponível em preto e branco, é ideal para guardar livros e outros objetos, combinando praticidade e estética no ambiente. COLCHÃO NEW FREEDOM, DA ORTOBOM Composto de molas Superpocket ensacadas individualmente, Pillow Top com espuma viscoelástica e tecido de malha, o New Freedom é a perfeita combinação de qualidade, beleza, conforto, segurança e durabilidade. Sua estrutura de molas reduz a vibração em toda a superfície do colchão. Seu Pillow Top com espuma viscoelástica proporciona perfeita acomodação e repouso restaurador e aconchegante. O matelassê é produzido com tecido de malha, com toque diferenciado, resultando em mais maciez. O design sofisticado e o sistema No Turn, que não precisa virar o colchão, são outros diferenciais.

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz