70 moveisdevalor.com.br AVALIAÇÃO DOS IMPORTADORES Quase 800 credenciais foram entregues para importadores de 47 países de diversas regiões da América Latina, África e Oriente Médio, entre outras, o que consolida a relevância da feira no mercado internacional. “São visitantes dispostos a fazer negócios e conexões”, confirma Diego Machado, diretor de comunicação da Movelsul. Uma semana antes da abertura, se trabalhava com 39 países. Segundo ele, a Movelsul já tem esse histórico. “O que surpreendeu foi o número de importadores que vieram de forma autônoma”, complementa Diego. Basílio Vivan, diretor da Genialflex, confirma: “Atendemos 120 importadores de várias partes do mundo que vieram para fechar negócio. A Movelsul sempre foi muito boa nessa área”, atesta. Não por acaso, o espaço Arena do Conhecimento teve pelo menos duas palestras direcionadas para o mercado externo. “O carro-chefe aqui é exportação”, ratifica Cristiane Fernandes, gerente de marketing da Santos Andirá. Diego Benavides, gerente de produtos da Grupo PYCCA, um dos mais tradicionais do Equador, com 50 lojas de departamento, concorda. Ele costuma visitar a Movelsul e não outras feiras por ter mais tradição na exportação. Ele trabalha com cerca de dez fornecedores do Brasil. “Como estamos abrindo novas lojas, nosso interesse é em cozinhas e roupeiros. A expectativa é alta, apesar de o mercado em toda América Latina está muito difícil”, reflete. Fernando Bernardeli, gerente comercial da Imcal, é categórico: “Achei excelente a visitação dos importadores. Muita procura. Foi um bom trabalho da organização da feira ter convidado esse número expressivo, isso eleva o nome da Movelsul para um patamar internacional”, elogia o executivo. “Apareceram representantes de mercados com os quais nós ainda não atuamos e de novos clientes de mercados nos quais estamos consolidados”, complementa. Em relação ao mercado interno, se surpreendeu com a visitação de clientes da Bahia, Diego Benavides, gerente de produtos do Grupo PYCCA Diretores da Movelsul e autoridades na abertura do evento Livio e Fernando Rueckl, da Colchões Difference Diego Machado, diretor de comunicação da Movelsul no Mercosul. “As exportações não representam quase nada, mas temos bons contatos e algumas negociações estão em estágio adiantado”, anuncia o empresário. Quem também circulou pela feira foram as plataformas Shopee e Mercado Livre. A primeira estreou com um estande, a segunda com representantes. Ambas em busca oportunidades. Entre 2023 e 2024 a categoria móvel cresceu mais de 240% na Shopee. O espaço serviu para oferecer mentorias para fabricantes e revendedores de móveis. “Nosso objetivo é estreitar ainda mais a parceria com a indústria moveleira, promovendo a digitalização e a presença online”, disse Felipe Lima, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz