Móveis de Valor - Edição 245

ANO 24 • EDIÇÃO 245 • ABRIL DE 2025 CADA VEZ MAIOR. CADA VEZ MELHOR A produtividade do setor melhora pouco Yes Móvel Show SP se torna a grande feira do setor As tendências do Salão de Milão reverberam no design mundial Formas orgânicas dominam as tendências em móveis de sala @moveisdevalor

6 moveisdevalor.com.br Por Inalva Corsi, editora M ultifuncionalidade, natureza e bem-estar são as principais características dos móveis de salas de jantar e estar. Esta é a conclusão que chegamos no especial do mês, após ouvirmos especialistas e empresas que fabricam sofás, mesas de jantar e demais móveis para os ambientes de maior evidência da casa. E o mais interessante é que estas características estão totalmente sintonizadas com o que se viu no Salone del Mobile – o principal evento mundial do design de móveis, realizado no início do mês de abril, em Milão, na Itália. Aliás, o iSaloni teve foco central nas pessoas, destacando a sustentabilidade, o conforto e o natural, como características para o mobiliário da atualidade. E, no Especial Salas, além de olhar para a atualidade, buscamos mostrar as sinalizações para o futuro e também fizemos uma comparação com o que se fazia há 20 anos. O curioso é que, quando analisamos os móveis seriados, fica evidente que o design mudou muito, mas a qualidade caiu, infelizmente. E esta edição também apresenta uma ampla cobertura da Yes Móvel Show São Paulo, realizada em março no principal mercado consumidor do País. Além de se consolidar como a maior feira de móveis da atualidade, contou com boa presença de importadores, reforçando que havia espaço para um evento de porte internacional em São Paulo. Mas, apesar dos bons resultados, o excesso de feiras no setor faz com que muitos se questionem sobre o retorno dos investimentos, hoje responsável pelo maior desembolso das áreas de marketing e comercial das empresas. Esta edição traz também uma análise sobre a produtividade nas indústrias de móveis, que, apesar de ter melhorado, ainda está abaixo da média mundial. E, falando em produtividade, na editoria de Tendências, analisamos como cada geração lida com o mercado de trabalho. E, a julgar pelo que prezam os mais jovens, se a indústria quiser aumentar a produtividade terá que ser através da automatização, ou de muita capacitação. Nesta edição também temos editoria nova: O Sucessor, que estreia com case da Sayerlack, um exemplo de transição bem-sucedida. Já na editoria ESG News deste mês mostramos como as boas práticas ambientais geram bons retornos financeiros. REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 - 3º andar CEP 81070-430 - Portão Curitiba – PR – Brasil CONTATO Fone (41) 99912-9877 www.moveisdevalor.com.br moveisdevalor@moveisdevalor.com.br DIRETORES Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br REDAÇÃO Inalva Corsi – 3035 PR Jornalista Responsável inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino – 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br Guilherme Arruda - 5955 RS Jornalista convidado guilherme@moveisdevalor.com.br ASSINATURAS E CIRCULAÇÃO assina@moveisdevalor.com.br DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUL Inalva Corsi - (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUDESTE Cidinha Leal - (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br CARTA DA EDITORA @moveisdevalor Acesse a versão digital desta edição

7 moveisdevalor.com.br 66 MÃO DE OBRA Veja como cada geração lida com o mercado de trabalho 84 DESTAQUE INDÚSTRIA Afetto investe em customização para se diferenciar no mercado 86 CAPACITAÇÃO Universidade Moveleira ajuda a formar mão de obra em Ubá SEÇÕES 08 CÁ ENTRE NÓS Sem EPS, por favor. Campanha quer combater o EPS em colchões 10 PONTO DE VENDA Lojas físicas são responsáveis por impulsionar o varejo em fevereiro SUMÁRIO NOSSA CAPA Ilustra capa desta edição colchão Divino Luxury, da Probel www.probel.com.br @probeloficial 14 FEIRAS E EVENTOS Yes Móvel Show SP se consolida como a grande feira do setor 38 FEIRAS E EVENTOS Brasil brilha no iSaloni, maior palco do design mundial de móveis 40 ESPECIAL SALAS Multifuncionalidade e bem-estar pautam os móveis para salas 58 DE FRENTE COM OS NÚMEROS A produtividade do setor melhora, mas não como deveria 64 VAREJO Copel comemora 60 anos de sucesso entre gerações 72 O SUCESSOR Sayerlack é exemplo de sucessão geracional bem-sucedida 76 ESG NEWS Boas práticas ambientais geram bons retornos financeiros 82 ARTIGO O vendedor como protagonista da nova economia 88 DESTAQUE DE CAPA Probel é a marca de colchão mais longeva do Brasil 96 BED REPORT Pesquisa Abicol mostra cautela de colchoeiros até junho 98 INDÚSTRIA Produção de fevereiro perde metade do ganho de janeiro

8 moveisdevalor.com.br UMA HOMENAGEM JUSTA E MERECIDA A trajetória de um dos maiores empreendedores do Rio Grande do Sul foi destacada no dia 14 de abril na Assembleia Legislativa do RS. José Agnelo Seger, diretor-presidente do Grupo Herval, de Dois Irmãos, recebeu a Medalha Mérito Farroupilha. A Medalha Mérito Farroupilha é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A medalha é destinada a reconhecer personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento do Estado e do País. É sempre melhor ser reconhecido em vida, como costumo dizer, do que ser apenas nome de rua depois. A CONCENTRAÇÃO INDESEJADA Você sabia que nos Estados Unidos, seis corporações possuem 90% dos meios de comunicação? Aqui o grupo Globo mandava prender e mandava soltar, até a chegada das redes sociais que deram voz ao povo. Por isso a pressão da chamada grande imprensa para diminuir o peso do X e de outros na internet. NÃO TÁ FÁCIL NEM PARA O LUXO A geopolítica não perdoa. Os investidores da indústria do luxo, menos tolerantes com a dinâmica da política de Trump, reagiram mal ao tarifaço: O valor de mercado da Kering, dona das marcas Gucci e Balenciaga, agora está pouco acima de US$ 27 bilhões, bem distante dos US$ 115 bilhões de agosto de 2021. O PREÇO MÉDIO DOS COLCHÕES NOS ESTADOS UNIDOS Claro que preço varia bastante dependendo do tipo, tamanho e marca. Mas em geral, nos Estados Unidos os colchões podem ser categorizados assim: Colchões de espuma: Entre US$ 300 e US$ 1.500 Colchões de mola: Geralmente variam de US$ 400 a US$ 2.000 Colchões híbridos: Podem custar entre US$ 800 e US$ 2.500 Colchões de luxo: Estes podem ultrapassar US$ 3.000, dependendo das características e materiais. No Brasil? Os mesmos números, só que não em dólar, mas em Real, ou seja, quase seis vezes menos em valores absolutos. SEM EPS, POR FAVOR Está circulando uma campanha liderada por empresas colchoeiras que não admitem o uso de EPS nos colchões. EPS, conhecido como Isopor, foi “descoberto” como um substituto na composição dos colchões muito mais barato. Não há nas Normas Técnicas nenhuma restrição ao uso, por isso a campanha é assinada diretamente pelas empresas que não admitem seu uso por considerar um material inferior. Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor

9 moveisdevalor.com.br

10 moveisdevalor.com.br LOJAS FÍSICAS SÃO RESPONSÁVEIS POR IMPULSIONAR O VAREJO EM 8% O varejo físico no Brasil registrou um crescimento de 8% no faturamento em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O avanço foi puxado principalmente pelo aumento no fluxo de visitas às lojas de rua, que tiveram alta de 18%, enquanto os estabelecimentos em shoppings apresentaram um crescimento mais modesto, de 3%. Os dados são do Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado pela HiPartners. O ticket médio do setor também apresentou crescimento, com alta de 8,4% no geral. As lojas em shoppings tiveram um aumento de 10,2% no valor das compras, enquanto os estabelecimentos de rua registraram uma elevação de 8%. MERCADO LIVRE ANUNCIA R$ 34 BILHÕES PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Em 2025, a companhia irá destinar R$ 34 bilhões para investimentos em logística, tecnologia para e-commerce e serviços financeiros, programas de loyalty e entretenimento, além de ações de marketing e contratação de funcionários. O montante anunciado representa um crescimento de 47,8% em relação a 2024. Este é o oitavo ano consecutivo em que a empresa anuncia aumento dos recursos destinados ao país. A operação local é historicamente a maior do Mercado Livre, que está presente em 18 países. Em 2024, o Brasil representou sozinho 54,9% da receita total da empresa no consolidado do ano. FATIA DO ONLINE NO VAREJO QUASE DOBRA DESDE A PANDEMIA É o que revela recorte da Sondagem do Comércio da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado ao Valor. O levantamento da FGV mostra profunda mudança no perfil de comercialização pela internet nos últimos anos. Antes da pandemia, empresas sem nenhuma venda online abrangiam, em média, 49,7% do total de companhias consultadas pela sondagem. Em fevereiro de 2025, essa parcela era de 27,2%, a mais baixa desde julho de 2022 (22,6%). Quando se olha para o faturamento, o percentual de vendas online de empresas do varejo saltou da média de 9,2% do total, antes da pandemia, para 17,8% em fevereiro de 2025. NOVA INVESTIDA DE DUBRULE PARA RETOMAR CONTROLE DA TOK&STOK A Toky (antiga Mobly) comunicou, em 4 de abril, que recebeu correspondência da membros da família Dubrule, da Tok&Stok, sobre a intenção de realizar capitalização da rede de varejo de móveis e artigos para casa. A família manifestou interesse em aplicar R$ 100 milhões e converter R$ 68,7 milhões em créditos que possuem contra a antiga Mobly e outros R$ 56,4 milhões referentes a debêntures. De acordo com o comunicado, os proponentes consideram que a injeção desses recursos é necessária para manter a operação e as atividades da empresa em andamento. Esse movimento, no entanto, só ocorreria após a conclusão do processo de oferta. PONTO DE VENDA

11 moveisdevalor.com.br

13 moveisdevalor.com.br

14 moveisdevalor.com.br Yes Móvel Show São Paulo Export se torna uma grande feira do setor Realizada de 24 a 27 de março, no recém reformado Distrito Anhembi, em São Paulo, a Yes Móvel Show São Paulo Export 2025, reafirmou sua posição como a maior feira de móveis da atualidade, deixando evidente que havia espaço para um evento na capital paulista. Em que pese a organização ter problemas para resolver, como a falta de segurança dentro do pavilhão, pouca estrutura para alimentação e os questionamentos sobre o horário proposto para a próxima edição, a feira agradou expositores e visitantes. Para Nei Colombo, gerente nacional da Probel e Prodormir, a feira foi muito boa e ainda mais especial por ser o mês que a Probel completa 85 anos. “Aproveitamos para apresentar os lançamentos e para atender clientes e amigos de todas as regiões do Brasil”, pontua. Segundo ele, apesar do sucesso do evento, é preciso olhar para questões como o horário e a estrutura de alimentação dentro da feira. Já sobre os problemas de roubos de eletrônicos ocorridos, Nei reconhece que isso tem acontecido em diversos eventos em São Paulo e que é difícil lidar com a criminalidade na capital paulista, mas sugere que haja mais rigor no credenciamento. Rui Dias, gerente comercial nacional da Gazin, destaca que a feira foi um sucesso em termos de EM SUA QUARTA EDIÇÃO, A FEIRA REAFIRMOU A POSIÇÃO DE LIDERANÇA AO CONTAR COM MAIS DE 45 MIL METROS DE ÁREA E 250 MARCAS EXPOSITORAS ALÉM DA EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS, O EVENTO ABRIU ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO DE PROBLEMAS COMO SUCESSÃO FAMILIAR, ATRAVÉS DO YES VAREJO SUMMIT E AS EXPORTAÇÕES TAMBÉM FORAM ESTIMULADAS POR MEIO DO PROJETO COMPRADOR, REALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ, EM PARCERIA COM A ABIMÓVEL FEIRAS E EVENTOS Por Inalva Corsi, editora

15 moveisdevalor.com.br visitação, com a presença maciça de clientes lojistas de todas as regiões do Brasil. “Para nós, as feiras são verdadeiras vitrines para nossas inovações e na Yes São Paulo não foi diferente”, pontua. Para Elaine Durante, diretora da Artely, a Yes Móvel Show foi uma feira excelente. “Recebemos muitos clientes, tanto aqueles que já trabalham conosco, quanto novos parceiros em potencial”, afirma, acrescentando que um dos grandes destaques foi a recepção extremamente positiva aos lançamentos, que conquistaram o público pelo design inovador e pela funcionalidade. “Isso reforça nossa posição como especialistas em móveis para home office e escritório”, pontua. Elaine destaca que um ponto muito positivo da feira é sua realização em São Paulo, uma cidade com infraestrutura completa, oferecendo fácil acesso, diversas opções de transporte, hospedagem e restaurantes. “Tudo isso contribui muito para o evento, que tem potencial para se consolidar como uma feira de grande relevância nacional e até mesmo ganhar mais reconhecimento internacional. Além disso, a reforma do pavilhão do Anhembi proporcionou um espaço ainda mais moderno e adequado para a exposição”, afirma. “O único ponto que vemos como negativo é a quantidade excessiva de feiras do setor, que pode acabar diluindo a visitação dos lojistas e tornando o calendário repetitivo para os clientes que frequentam múltiplos eventos. Mas, no geral, a Yes Móvel Show demonstrou um grande potencial e foi, sem dúvida, um evento muito positivo para nós”, finaliza a empresária. Rubens Domene, diretor comercial da Esmaltec, também ressalta o impacto positivo da feira para os negócios. “O evento proporcionou um contato direto com lojistas de todas as regiões do Brasil, reforçando nosso compromisso em oferecer produtos inovadores e de alta qualidade. A Yes Móvel Show São Paulo foi uma excelente oportunidade para fortalecer parcerias e ampliar nossa presença no varejo nacional, reafirmando a Esmaltec como referência no setor”, completou. Erisson Matos, CEO da Yes, organizadora do evento, também se disse muito satisfeito Erisson Matos, CEO da Yes, organizadora do evento Rodolfo Ribeiro Júnior, da rede Baianão (BA) com os resultados. “Tivemos uma grande movimentação de compradores qualificados, forte presença internacional e um volume significativo de negócios fechados. Isso reforça o crescimento da feira ano após ano e seu posicionamento como um evento cada vez mais estratégico para o setor”, avalia. AVALIAÇÃO DE LOJISTAS Rodolfo Ribeiro Júnior, da rede Baianão (BA), elogiou a organização da feira e destacou a importância de o mercado voltar a contar com uma feira referência na capital de São Paulo. Para ele, a data de realização é excelente e motiva as compras em um período que as vendas vêm numa crescente nas lojas da rede. “Temos boas expectativas para este ano e, portanto, estamos em busca de novidades”, destaca.

16 moveisdevalor.com.br realização da feira tem excelente estrutura e climatização”, ressalta. Já os irmãos Lenimarques e Ericson Andrade, da Lojas Guanabara (SE), que já estiveram em cinco feiras este ano, pontuam que a Yes SP foi a mais completa e com grande número de fornecedores da rede. “A gente gosta de visitar as feiras e mesmo depois de já ter ido em outras, ainda é possível encontrar alguma novidade ou um novo fornecedor”, avalia Lenimarques. Ericson também faz questão de elogiar o nível de organização da feira. “Está tudo muito bom: mix de produtos, setorização, estrutura do espaço e até a comodidade de ficar em um hotel ao lado da feira”, acrescenta. Suzi dos Santos, da Paulinho Eletro (PB), também elogia a feira e compartilha que encontrou bons produtos para levar aos clientes da loja. “Trabalho muito a promoção nas redes sociais para fazer as vendas. E aqui mesmo na feira já fiz bons conteúdos para estimular os clientes”, afirma, admitindo que o mercado não está muito aquecido no momento, mas que acredita que com novidades e divulgação pode reverter o cenário. Marcelo e Maria Ferreira, da Vale Design (PE), também elogiam a feira e destacam como pontos positivos a localização, a estrutura do Anhembi e a data do evento. Para eles, as feiras são importantes fontes de inspiração, já que trabalham com peças personalizadas aos clientes. “Além de conhecer muita novidade, a gente ainda reforça a rede contatos”, pontua Marcelo. AVALIAÇÃO DOS REPRESENTANTES Para os representantes Rogério Stefen e Marcos Done, a Yes Móvel Show São Paulo foi boa, apesar de terem sentido a ausência de clientes que já haviam ido em outras feiras neste início de ano. “O que tenho percebido no mercado, especialmente em São Paulo, é a tendência da personalização de produtos. E, no caso da empresa que represento, a Colchões Difference, tenho todo o respaldo para atender essa demanda dos clientes”, Lenimarques e Ericson Andrade, da Lojas Guanabara (SE) Suzi dos Santos, da Paulinho Eletro (PB) Ana Clara e Ana Bárbara Alves, da A Renovar (MA) As irmãs Ana Clara e Ana Bárbara Alves, da A Renovar (MA), se disseram muito animadas com o que viram na feira. “Além de excelente mix de produtos, a setorização da feira facilita muito a vida gente”, pontua Ana Bárbara. Já Ana Clara, destaca as comodidades de visitar uma feira em São Paulo e a boa estrutura do espaço de realização. “Ficamos hospedadas em um hotel ao lado do pavilhão. Além disso, o espaço de FEIRAS E EVENTOS

17 moveisdevalor.com.br

18 moveisdevalor.com.br afirma Marcos Done, acrescentando que o treinamento do PDV também é fundamental para uma boa conversão de vendas. Já Rogério Stefen, que atua no mercado de Santa Catarina, pontua que além da personalização, os clientes esperam por entrega e atendimento ágil, uma estreita parceria e amplo mix de produtos”, destaca. Segundo ele, a Colchões Difference tem todos esses atributos e vem construindo uma marca com excelente nível de entrega aos parceiros. PROJETO COMPRADOR O evento também se destacou pela ampliação da participação internacional, com compradores de mais de 20 países, que vieram de todos os cinco continentes, impulsionados por parcerias estratégicas com o Projeto Setorial Brazilian Furniture e o Furnitour. O Projeto Comprador Yes Móvel Show São Paulo Export 2025, que aconteceu nos dias 24 e 25 de março, é parte do Brazilian Furniture — iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O encontro promoveu rodadas de negócios entre 56 empresas brasileiras e 20 compradores internacionais de 16 países da Europa, África, América do Norte, América Central e América do Sul, que vieram ao Brasil em busca dos diferenciais competitivos do mobiliário nacional, tais como design original, matériasprimas de alta qualidade, práticas sustentáveis, indústria com alta capacidade produtiva, além de técnicas e processos que unem inovação, tradição e brasilidade. Marcelo e Maria Ferreira, da Vale Design (PE) Rogério Stefen e Marcos Done representam a Colchões Difference nos mercados de Santa Catarina e São Paulo, respectivamente Projeto comprador, realizado em parceria com a Abimóvel A quinta edição da Yes Móvel Show São Paulo Export já tem data confirmada para 2026 e será realizada entre os dias 16 e 19 de março, com um novo horário: das 10h às 19h, no Distrito Anhembi. Yes Móvel Show São Paulo Export 2026 FEIRAS E EVENTOS

19 moveisdevalor.com.br

20 moveisdevalor.com.br A Rio Doce, de Linhares (ES), aproveitou a Yes São Paulo para fazer lançamentos na área de cozinhas. Entre os destaques está a Cozinha Riesling, que é composta por 6 módulos planejados para oferecer funcionalidade e charme ao ambiente. Com prateleira inclusa nos aéreos, gavetões espaçosos e portas almofadadas, ela alia organização e um visual elegante. Fabricada 100% em MDF, a linha garante alta durabilidade e acabamento de qualidade superior. As corrediças telescópicas permitem maior abertura das gavetas com mais segurança, enquanto os pés em ABS com regulagem de altura oferecem estabilidade e adaptação ao espaço. Além de um design encantador, a Cozinha Riesling é uma escolha inteligente para quem busca beleza e resistência em um só produto. Selecionamos alguns lançamentos da Yes Móvel Show São Paulo e o nosso CEO, Ari Bruno Lorandi, fez uma análise ampla sobre as tendências apresentadas na feira, que você acompanha nas páginas seguir. PRODUTOS EM DESTAQUE A Linha Pingo é dos lançamentos da Móveis Peroba, também de Linhares (ES), na Yes Móvel Show. Os produtos da linha foram desenvolvidos para acompanhar todas as fases do crescimento do bebê com muito estilo e praticidade. Composta por cômoda, armário de 3 portas e um versátil berço 4 em 1, a linha se adapta às necessidades da criança, transformando o berço em mini cama, escrivaninha ou mini sofá. Com um design exclusivo, os móveis da Linha Pingo se destacam pelos pés em estilo palito de picolé e pelo berço com molduras delicadas e botões exclusivos da Peroba. Além da estética encantadora, a linha oferece alta qualidade e durabilidade, sendo produzida 100% em MDF e está disponível nas combinações elegantes de branco com amêndoa e off white com amêndoa. Entre os lançamentos da nova coleção da Artany, de São José dos Pinhais (PR), a escrivaninha Trend se destaca como uma solução inteligente para otimizar espaços. Desenvolvida para se adaptar perfeitamente a cantos, ela aproveita áreas pouco utilizadas, transformando-as em um espaço funcional. Seu design elegante, com linhas suaves e curvas delicadas, permite seu uso em diferentes ambientes, desde home offices até quartos, servindo também como penteadeira ou estação de estudos para crianças. Lançamento da coleção 2025, esse modelo com design desenvolvido pelo time da Artany, vem conquistando grande aceitação pelo seu design inovador e funcionalidade. FEIRAS E EVENTOS

21 moveisdevalor.com.br

22 moveisdevalor.com.br O porquê das feiras e uma análise da Yes Móvel Show SP A sensação ao final da Yes Móvel Show São Paulo era de investimentos demais e resultados de menos. E nem poderia ser diferente, afinal, quem estava lá já havia participado da Mostra de Móveis de Ubá, da Movelpar, ou da Femope, ou ainda da Movelsul, quando não de todas. Assim, os resultados são dispersos e, claro, não compensam os investimentos. Hoje, o maior gasto das empresas na área de marketing/comercial é pagando feiras. Algumas admitem participar de mais de uma dezena por ano. Antes eram feiras ditas nacionais, como Fenavem e Movelsul, agregando-se uma no Recife, a Movexpo. Depois vieram as regionais de maior porte como Movelpar, Móvel Brasil, Femur. E na sequência mais incontáveis microrregionais, seguindo-se feiras realizadas por representantes comerciais a partir de suas representadas, concentrando-se em hotéis de cidades maiores. Voltando ao ponto: Os principais objetivos a serem alcançados em uma feira de móveis podem variar, mas geralmente incluem: • Estabelecer contato com potenciais clientes, coletar informações e iniciar negociações para futuras vendas. • Fechar negócios e realizar vendas diretamente no local da feira. • Apresentar novidades e inovações para o mercado, testando a receptividade do público e da concorrência. • Aumentar o reconhecimento da marca, reforçar seu posicionamento no mercado e construir uma imagem positiva. DEPOIS DAS FEIRAS DE JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO, A PRINCIPAL PERGUNTA QUE FICOU PARA SER RESPONDIDA É SOBRE QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS QUE OS EXPOSITORES ESPERAM ALCANÇAR EM UMA FEIRA DE MÓVEIS? FEIRAS E EVENTOS Por Ari Bruno Lorandi – CEO do Intelligence Group

23 moveisdevalor.com.br • Conectar-se com outros profissionais do setor, incluindo fornecedores, concorrentes e potenciais parceiros. • Observar as tendências do mercado, analisar os produtos e estratégias da concorrência e obter feedback direto dos visitantes sobre seus próprios produtos. • Fortalecer o vínculo com clientes atuais, apresentar novidades e agradecer a parceria. • Identificar oportunidades para entrar em novos mercados geográficos ou segmentos de clientes. Não realizamos pesquisa, mas quantos expositores de feiras alcançaram a maioria destes objetivos em todas as feiras das quais participam? O QUE SE VIU NA YES SÃO PAULO O retorno das operações do agora denominado Distrito Anhembi é um ponto muito positivo e contribuiu significativamente com expositores e visitantes da Yes SP. Espaço moderno, proporcionando mais comodidade e conforto para que as pessoas permaneçam mais tempo no evento, sem preocupação com calor excessivo, por exemplo. Positiva também a capacidade da Yes como realizadora de eventos, principalmente no formato mais econômico, a partir da desconstrução de estandes caros e que não compensam o custo considerando a diferenciação entre os grandes e pequenos fabricantes. Impactou também a maciça presença de marcas de colchões. Houve quem contasse mais de 30, considerando as exclusivas e as que também fabricam colchões em seu mix de produtos. Embora não se tenha dados oficiais sobre o tamanho da produção de colchões no Brasil, certamente a capacidade produtiva é muito superior à demanda. Hoje, segundo levantamento da Móveis de Valor, com 20 milhões de colchões/ano seria possível substituir Um espaço de feiras com ótima estrutura Mais de 30 expositores de colchões Vidro em profusão, apesar do custo

24 moveisdevalor.com.br todos os colchões existentes no País em apenas 8 anos. Outro segmento que acelera a produção é o de cozinhas. Mais entrantes se identifica a cada feira, deixando claro que a concorrência é cada vez mais acirrada, considerando também indústrias de planejados e marcenarias. Tudo o que se produz é para atender uma demanda de 73,6 milhões de domicílios de uso permanente no Brasil, segundo dados do IBGE de 2024. E, para ser exato, mais 9,5% de habitações de uso eventual como casas na praia, campo etc. para onde vão geralmente as cozinhas usadas no domicílio principal. E a principal feira de móveis, no principal mercado consumidor, também não é só de móveis. Foi tomada por dezenas de fabricantes e atacadistas de eletrodomésticos, eletrônicos, bicicletas, carrinhos e brinquedos e até máquinas de costura se viu. Também vimos a expansão da Itatiaia, tradicional fabricante de cozinhas, depois Brinquedos, eletros, bicicletas e até móveis Itatiaia continua abrindo o leque de produtos Um mini-berço para o bebê próximo da mãe O ripado continua reinando no mercado FEIRAS E EVENTOS

25 moveisdevalor.com.br fogões e agora panelas e diversos utensílios de cozinha elétricos. Na linha de móveis houve alguns insights interessantes como um berço para bebê, com dimensão que permite ficar ao lado da cama da mãe, mesmo em quartos pequenos, como são a maioria dos cômodos das casas atualmente. Os ripados persistem, principalmente em móveis de sala que também estão mais iluminados, o que atrai mais a atenção do consumidor, assim como o vidro que, apesar do custo, está presente inclusive em cozinhas de linha média baixa. Novas incursões por móveis de sala e até portas de cozinha e cabeceiras de cama com palhinha sintética. Não é muito, principalmente quando temos a oportunidade de ver, na feira, as propostas de cozinhas para ambientes pequenos, em relação ao primeiro kit de cozinha, em fórmica azul (Exposto no estande da Kit's Paraná), uma invenção brasileira que chegou a ser exportada para mais de 30 países na década de 1960. Na década de 60 surgiu o Kit... A palha sintética que começou na sala... ... agora já chega nas portas de cozinhas ... e a criação mudou pouco até hoje

26 moveisdevalor.com.br DESTAQUES YES MÓVEL SHOW SP Ari Bruno Lorandi, André Alonso (Blu), Adriana Pierini (Abicol) e Erisson Matos (Yes) Diego e Irineu Munhoz (Caemmun) e Ari Bruno Lorandi Ari Bruno Lorandi com Luciane Mathias e Lucas Nóbrega (Intercol Adesivos) Dalrone (Polar Colchões) e Inalva Corsi Anderson Pereira, José Adilson e Carlos Renato, da Ferguile Ari Bruno Lorandi com Mauricio Manzano (Patrimar) Equipe da BeakaertDeslee em visita ao estande da Castor Equipe comercial da Madetec em frente à linha de roupeiros da marca Ari Bruno Lorandi e José Alves Oliveira (Zenir) FEIRAS E EVENTOS

27 moveisdevalor.com.br Equipe da Gazin com clientes no estande Equipe da Lara Móveis: Vania, Rafael e Laís Vidigal Equipe da Blu no estande na Yes Móvel Show São Paulo Dalvo Maróstica Júnior (DJ Móveis) e Waganer Lara (MadeiraMadeira) Equipe comercial da ACP Móveis, no estande da empresa na Yes Móvel Show Ednei Mikalovicz e Thiago Habowsky, da Ecoflex Equipe da Permobile no estande na Yes Móvel Show São Paulo Equipe comercial da Imcal no estande da marca na Yes Móvel Show São Paulo Ludimila Oliveira (Intersind) com Inalva Corsi

28 moveisdevalor.com.br Vitor Guidini recebe equipe da MDF Móveis, no estande da Cimol Equipe da Móveis Henn no estande na Yes Móvel Show São Paulo Inalva Corsi (centro) com Karoline e Victor Cruz, da ExpoAju Equipe da Onix colchões com compradores da rede Liliane Zenir e Alan Oliveira, com Cidinha Leal e Inalva Corsi Equipe da Patrimar no estande na Yes Móvel Show São Paulo Equipe de compras da Zema, com Rodrigo Melo (Plumatex) e Alexandre Pereira (Orthocrin) Equipe da Santos Andirá recebe representantes da Zenir Móveis e da A Renovar DESTAQUES YES MÓVEL SHOW SP FEIRAS E EVENTOS

29 moveisdevalor.com.br Inalva Corsi, José Roberto (Tim) dos Santos e clientes do Paraguai Bráulio e Josina Soares, da Ortolife Prime, de Brasília Inalva Corsi com Rogério (representante) e Pâmela Kasper Dedeco (Kasper Móveis) Equipe Sayerlack: Marcelo Cenacchi, Alexandre Faviano e Andre Kono Elaine e Eriton Mendes (Grupo Mendes) e Caio Duarte (Patrimar) Irineu Munhoz (Abimóvel), no centro, com Carlos e Guilherme Brito (Móveis São Carlos) Marcos Nascimento (Móveis Gélius) e Cidinha Leal Marco Aurélio e Rolando Marini (Sayerlack) com Ari Bruno Lorandi Equipe da Topázio recebe o Anuário de Colchões

30 moveisdevalor.com.br Neto Santos (Multiloja) e Aretha Araújo (Movelpar Home Show) são recebidos no estande da Ferguile Rodrigo Melo (Plumatex), no centro, com Daniel e Samuel Lima (Loja Sharlom) João Queiróz (J. Mahfuz) e Alexandre Pereira (Orthocrin) Paulo e Gustavo Nascimento no estande da Panan Móveis O lojista Marcos Carvalho (Renovar Eletromóveis) com a equipe da Topázio Inalva Corsi, Jocelaine Carvalho, Ari Bruno Lorandi, Thaís Carneiro e Adriana Pierini Felipe Peixe e Rayza (Femope), Inalva Corsi e Fabio Ferreira (Salão Móvel Paraíba) Equipe da Móveis São Carlos com Jobson e Luiz Andrade (Lojão Rio do Peixe) DESTAQUES YES MÓVEL SHOW SP FEIRAS E EVENTOS

31 moveisdevalor.com.br

32 moveisdevalor.com.br Yes Varejo Summit com temas relevantes Com o tema central "Cliente: o coração de sua estratégia", o Summit conectou especialistas e empresários em um ambiente de aprendizado e troca de experiências, reforçando a importância de colocar o consumidor no centro das decisões estratégicas. Foram três dias intensos de troca de experiências e networking. “O Yes Varejo Summit mais uma vez superou as expectativas. Tivemos uma programação intensa, com palestrantes e painelistas altamente qualificados, abordando os desafios e oportunidades do varejo com profundidade e visão de futuro. A presença de um público tão engajado e a qualidade das discussões reforçaram a importância do evento para o mercado”, destacou Erisson Matos, CEO da Yes. O primeiro dia contou com a palestra de abertura de Flávio Daniel, fundador da Eco Digital, que abordou estratégias para potencializar as vendas online e destacou a importância da regionalização nas ações digitais. Na sequência, Diego Araújo, diretor de marketplace do Mercado Livre, trouxe uma análise sobre o tema “A revolução do atendimento ao cliente no varejo”, reforçando a necessidade de fortalecimento do branding no digital e mostrando que marketplaces e plataformas online são caminhos essenciais para o crescimento do setor. Outro ponto alto do primeiro foi a apresentação do case das Lojas Zenir, apresentado pelo CEO da Yes, Erisson Matos; o fundador da rede, José Alves de Oliveira (Sr. Zenir); e seu filho e gestor, Alan Oliveira. Eles compartilharam os valores que sustentam a trajetória de mais de 30 anos da empresa, enfatizando a importância do relacionamento com clientes e colaboradores. “Esse é um momento muito especial, porque estamos mais próximos dos nossos parceiros, encontrando empresários de outros estados e tendo a oportunidade de trocar experiências. E ainda temos a feira, que está incrível e que é muito importante para nós do varejo”, destacou Zenir. Encerrando o primeiro dia, Fábio Fadel, chief revenue officer da MadeiraMadeira, detalhou a trajetória da empresa e seu modelo de negócio, que une marketplace, varejo físico e estratégias omnichannel. FEIRAS E EVENTOS A TERCEIRA EDIÇÃO DO YES VAREJO SUMMIT, REALIZADA EM PARALELO À YES MÓVEL SHOW SÃO PAULO, REUNIU ESPECIALISTAS, EXECUTIVOS E VAREJISTAS

33 moveisdevalor.com.br O segundo dia seguiu com uma reflexão sobre os desafios do setor. Fabiano Zanzin, CEO da Power KR, apresentou a palestra "O jogo mudou! Como tirar as metas do papel em tempos de IA no varejo de eletromóveis", destacando como a inteligência artificial pode otimizar processos e ampliar resultados. Os painéis do dia abordaram temas voltados ao cliente como elemento central da estratégia. Em "Sucessão e sustentabilidade no varejo", Luciano Terrazi, Márcio Gama, Nei Bacetto, Rafael Bacetto e Erisson Matos discutiram como preparar novas lideranças para o setor e garantir um crescimento sustentável, sempre visando o comportamento do consumidor para estruturar uma gestão eficaz. No painel "Novos modelos de operação no varejo", Mohamad Smaili e Erisson Matos exploraram formatos inovadores de gestão e logística para otimizar os resultados. Fechando a programação do dia, Erisson Matos, Flávio Daniel e Deiwis Costa compartilharam um case de sucesso da Quero Colchões e do Atacadão dos Móveis, destacando como estratégias centradas no cliente impulsionam o crescimento no varejo de móveis. O terceiro e último dia do Yes Varejo Summit manteve o ritmo intenso de debates e ideias práticas para o setor. A programação começou com a palestra da CMO da Tradição Móveis, Marcela Luiza, com o tema “Como vender todos os dias através do Instagram”, que trouxe estratégias eficazes para impulsionar as vendas através das redes sociais. Em seguida, o especialista em logística das Casas Bahia, Guilherme Soares, apresentou o case de sucesso da rede, aprofundando sobre a forma de como liderar operações e ampliar a presença multicanal. O tema "Desafios e oportunidades no atendimento multicanal" foi apresentado pelo diretor comercial das Lojas Guido, Eugênio Filho (Geninho), que enfatizou a importância de o cliente ser o coração de toda a estratégia. A discussão central foi como os diferentes canais de atendimento impactam a experiência do consumidor. Alan Oliveira, Erisson Matos e José Alves de Oliveira (Zenir) Outro destaque do evento foi a apresentação das arquitetas do projeto Mobiliando, Ana Paula Giuffrida e Danielle Stern. A iniciativa é voltada para o planejamento do mobiliário de casas populares, que atualmente são 70% dos lançamentos imobiliários no país. Elas destacaram a importância de a indústria entender a necessidade desse cliente e provocaram os participantes a produzir móveis que caibam no espaço e orçamento desses clientes. Para encerrar a edição, o painel "O cliente como motor de inovação" reuniu o vice- -presidente e o diretor comercial da Móveis Simonetti, Lucas Simonetti e Wanderson Guimarães, respectivamente, e o CEO da Yes, Erisson Matos. O debate destacou a trajetória e a essência da rede, e a importância de estar atento às necessidades do público para se manter competitivo no mercado. A próxima edição do Yes Varejo Summit acontecerá em outubro, no Recife Expo Center, levando discussões relevantes e novas oportunidades para o mercado do Nordeste.

34 moveisdevalor.com.br iSaloni apresenta tendências a profissionais de 150 países Realizada de 8 a 13 de abril, a 63ª edição do Salone del Mobile.Milão, o principal evento mundial do design de móveis, reforçou seu conceito de palco das tendências que vão ditar os passos da indústria moveleira de todo o mundo e atraiu expositores e profissionais de diferentes países. Neste ano, 302.548 pessoas estiveram presentes, representando 151 países e registrando uma enorme presença estrangeira, que correspondeu a 68% dos visitantes, o maior percentual já registrado. “O setor demonstrou, mais uma vez, que qualidade e inovação nos processos e produtos são ingredientes fundamentais em uma competição internacional cada vez mais desafiadora. Em linha com as expectativas, a Euroluce (que acontece nos anos ímpares em substituição a Eurocuccina) redefiniu o futuro do design de iluminação, impulsionando a competitividade entre empresas italianas de ponta – com mais de 80% do faturamento total vindo do exterior – e 45% de empresas estrangeiras, liderando o setor. O SaloneSatellite celebrou 700 talentos emergentes, abrindo novas reflexões sobre as possíveis interações entre o artesanato e o design industrial”, declarou Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano. TOP 10 PAÍSES NO iSALONI O ranking por país de origem na edição de 2025 confirmou a China em primeiro lugar, embora com uma leve queda em comparação a 2023, que se torna mais acentuada quando comparada aos FEIRAS E EVENTOS A 63ª EDIÇÃO TEVE RECORDE DE PRESENÇA INTERNACIONAL, COM 68% DOS VISITANTES DE FORA DA ITÁLIA E O BRASIL ENTRE OS 10 PAÍSES COM MAIOR DELEGAÇÃO AS FORMAS ORGÂNICAS E AS CURVAS SE CONSOLIDARAM DEFINITIVAMENTE COMO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E DEVEM DITAR O DESIGN DE MOBILIÁRIO “THOUGHT FOR HUMANS” OU "PENSADO PARA HUMANOS", FOI O TEMA ESCOLHIDO PARA ESTE ANO E NORTEOU OS LANÇAMENTOS DE VÁRAS MARCAS ©Giulia Copercini

35 moveisdevalor.com.br números de 2024, refletindo os desafios estruturais internos e externos enfrentados pela economia chinesa. Esse número foi compensado pela estabilidade geral na presença de profissionais europeus, em linha com o valor de exportação do macrossistema de móveis italiano para o maior mercado único do mundo (cerca de 10 bilhões de euros em 2024, 51% do total). A Alemanha ficou em segundo lugar no Top 10, com forte crescimento, seguida por dois dos mercados de exportação de móveis com melhor desempenho em 2024: Espanha (5.423 profissionais; exportações +4,1%) e Polônia (5.325 profissionais; exportações +9,1%). Em seguida vieram Brasil, Rússia, França, Estados Unidos, Índia e Suíça. NOVAS GEOGRAFIAS NA MIRA DO SALONE Após o anúncio das tarifas dos EUA, em um momento de máxima tensão no mercado internacional, a edição de 2025 do Salone registrou grandes expectativas em relação a novas geografias de negócios: a partir de 8 de abril, 350 grandes investidores, compradores, varejistas, contratantes e representantes da mídia de 50 países, com 27 delegações da Ásia e dos países do Golfo, participaram da feira, com o apoio da ITA – Agência Italiana de Comércio. Os mercados-chave que impulsionam essa mudança de demanda incluem os Emirados Árabes Unidos, que dobraram sua presença na Fiera Milano, Rho, em 2025 (1.801 profissionais), e a Arábia Saudita, com a qual o Salone assinou um Memorando inicial em janeiro para a realização de novos projetos na área de design. FOCO NO BEM-ESTAR COMO TENDÊNCIA Falando em bem-estar, os sofás se destacaram, trazendo um papel cada vez mais arquitetônico, com formas que se expandem, se estendem sinuosamente para reorganizar o espaço doméstico e se tornam ainda mais suaves. Desta forma, o sofá é um aliado precioso para o lazer, relaxamento e ociosidade, e o grande inimigo do estresse. Nestes sofás você pode viver, trabalhar e se divertir. As poltronas tornaram-se envolventes novamente, com paletas neutras e materiais naturais, estofadas em bucle, couro natural ou veludo profundo, com almofadas trançadas e formas conceituais. E as cadeiras tendem a uma lógica de desperdício amigável em uma visão responsável de produção. ®Alessandro Russotti ®Alessandro Russotti

36 moveisdevalor.com.br As marcas mostraram no Salone del Mobile que existe uma busca por espaços calmos e reconfortantes, convidando as pessoas a relaxarem e se revitalizarem com o “efeito curativo” de alguns materiais cujo simples toque transmite uma sensação de paz, no fino acabamento e na engenharia invisível. Inclusive, o tema deste ano do iSaloni foi “Thought for Humans”, ou seja, pensado para humanos. E, segundo quem esteve presente, isso ficou claro nos móveis, já que não basta apostar em algo visualmente bonito, eles têm que ser úteis, de fato, e se adaptarem ao dia a dia e às necessidades de cada pessoa. A brasileira Cristiane Durante, da Artely Móveis, marcou presença no iSaloni e também nos trouxe algumas impressões que teve sobre as tendências apresentadas nesta 63ª edição. Segundo ela, o orgânico está, definitivamente, consolidado. “O design com curvas está ainda mais forte, valorizando o conforto, a leveza e a harmonia. Seja em móveis com formas completamente curvas, ou nos detalhes, como cantos e bordas, isso estava visível em todos os estandes da feira”, observa. Outra tendência apresentada, de acordo com Cristiane, foi o canelado. “Esse tipo de acabamento vem com força, ele está presente em diversos tamanhos, cores e texturas, trazendo profundidade e movimento visual”. Já sobre as cores dominantes nos móveis, em geral, ela conta que os tons terrosos permanecem em destaque. “Os marrons estão em alta, além da terracota e um marcante tom de vinho, que traz sofisticação e personalidade aos ambientes. O verde também permanece com forte presença, reforçando a conexão com a natureza e o frescor nas composições”, comenta. Cristiane Durante diz que duas tonalidades de madeira se destacaram. “Observamos os extremos, com tons muito claros, dando uma aparência leve e natural e as madeiras bem escuras, que trazem sofisticação e contraste”, avalia. Sobre as salas, ela conta que viu o uso de muitas composições, com várias mesas de centro e laterais combinadas entre si. “Ou elas podem ser bem diferentes, mesmo. E o resultado disso? Um charme! Elas deixam qualquer sala linda e cheia de personalidade”, completa. ®Andrea Mariani Cristiane e Elaine Durante, da Artely, durante visita ao iSaloni FEIRAS E EVENTOS Confira a galeria com fotos de produtos apresentados no iSaloni acessando o QR Code.

37 moveisdevalor.com.br

38 moveisdevalor.com.br Número de marcas brasileiras bate recorde no iSaloni e FuoriSalone A Semana de Design de Milão deste ano registrou recorde no número de empresas brasileiras expositoras. Graças a projetos como o Brazilian Furniture, diversas empresas e profissionais tiveram a chance de apresentar seu trabalho ao mercado internacional através do iSaloni e do FuoriSalone. Uma das participações de brasileiros foi a exposição “Chuva de Caju”, que contou com 57 empresas, que apresentaram peças de todas as regiões do país. O evento, que aconteceu entre os dias 07 e 17 de abril, celebrou a criatividade e a resiliência do design brasileiro. “A gente tem aqui uma seleção de todo o Brasil, com essa mistura rica que vem da nossa cultura”, explicou o curador da mostra, Bruno Simões. Segundo ele, a escolha do tema ‘chuva de caju’, surgiu do “desejo de plantar as sementes do design brasileiro de vanguarda contemporâneo em Milão, mostrar a inovação de materiais, técnicas, tecnologias do design brasileiro, tanto de jovens designers independentes quanto de grandes marcas”, detalhou. Do total das empresas participantes, cerca de 15% das regiões Norte e Nordeste, 10% do Centro-Oeste e as demais do Sul e Sudeste. Outra boa notícia é que cerca de 50% possuem mulheres no comando. “Isso mostra que o nosso design evoluiu, cresceu, amadureceu como um grande ‘Cajueiro’ e está pronto para tomar o mundo”, comemorou Simões. ESPAÇO BRASIL NO ISALONI O Rho Fiera Milano recebeu o “Espaço BRASIL”, em uma área de 970m² no Pavilhão 3, FEIRAS E EVENTOS BRASILEIROS LEVARAM SUA CHUVA DE CAJU AO EVENTO MAIS IMPORTANTE DO DESIGN DE MÓVEIS DO MUNDO, GRAÇAS AOS PROJETOS DA ABIMÓVEL EM PARCERIA COM A APEXBRASIL Crédito: Divulgação ApexBrasil

39 moveisdevalor.com.br Crédito: Divulgação ApexBrasil Buffet Serra do Mar, de Ana Paula Ferreira para Artely Coleção Tiê, de Daniela Ferro reunindo marcas e profissionais que apresentaram novidades em produtos com design assinado, matérias-primas e técnicas originais, tecnologias aplicadas, processos produtivos ambientalmente responsáveis e, claro, um toque de brasilidade por meio de cores, formas e texturas que convidam ao aconchego e ao bem-estar, típicos da cultura e da produção nacional, com cenografia assinada pela Estojo. Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – contaram com áreas exclusivas de exposição no Espaço BRASIL. Além das áreas de exposição, a Century, a CGS e a byKamy levaram suas peças também ao Lounge Brasil, um ambiente para receber, interagir e relaxar durante o evento, que contou, ainda, com peças da Móveis James. ‘DESIGN + INDÚSTRIA’ NO ISALONI 2025 A Abimóvel e a ApexBrasil realizaram mais uma edição da mostra “Design + Indústria” no Salone del Mobile.Milano. Uma das mais aguardadas atrações durante o evento, a ação reuniu o trabalho de 30 fabricantes e 50 designers de diferentes regiões do país, conectados por meio do programa que dá nome à mostra, resultando em peças autorais e atuais, exibidas na mostra com curadoria de Liana Tessler e cenografia também assinada pela Estojo. Entre os produtos, o Buffet Serra do Mar, parceria da designer Ana Paula Ferreira e a Artely Móveis, de São José dos Pinhais (PR). “É um móvel com desenho de curvas em suas portas remetem à famosa cadeia de montanhas brasileiras. A cor verde foi escolhida para lembrar a exuberância da Serra do Mar e trazer a natureza para dentro de casa. A iluminação da bandeja, que também reflete para dentro do buffet, traz o toque final de requinte. Além disso, os pés de metal sustentam o móvel com leveza”, explica Elaine Durante, diretora da Artely. Elaine revela que a equipe da Artely se sentiu honrada ao ter seu produto selecionado pelo projeto para ser exposto na feira de design de móveis mais importante do mundo. “Certamente esta participação abrirá novas portas para a Artely no mercado internacional”, comemora.

40 moveisdevalor.com.br Multifuncional, natureza e bem-estar é a combinação perfeita para as salas Mais um ano em que os elementos naturais dominam na decoração de ambientes como as salas de estar e jantar tanto aqui como em outros países, aliás, as formas orgânicas não irão deixar o mercado tão cedo. O conforto e o bem-estar, que sempre foram pontos importantes para as salas de estar, estão se tornando ainda mais essenciais também nas salas de jantar formais, e isso ganhou mais importância a partir da pandemia e se mantém até hoje, afinal, quem não gosta de se sentar em uma cadeira confortável e ergonômica na hora da refeição? Quando esse Especial sobre salas estiver publicado, o Salone del Mobile.Milano terá se encerrado, por isso vamos falar sobre as tendências vistas no mundo do design de móveis de 2024 e início de 2025, mas acreditamos que Milão deve confirmar o que vimos nos últimos anos, ou seja, a presença de elementos naturais, conforto, ergonomia, formas arredondadas e geométricas, relembrando um pouco do que estava em alta nos anos de 1970 e 1980. Pelo sim e pelo não, conversamos com dois designers brasileiros para entendermos o que as indústrias, principalmente quem trabalha com móveis seriados, estão desenvolvendo no mercado interno e a rapidez com que essas novas propostas e tendências estão chegando na casa dos brasileiros. “Sustentabilidade, multifuncionalidade, bem-estar e tecnologia surgem como marcos principais do que visualizamos hoje no mobiliário e, com ESPECIAL SALAS AS FORMAS ORGÂNICAS DOMINAM AS TENDÊNCIAS EM MÓVEIS PARA SALAS DE ESTAR E JANTAR EM 2025, COMO JÁ VIMOS EM OUTROS ANOS RELEITURAS OU INSPIRAÇÕES EM PEÇAS QUE FIZERAM SUCESSO NOS ANOS 1970 E 1980 CONTINUAM EM ALTA NESSES DOIS AMBIENTES RESIDENCIAIS ELEMENTOS, CORES, FORMATOS E TEXTURAS QUE REMETEM À NATUREZA SEGUEM EM ALTA, PRINCIPALMENTE EM QUEM INVESTIU EM TECNOLOGIA Por Natalia Concentino, jornalista

41 moveisdevalor.com.br certeza, farão parte das premissas para os projetos do futuro. Assim, a utilização de materiais que gerem menos impacto ambiental e uso de materiais naturais, que desenvolvam economias locais estão em evidência”, indica Leandro Gava, designer e um dos nomes do estúdio Ye Design. E como a multifuncionalidade deste conceito pode se traduzir? “São salas que podem se adaptar a diferentes tipos de situação, mais pessoais ou profissionais; há uma demanda por um mobiliário que supra essas necessidades. Produtos com alma, que acima de tudo respeitem o cliente, através de técnicas de construção duráveis, onde conforto e história andem juntos. Alinhado a isso, a tecnologia que conecta todos esses pontos e propicia ambientes mais integrados e automatizados”, explica. Leandro acredita que existem alguns estilos que têm ditado o design de mobiliário no mercado brasileiro, como o biofílico, japandi, cozy, tropical e minimalista. “Interessante que mesmo com suas particularidades eles acabam se confundindo, pois privilegiam o natural, sustentável, o conforto e uma vida baseada no bem-estar. Além disso, a personalização e combinação de diferentes estilos resulta em ambientes mais dinâmicos e cheios de história”, analisa. A PRESENÇA MARCANTE DOS ESTOFADOS “A principal tendência para as salas de estar continua sendo o uso das formas orgânicas, o que deve permanecer por mais tempo ainda, já que as curvas permitem mais oportunidades criativas. Outro aspecto importante é que esse estilo foi bem aceito no Brasil, estão agradando até aquelas peças um pouco mais exóticas”, justifica Miron Soares, designer especializado em estofados. Miron diz que quase não existem mais sofás que não apresentem pelo menos uma curvinha. “Até os sofás clássicos e atemporais inspirados no modernismo, que costumam ser mais quadradinhos, estão com as quinas mais arredondadas”, observa. E acrescenta que tanto modelos que são peças únicas como os modulados seguem esse padrão. “Os modulados estão arredondados, independentemente de seu formato, sendo em L, U ou linear, assim como Os designers Leandro Gava e Muriele Vivian, da Ye Design Exemplo de uma sala de estar que reúne multifuncionalidade e elementos naturais exibida no Salão de Milão 2025 Crédito: Alessandro Russotti_Salone del Mobile Milano

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz