49 moveisdevalor.com.br ainda, porque trabalhamos muito com MDF, que possui mais limitações e então depende do nível de maquinário que a empresa possui para aplicar um pouco mais dessas tendências." Soares conta um pouco sobre a sua experiência no mercado de móveis seriados. “Já trago tendências pensando nos seriados, porque trabalho com esse tipo de móvel, então tento trazer as coisas para essa realidade. Por mais que tenham coisas complicadas de se reproduzir, a gente consegue enxugar essas tendências e aplicá-las dentro desse universo dos seriados, principalmente no caso dos sofás e poltronas, que é a mão do homem que vai fazer, então fica mais fácil”. Para Leandro Gava, o segmento que mais inova na linha de seriados é o de móveis para sala de estar. “Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela inovação é fundamental, por isso, estar em eventos de design no Brasil e fora do país é tão importante. Num contexto geral, acreditamos que investir em design passou a ser algo obrigatório num mercado tão concorrido, e ter produtos que estejam alinhados com as principais tendências é essencial”, pontua. O designer da Ye Design também aponta que “os vidros deformados pelo processo de fusão, também chamados de fusing, peças em concreto, pedras naturais, cerâmicas, entre outros materiais, são exemplos que hoje têm sido usados em produtos de alta decoração e que podem, de forma sutil ou até mimetizados, fazer parte do mercado de móveis seriados”. Agora, em relação a salas de jantar, Miron observa que no segmento mais popular se vê mais mesas redondas e ovais. “Mesmo que as cadeiras que acompanham sejam mais retinhas”. Ele acrescenta que os buffets só entram na sala de jantar se couberem, por isso há preocupação em fazer peças menores e a outra opção é o uso de aparadores, que já são menores. “E o que vemos nesse aspecto são móveis feitos com cantos arredondados e o uso de metais, que podem ser associados à madeira para ficar mais barato”. Para finalizar, Leandro Gava traz outro aspecto importante que deve ser levado em consideração pelos fabricantes. “O avanço dos programas de decoração e o surgimento de mídias sociais que abordam o tema deixam o público consumidor atualizado a respeito do que está acontecendo no mundo da decoração e, dessa forma, as indústrias necessitam olhar para o desenvolvimento de produtos como ponto central na sua estratégia comercial. Aliado a isso, é importante ter uma boa leitura de mercado e posicionamento para entender de que forma a indústria pode usufruir das tendências”, indica. Leandro completa: “Um ponto importante é encontrar dentro de cada indústria os seus potenciais de diferenciação, um processo fabril que gere exclusividade e que esteja atrelado as essas tendências e buscar junto a fornecedores do segmento soluções que tragam essa modernidade alinhada com a sua realidade de mercado”. Na sala de estar do brasileiro as poltronas, sofás e complementos se tornaram elementos essenciais
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