65 moveisdevalor.com.br “Era fácil vender esses colchões de espuma, eu observava como eles costumavam ser vendidos e passei a fazer pilhas de colchões na porta da loja e isso atraía os clientes, que compravam esses colchões e conseguiam levar facilmente para casa por conta da flexibilidade da espuma ou, então, nós fazíamos a entrega”, explica o lojista. Com isso, a Lojas Copel Colchões foi conquistando uma clientela fiel, que ainda é o maior fator de sobrevivência da rede. “Nós fidelizamos bons clientes ao longo desses 60 anos, são pais que passaram a levar os filhos para comprar conosco, avós que indicam a loja para os netos e assim vai indo... acredito que a nossa seriedade no trato do dia a dia com esses clientes é responsável por esse sucesso e fidelidade”, comenta Israel Sapiro. Aliás, ele reforça que a preocupação com o bom atendimento é fundamental para o sucesso, assim como o treinamento da equipe. “Nossas maiores preocupações são a escolha do melhor ponto possível para a abertura de lojas, contar com uma equipe atenciosa, bem treinada e que mantenha um bom relacionamento com todos que fazem parte da Copel, todos devem se ajudar e nós valorizamos esses funcionários. Nós construímos um bom relacionamento entre o pessoal do administrativo, vendedores, clientes e fornecedores”, enfatiza. E o bom relacionamento dos 200 funcionários ajuda a garantir o sucesso dos 35 pontos de venda (todos no estado de São Paulo) e do e-commerce. “Ao longo desses 60 anos nós encaramos diversos desafios e passamos por vários momentos econômicos no país, mas sempre superamos tudo com muito trabalho e dedicação. Eu vi muitos amigos que desistiram, porém é preciso ter sensibilidade e conhecimento sobre o varejo para continuar, assim como uma equipe forte trabalhando junto”, reflete Israel no auge dos seus 83 anos. Inclusive, ele aproveita para fazer uma reflexão sobre sua experiência e o momento vivido pelo mercado de colchões no Brasil. “Tive muitas conquistas e adquiri muita experiência durante todos esses anos. Quando eu era jovem, sonhava muito, agora continuo tendo metas e ambições, mas sou mais pé no chão. No fim, o que vale é a história toda, os desafios que superamos e aquilo que conseguimos construir. Já tivemos mais funcionários e mais lojas, mas temos de entender que o momento não é para grandes investimentos”. Israel Sapiro diz que o investimento para abrir lojas de colchão no Brasil não é tão grande e, por isso, existem muitas lojas atualmente. “Então, precisamos ser melhores que os outros se quisermos ter sucesso, desenvolver bons produtos e o preço é consequência da qualidade daquilo que está sendo vendido. Nós procuramos sempre ter produtos novos, com uma composição mais moderna possível e apresentação de excelência para conquistarmos os clientes”. Para finalizar, o proprietário da Copel fala que até o fim de 2026 eles devem se manter sem grandes investimentos, pois prevê instabilidades econômicas e de consumo. “Continuaremos focados em fazer um bom trabalho, contar com bons produtos e manter nossa reputação sempre ótima em plataformas como o Reclame Aqui. Em 2019 nos passamos por uma recuperação judicial, mas já encerramos esse processo, tivemos todo o cuidado para ir melhorando a cada dia. Agora estamos bem e vamos nos manter assim”, projeta Israel. A primeira loja da Copel Colchões foi inaugurada em 1965, em São Paulo (SP) Hoje a Copel Colchões conta com 35 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo e e-commerce Israel Sapiro, proprietário da Lojas Copel Colchões
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