68 moveisdevalor.com.br As mudanças culturais também pesam nessa conta. Trabalho remoto ou híbrido, flexibilidade de horário e qualidade de vida são atributos cada vez mais valorizados por quem busca um emprego, sobretudo pelos mais novos. “Os jovens não aceitam mais os velhos modelos de trabalho”, diz Bruno Imaizumi, economista da consultoria LCA 4intelligence. Diante deste quadro, apresentamos uma análise geracional que mostra as características e exigências de cada profissional: Baby boomers (1945-1964) Viveram as grandes transformações do pós-guerra; Criados com muita rigidez e disciplina; Focados e obstinados; Valorizam muito o trabalho, a família, a realização pessoal; Estabilidade financeira e a busca por melhores condições de vida. A estabilidade é um valor central para os integrantes desta geração. “Antes da pandemia, eles sequer consideravam que trabalhar de casa fosse uma opção. São forçados a se adaptar a tecnologias novas, mas percebem que isso tem seu lado bom”, diz Bruna Neves, CEO da WeWork. Segundo um estudo da WeWork, 30% dos Baby Boomers se mostram particularmente interessados em um aumento salarial e 20% valorizam o reconhecimento e o apoio na tomada de decisões. Geração X (1965-1981) Vivenciaram a fase da Guerra Fria; Dão valor ao diploma formal e à capacitação e estabilidade profissional; Se adaptam rapidamente às tecnologias; Usam recursos tecnológicos, mas prezam o consumo de informação de forma híbrida – tanto online quanto offline; Ainda valorizam a flexibilidade e a aprendizagem colaborativa. A geração X, compõe 25,4% da força de trabalho no Brasil, aponta a pesquisa da WeWork. Entre as prioridades desse grupo, as demandas se expandem para uma distribuição equilibrada das atividades em casa e no trabalho. “Eles estão preocupados com a flexibilidade, mas como uma forma de equilibrar a vida pessoal e a profissional”, comenta Bruna Neves. Para 23% da geração X, o principal desejo é ter maior qualidade em processos, planejamento e foco estratégico. 22% não dispensam flexibilidade e 8% querem ter mais influência na tomada de decisões. MÃO DE OBRA
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