78 moveisdevalor.com.br EXEMPLO PRÁTICO Uma empresa que vem tomando atitudes em prol das práticas ESG e está vendo os resultados é a Micropet, uma marca brasileira que já nasceu com a sustentabilidade em seu DNA, afinal, ela oferece o PET micronizado, um produto criado a partir dos resíduos finais da reciclagem de PET e que é muito utilizado pela indústria de colchões. “Para melhorar ainda mais nossos processos e conseguir melhores resultados financeiros por meio do ESG, investimos em uma consultoria especializada que pudesse nos orientar nessa jornada. A partir daí, essa empresa forneceu um diagnóstico e pudemos desenvolver nosso Plano de Ação para melhoria da Governança Corporativa e Práticas de Controle e Gestão”, conta Carlos Antonio Lorenceto, diretor. “Percebemos que a partir do momento que conquistamos o selo ESG e o selo Produto Ecologicamente Correto nossos clientes entenderam o quanto nosso produto agrega na sustentabilidade de sua empresa, além de, abrir possibilidades comerciais com outros países que possuem uma maturidade maior sobre entendimento do ESG”, acrescenta o diretor da Micropet em seu depoimento. Além disso, Lorenceto fala sobre o processo produtivo da Micropet, que é apoiado por uma plataforma para gestão ESG, que centraliza informações, facilita o acompanhamento de indicadores, gera relatórios com agilidade e fortalece a tomada de decisão com base em dados. “Nosso processo foi otimizado e estamos trabalhando na cadeia de suprimentos para agregar mais valor sustentável ao produto. Tudo isso demonstra nosso compromisso com a transparência e a sustentabilidade”, explica. Carlos Lorenceto ainda reforça que a questão financeira será uma consequência dessa gestão. “Quando implantamos o ESG, estamos realizando a gestão de riscos da empresa. Um ponto importante, é integrar práticas sustentáveis ao planejamento estratégico, identificar oportunidades de economia (como eficiência energética e redução de resíduos), fortalecer a imagem da marca, gerando valor Carlos Lorenceto, diretor da Micropet • Redução de riscos: Empresas com práticas ESG tendem a ter menor exposição a riscos financeiros, como multas por descumprimento a normas ambientais e sociais. • Acesso a mercados internacionais: Muitos mercados internacionais exigem a comprovação de práticas ESG para a participação em licitações e concorrências. Empresas que se destacam em suas práticas ambientais podem ter acesso a novos mercados e oportunidades de negócio. • Fidelização e Atração de clientes: Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam produtos e serviços de empresas com responsabilidade ambiental. Empresas que adotam práticas ESG consistentes podem atrair esse público crescente e fidelizá-lo, gerando um diferencial competitivo e um aumento nas vendas. ESG NEWS
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz