ANO 24 • EDIÇÃO 246 • MAIO DE 2025 A BÚSSOLA CONFIÁVEL DO SETOR MOVELEIRO A busca pelo melhor móvel de quarto Mario Gazin, um ícone do varejo “Do Zero ao Topo” Mercado de franquias vira oportunidade Marcenaria se reinventa e reage com uso da IA @moveisdevalor
6 moveisdevalor.com.br Por Inalva Corsi, editora Estamos a pouco de encerrar o semestre sem que haja uma tendência clara no comércio de móveis. Mas, é muito mais provável que isso se deve mais à economia do que a inércia da indústria moveleira/colchoeira. Depois das feiras do primeiro trimestre, ficou clara a tomada de posição dos empresários em investir mais no desenvolvimento de produtos com mais diferenciais, novos materiais e aproveitando também as tendências vistas em Milão. Isso fica evidente em móveis para quarto, motivo do Especial de maio, que foi investigar como anda este importante segmento que responde por quase 20% do que as pessoas gastam para a compra de móveis residenciais, ou seja, quase 19 bilhões de reais este ano, segundo o estudo Mapa de Mercado, do Instituto Impulso. Selecionamos também 12 opções em móveis para quarto que não podem faltar em sua loja. Na edição anterior apresentamos o primeiro case da seção "O Sucessor", que vai mostrar, ao longo do ano, histórias de sucesso de quem assumiu os negócios do fundador. E, nesta edição, lançamos a seção "Do Zero Ao Topo" e escolhemos Mário Gazin como o primeiro exemplo de um empreendedor do setor. E se justifica plenamente selecionar quem começou há seis décadas quando trocou um Jeep por uma loja e transformou esse embrião em um império com uma dezena de negócios, uma verdadeira rede de soluções. Outro tema relevante é o mercado de franquias, tratado nesta edição como uma boa oportunidade, tanto para franqueadores como para quem quer empreender no varejo, mas dispõe de poucos recursos e conhecimento do ramo. Vender é apenas uma parte do processo para satisfazer os clientes. Outra parte nem sempre considerada essencial é a estratégia pós-venda. Especialistas advertem que uma boa estratégia aumenta a retenção de clientes em até 42%. É mais uma contribuição da Móveis de Valor aos seus leitores. O jornalista Guilherme Arruda, em sua seção “De frente com os números” traz uma análise do varejo de móveis e colchões no Brasil e revela que em cinco anos o país ganhou 22 mil novas lojas. Mão de obra é outra preocupação dos empresários e fomos saber como anda o saldo de empregos no setor. O resultado é positivo, mas as demissões preocupam, porque 38% delas ocorre a pedido do trabalhador. Enquanto isso (ou também por isso) as marcenarias se reinventam com o uso do IA e aproveitamos para mostrar o passo a passo para uma comunicação eficiente da marcenaria. Na seção ESG é a vez de tratar sobre o "S" da sigla e compreender sua importância para o bem-estar dos funcionários. Vale lembrar da quantidade de desligamentos por iniciativa dos trabalhadores... Boa leitura e siga a Móveis de Valor também nas redes sociais. REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 - 3º andar CEP 81070-430 - Portão Curitiba – PR – Brasil CONTATO Fone (41) 99912-9877 www.moveisdevalor.com.br moveisdevalor@moveisdevalor.com.br DIRETORES Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br REDAÇÃO Inalva Corsi – 3035 PR Jornalista Responsável inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino – 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br Guilherme Arruda - 5955 RS Jornalista convidado guilherme@moveisdevalor.com.br ASSINATURAS E CIRCULAÇÃO assina@moveisdevalor.com.br DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUL Inalva Corsi - (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUDESTE Cidinha Leal - (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br CARTA DA EDITORA @moveisdevalor Acesse a versão digital desta edição
7 moveisdevalor.com.br SUMÁRIO NOSSA CAPA Ilustra capa desta edição Roupeiro Dalí na composição Cumaru/Opala, da Madetec (PR) www.madetec.com.br (43) 3303-1800 68 TECNOLOGIA Comunicação eficiente é fundamental para marcenaria SEÇÕES 08 CÁ ENTRE NÓS Varejo de móveis oscila, mas a produção continua em alta 10 PONTO DE VENDA Novela Dubrule x Mobly chega ao fim, é o que parece 32 DO ZERO AO TOPO Mário Gazin, um ícone do varejo “pé no chão” 52 DE FRENTE COM OS NÚMEROS Em 5 anos Brasil ganhou 22 mil lojas de móveis e colchões 14 ESPECIAL QUARTOS A busca pelo melhor acabamento e racionalidade no uso 20 ESPECIAL QUARTOS Passado, presente e futuro dos móveis para quarto 38 DESTAQUE DO VAREJO Mercado de franquias cresce e vira ótima oportunidade 48 DESTAQUE DO VAREJO Pós-venda aumenta retenção de clientes em até 42% 58 MERCADO Saldo positivo de empregos, mas demissões preocupam 62 TECNOLOGIA Marcenarias se reinventam e reagem com o uso do IA 72 MV DECOR Tiffany & Co. em SP tem mobiliário do estúdio Campana 74 BED REPORT Ortolife é referência em loja de colchões do Centro-Oeste 76 ARTIGO Reclamação: Vilão invisível da qualidade ou oportunidade? 78 ESG NEWS Riscos sociais podem afetar a lucratividade da indústria 86 ARTIGO A diferença entre abrir portas e fechar oportunidades 90 NOTAS INDÚSTRIA Nosso adeus a João Sequeira, fundador da Moval
8 moveisdevalor.com.br COMÉRCIO DE MÓVEIS OSCILA 1% NO PRIMEIRO TRIMESTRE O comércio varejista de móveis teve variação negativa de 0,5% em receita nominal e de 3,0% em volume de vendas em março na comparação com março de 2024. No acumulado dos três primeiros meses o volume recuou 1,1% e a receita aumentou 1,5%. A variação anual de 12 meses mostra as vendas em alta de 7,3% em receita e de 5,7% em volume de vendas. O melhor resultado em março foi registrado em Pernambuco com alta de 15,1% em receita e 14,3% em volume de vendas. O pior resultado é exatamente do maior mercado do país. São Paulo teve queda de 23,1% e 23,2% em receita nominal e volume, respectivamente na comparação com março de 2024. No trimestre, Ceará registrou o melhor resultado com 14,5% de alta em receita e o Rio de Janeiro teve a maior alta em volume, com 14,5%. São Paulo tem o pior resultado no acumulado do ano com recuo de 19,6% em receita nominal e 20,4% em volume de vendas. AS PESSOAS ESTÃO COMPRANDO MENOS MÓVEIS E TAMBÉM GASTANDO MENOS No período de dezembro de 2000 a dezembro de 2024 o IPCA geral subiu 324%, e móveis subiram 241%, ou seja, a defasagem chegou a quase 83% em 25 anos. Em 2000, segundo o estudo de consumo das famílias do IPC Marketing, o gasto com móveis alcançava 2% sobre o total de consumo das famílias. Em 2024 fechou em 1,48%. Conclusão lógica, as pessoas estão comprando menos móveis e pagando menos pelo que compram. E por que isso vem acontecendo? Do ponto de vista racional podemos afirmar que é devido a uma combinação de fatores econômicos e mudanças no comportamento do consumidor. Mas o fato é que precisamos buscar virar a chave o mais rápido possível. O SEGREDO DO SUCESSO É VENDER MÓVEIS Renato Franklin, CEO da Casas Bahia, afirmou recentemente que “no segundo semestre de 2024, tivemos um impulso, principalmente na linha branca e móveis, que nos ajudou. E como tem eleição no ano que vem, várias revisões de incentivos vão beneficiar nosso público consumidor”. E sobre modelo de venda, Franklin foi taxativo: “Todos acreditam que o maior crescimento está na loja física e no crediário. Todo mundo quer lucro mais do que crescimento”. MAS A PRODUÇÃO VOLTA A CRESCER EM MARÇO E ACUMULA 8% NO ANO Depois de um soluço em fevereiro, quando recuou 1,6% na comparação com o mês imediatamente anterior, março mostrou recuperação com alta de 5,6% em relação a fevereiro. O terceiro mês do ano também apresentou alta na comparação com igual mês de 2024 (3,8%), consolidando o índice acumulado do ano na casa de 8%, pouco menos que os 10,1% até fevereiro. Mas é no índice acumulado de 12 meses que a expansão da produção moveleira no Brasil se torna mais visível, com 11,9% até março, 1 ponto percentual a mais do que os 12 meses encerrados em fevereiro. Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor
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10 moveisdevalor.com.br REDE DE MÓVEIS E ELETROS REGISTRA ALTA DE 12,5% EM VENDAS A Lojas Quero- -Quero anunciou Receita Bruta de R$ 764,8 milhões, alta de 14,4% no primeiro trimestre de 2025, no comparativo com o 1º TRI ano passado. O indicador Vendas Mesmas Lojas apresentou incremento de 12,5% no trimestre. O Lucro Bruto totalizou R$ 222 milhões no primeiro trimestre, crescimento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. IKEA FAZ CAMPANHA COMPARANDO DURAÇÃO DE MÓVEIS E RELACIONAMENTOS PESSOAIS A Ikea está mais interessada no fim do relacionamento alheio do que muitos profissionais de marketing. Para celebrar seu vigésimo aniversário, a varejista de móveis procurou pelo produto mais antigo da Ikea no país; durante essa pesquisa, a marca ouviu de vários consumidores que seus móveis da Ikea duraram mais que alguns relacionamentos românticos. Esses relatos resultaram no tópico gerador da campanha: “Quem dera se relacionamentos durassem tanto quando um produto Ikea”. CASAS BAHIA E MAGALU ESTÃO ENTRE AS 250 MAIORES DO MUNDO Concorrendo com as gigantes Walmart e Amazon, cinco empresas brasileiras passaram a ocupar espaço entre as 250 maiores do varejo global. É o melhor desempenho histórico do País no ranking da Deloitte. Assaí, Magalu, Raia Drogasil, Casas Bahia e Natura são os nomes nacionais que aparecem na lista. Todas elas apostaram em modelos de negócio baseados em bens essenciais, digitalização e preços acessíveis. E esses focos vêm dando resultados. VAREJO DO FUTURO ‘TECNO INVISÍVEL’ E LOJA COMO PONTO DE CONEXÃO Num dos pontos mais icônicos de São Paulo, o Conjunto Nacional, será inaugurada uma loja do Magazine Luiza. O Magalu vai dividir a área da rede com “minilojas” da Netshoes, Kabum, Época Cosméticos e Estante Virtual, todas controladas pela rede. No local, a ser inaugurado no segundo semestre, o Magalu também vai vender produtos que não são da empresa, mas de vendedores de seu marketplace, algo até então nunca testado. NOVELA DUBRULE E MOBLY CHEGA AO FIM... PARECE A disputa envolvendo a família Dubrule e o grupo Toky, dono das marcas Mobly e Tok&Stok, parece ter chegado ao fim. No dia 12 de maio os fundadores da varejista de móveis e decoração enviaram uma carta à companhia desistindo da Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA). O fato relevante publicado pelo Toky informa que a Regain Participações, de Regis, Ghislaine e Paul Jean Marie Dubrule, confirmava a “revogação da oferta pública voluntária para aquisição do controle da companhia, objeto do edital publicado em 15 de abril de 2025”. Com esta decisão dos Dubrule, o imbróglio está encerrado, pelo menos por enquanto. PONTO DE VENDA
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14 moveisdevalor.com.br Do ripado ao canelado: a busca pelo melhor acabamento nos quartos Depois do grande sucesso dos ripados, agora é a vez dos canelados ganharem o seu destaque, pelo menos é isso que foi visto no Salone del Mobile.Milano deste ano, e vale para os roupeiros, mesas de cabeceira e cômodas. Aliás, os acabamentos estão sendo grandes diferenciais para as linhas de quartos, mas é preciso entender que nem tudo que vemos fora do Brasil pode ser aplicado aqui, principalmente quando se trata dos seriados e das variações de materiais que costumamos usar no país. Quem esteve em Milão e pode nos ajudar a compreender melhor as tendências para os dormitórios é o designer da Of Design, Arthur Formentão Guidolin. “Um dos aspectos que mais chamou a atenção em relação ao mobiliário de quarto em Milão foi o uso de móveis unicolores, isso em relação aos roupeiros, criados e cômodas, podendo ser 100% madeirados, por exemplo. Outra coisa que percebi é que, assim como nas linhas de salas, as curvas também podem estar presentes nos quartos, porém não eram predominantes como em outros ambientes, pois os retos também são tendência”, analisa. Segundo Arthur, a mescla de metal e vidro vista em closets e mesas de cabeceira continua bem forte nas marcas fora do Brasil. “Acredito que isso deve se refletir mais nos planejados no nosso mercado, por conta dos custos”, comenta. ESPECIAL QUARTOS AS CURVAS E FORMAS ORGÂNICAS APARECEM COM FORÇA NOS QUARTOS ASSIM COMO EM OUTROS AMBIENTES DA CASA, MAS AINDA HÁ ESPAÇO PARA O DESIGN DE LINHAS RETAS O USO DE CABECEIRAS ESTOFADAS É UMA TENDÊNCIA APRESENTADA NO SALONE DEL MOBILE. MILANO DESTE ANO. AS CAMAS, POR SINAL, PODEM SER ESTOFADAS POR COMPLETO O ACABAMENTO É REALMENTE O QUE DIFERE OS MÓVEIS APRESENTADOS EM MILÃO E OS SERIADOS BRASILEIROS, PORÉM, ESTÃO CADA VEZ MAIS PRÓXIMAS AS TENDÊNCIAS E DESIGN Por Natalia Concentino, jornalista
15 moveisdevalor.com.br E sobre as cabeceiras que estavam em alta no Salão de Milão? “Nessa edição vimos menos painéis madeirados nas cabeceiras e eles deram lugar às cabeceiras estofadas, que podem ser reproduzidas aqui. Porém, a tendência das camas mais baixas e as mesas de cabeceira acompanhando essa altura, também apresentada em Milão, acredito que ainda seja algo um pouco distante da nossa realidade, já que as camas-box foram muito difundidas nos últimos anos. Talvez nas linhas mais altas e nos planejados apareçam mais camas baixas e completamente estofadas, porque algumas marcas já estão seguindo essa tendência, só que nos seriados não vejo esse tipo de móvel tomando o lugar do box por enquanto”, opina. O designer da Of Design lembra que no mercado brasileiro algumas características passaram a ser essenciais para os consumidores, como os espelhos colocados nos roupeiros. “Antes, as casas tinham espaço para colocar espelhos nas paredes, mas com o passar do tempo e as moradias menores, uma das soluções encontradas foi colocar os espelhos nas portas dos roupeiros. Uma opção que pode ser usada nas linhas seriadas e que traz outro material para esses móveis é o uso de puxadores de metal alongados ou de vidro – esse aparecendo mais nas linhas um pouco mais altas”, afirma. Sobre acabamento, Arthur analisa o ripado, que aos poucos está se transformando num canelado. “Em Milão os ripados abriram espaço aos detalhes não tão volumétricos, um pouco mais ondulados, o chamado canelado. Esses ondulados apareceram bastante nos criados e devem seguir fortes no mercado mundial por enquanto, mas o desafio está sendo encontrar outras formas de usar essa estética”, avalia. Inclusive, o designer revela que muitos fabricantes brasileiros estão fazendo um pedido especial este ano. “Eles querem algo que seja inovador fora do estilo ripado, é isso que estão pedindo para os designers, tanto para os quartos quanto para outros ambientes. Lógico, dentro das limitações da empresa, por isso, sempre buscamos por soluções possíveis para a nossa realidade”. Apesar dessas limitações, Arthur lembra que as empresas brasileiras investiram bastante Apesar de as curvas estarem presentes em quase todos os ambientes, o iSaloni mostrou que as linhas retas também podem aparecer nos quartos Em Milão observou-se roupeiros com mistura de materiais, como o uso de madeira e vidro Arthur Formentão Guidolin, designer da Of Design
16 moveisdevalor.com.br de acabamento oferecidos pelas empresas. Mas, segundo Arthur, com a maior abertura para o mercado chinês, muitas indústrias brasileiras conseguiram adquirir maquinários mais tecnológicos e capazes de produzir novos acabamentos. “A indústria moveleira nacional está bem- -estruturada”, acrescenta. O QUE NÃO PODE FALTAR NO QUARTO DOS BRASILEIROS? Segundo Arthur Formentão, não pode faltar um roupeiro alinhado a uma bela cabeceira. “Com as moradias menores, o roupeiro passa a ser o principal local de armazenamento e as cômodas acabam ficando em segundo plano, pois nem sempre cabem no ambiente”. Aliás, houve um aumento de modelos de cabeceiras nos últimos anos no Brasil. “Antes, víamos mais modelos coringas que combinavam com as várias linhas de roupeiro da empresa, porém os clientes começaram a pedir novos modelos e então houve uma renovação. Atualmente, é comum ver o uso de luz em cabeceiras, o que não era visto antes. Fora isso, também notamos que as mesinhas foram incorporadas nas cabeceiras de móveis seriados, por isso algumas empresas, quando fazem mesinhas de cabeceira soltas, costumam fazer peças mais coringas”, observa. Outro aspecto interessante comentado por Arthur é a presença mais forte dos modulados no mercado brasileiro. “Eles trazem mais versatilidade. Houve um investimento em novas cores e materiais por parte das indústrias brasileiras, porque o modulado é a porta de entrada para a marcenaria ou planejados, mas com preço mais acessível, o que o tornou uma opção para aqueles que buscam mais customização, porém não podem pagar por um planejado”. “O legal é que os fabricantes brasileiros estão conseguindo apresentar móveis para quartos com novas opções de acabamento e técnicas de pintura, suavidade ao toque, curvas e estofados para as cabeceiras, oferecendo mais opções aos consumidores e trazendo soluções para esse ambiente. Vemos alguns modulados com escrivaninha embutida, o que pode ser uma boa solução para adolescentes e jovens adultos que utilizam o quarto para estudo ou trabalho, o que é diferente do home office, que é importanExemplo de cama estofada e curva, com criados embutidos, vista no iSaloni Os acabamentos são diferentes do que é visto em Milão, em que vários materiais são explorados em maquinários nos últimos anos e que as peças aqui não estão distantes em estética do que é apresentado em Milão. “Desde antes da pandemia, em 2019, os seriados estão mais próximos do iSaloni. Um dos exemplos em que isso fica claro são as molduras curvas e a volta do orgânico, além de vermos o ripado de baixo relevo sendo incorporado aos produtos brasileiros”, exemplifica. Ele afirma que a maior diferença fica por conta dos graus ESPECIAL QUARTOS
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18 moveisdevalor.com.br te que esteja em outro ambiente da casa, para dissociar o local de descanso do trabalho”, reflete o designer. BRASILEIROS TRAZEM MINIMALISMO E FUNCIONALIDADE Na prática é possível identificar a similaridade entre o que se viu em Milão e o que algumas empresas brasileiras estão colocando no mercado, cada uma incorporando aspectos que carregam sua identidade. Na Móveis Henn, fabricante catarinense, sua linha de dormitórios de 2025 foi desenvolvida unindo design inovador e soluções funcionais, com um toque de exclusividade para que seus clientes tenham acesso a produtos diferenciados. A empresa trabalha com três elementos principais nessa nova coleção: formas orgânicas, peças ripadas e a cor Nature, uma pintura exclusiva da marca com textura tátil que remete à madeira, trazendo sensações de aconchego e conexão com a natureza. “Incorporamos o conceito orgânico por meio de espelhos arredondados, puxadores com formatos diferenciados e, especialmente, guarda-roupas com cantos curvos (modelos Premium e Mozzate), uma exclusividade da Henn que adiciona esse toque de modernidade aos produtos”, declara Willian Henn, diretor comercial. A Móveis Europa, de Ubá (MG), aposta no que eles chamam de minimalismo funcional que, segundo a empresa, trata-se de móveis com design limpo, mas altamente práticos, trazendo soluções de organização sem sobrecarregar o ambiente. A elegância das cores sóbrias é o destaque da gaúcha Carraro. A marca está com uma linha de dormitórios que trabalha tons como avelã e variações de bege combinados com madeiras claras e médias, como o freijó. Ainda segundo a empresa, a personalização é outro ponto de destaque, com produtos seriados ganhando um toque pessoal, permitindo que o consumidor adapte detalhes e acabamentos. E a linha de 2025 da Carraro conta com molduras, ripados e canelados como protagonistas. CONFORTO, TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E MULTIFUNCIONALIDADE Agora, trazemos um resumo das tendências mais evidentes durante o Salone del Mobile.Milano 2025 quando o assunto é quartos: • Sustentabilidade e Materiais Naturais: A valorização de materiais sustentáveis foi evidente, com destaque para o uso de madeira, bambu e cortiça, promovendo uma conexão mais profunda com a natureza e reforçando a importância da responsabilidade ambiental no design. • Conforto Envolvente e Formas Orgânicas: O conforto foi uma prioridade, com móveis apresentando formas curvas e acolhedoras. Camas e poltronas com estofamento generoso e cabeceiras arredondadas criam ambientes que convidam ao relaxamento e bem-estar. • Paleta de Cores Terrosas e Tons Profundos: Cores inspiradas na natureza, como caramelo e terracota, dominaram as paletas, proporcionando uma atmosfera serena e sofisticada. Tons profundos, como o vermelho "barolo", também ganharam destaque, adicionando profundidade e elegância aos espaços. • Multifuncionalidade e Espaços Adaptáveis: Com a crescente necessidade de espaços versáteis, os móveis multifuncionais ganharam destaque. Peças que combinam funções, como camas com armazenamento embutido ou mesas de cabeceira que servem como escrivaninhas, refletem a adaptabilidade exigida pelos estilos de vida contemporâneos. Fontes: Better Homes & Gardens e architecturaldigest.com ESPECIAL QUARTOS
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20 moveisdevalor.com.br Passado, presente e futuro dos móveis para quarto MÓVEIS DE QUARTO DO PASSADO – PERFIL CLÁSSICO 1. Materiais predominantes • Madeira maciça (mogno, cerejeira, carvalho). • Ferro forjado. • Estofamentos em tecidos pesados (veludo, brocado). 2. Estética e design: • Estilo robusto, ornamentado e detalhado (ex: entalhes, curvas, molduras). • Cores escuras e tons sóbrios. • Influência de estilos clássicos (vitoriano, colonial, art déco). 3. Funcionalidade: • Ênfase em durabilidade e imponência. • Móveis grandes e pesados (guarda-roupas volumosos, camas com cabeceiras altas). • Menor preocupação com otimização de espaço. 4. Produção: • Artesanal ou semi-industrial. • Feitos para durar décadas, muitas vezes passados entre gerações. PREVISÕES PARA OS MÓVEIS DE QUARTO DO FUTURO – PERFIL MODERNO/PROJETADO 1. Materiais emergentes: • Compósitos sustentáveis (bambu tratado, bioplásticos, madeira reciclada). • Materiais inteligentes (superfícies que mudam de cor ou temperatura). • Uso de impressoras 3D para design sob demanda. 2. Estética e design: • Linhas minimalistas e multifuncionais. • Personalização por meio de módulos ajustáveis. • Cores neutras com toques de tecnologia (LEDs integrados, acabamentos metálicos). AQUI ESTÁ UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O PERFIL DOS MÓVEIS DE QUARTO DO PASSADO E AS TENDÊNCIAS PREVISTAS PARA O FUTURO, SEGUNDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (CHAT GPT) ESPECIAL QUARTOS
21 moveisdevalor.com.br 3. Funcionalidade: • Integração com tecnologia (camas com sensores, espelhos inteligentes, armários automatizados). • Design compacto para ambientes menores e multifuncionais. • Sustentabilidade como requisito de projeto (baixo impacto ambiental). 4. Produção: • Fabricados sob demanda com base em algoritmos de personalização. • Produção local e automatizada (fábricas inteligentes). • Economia circular (móveis projetados para desmontagem e reuso). EVOLUÇÃO DOS MÓVEIS DE QUARTO Linha do tempo visual com exemplos dos móveis de quarto do passado até as previsões para o futuro. Evolução dos estilos, funções e tecnologias aplicadas ao ambiente do quarto. 1. Século XIX – Estilo Clássico Europeu Exemplo: Cama com dossel em madeira nobre + penteadeira com espelho entalhado. • Materiais: Mogno, cerejeira, veludo. • Estilo: Luxuoso, ornamentado, artesanal. • Função: Status e conforto. • Característica: Peças grandes, fixas e duráveis. 2. Anos 1950 – Estilo Modernista / Mid-Century Exemplo: Guarda-roupa em linhas retas + cama com pés palito. • Materiais: Madeira clara, fórmica, metal. • Estilo: Funcional, clean, geometria simples. • Função: Praticidade, adaptação ao estilo de vida urbano. • Característica: Otimização de espaço com estética e leveza. 3. Anos 2000 – Estilo Contemporâneo Exemplo: Painéis planejados + cama com gavetões + guarda-roupa embutido. • Materiais: MDF, vidro, alumínio. • Estilo: Personalizado, neutro, focado em conforto. • Função: Organização e integração de ambientes. • Característica: Móveis sob medida, multifuncionais 4. 2025 e Além – Quarto Futurista Sustentável e Tecnológico Exemplo: Cama com sensores de sono e iluminação integrada + Guarda-roupa automatizado com controle por app + Móveis reconfiguráveis e dobráveis. • Materiais: Bioplásticos, tecidos inteligentes, madeira reaproveitada. • Estilo: Minimalismo funcional + tecnologia invisível. • Função: Bem-estar, sustentabilidade, adaptação a espaços compactos. • Característica: Inteligência embutida, conectividade, produção sob demanda.
22 moveisdevalor.com.br Uma seleção especial para sua loja GUARDA-ROUPA MONTEREY – EUROPA Monterey é um guarda-roupa que traduz perfeitamente o conceito de design limpo aliado à praticidade. Desenvolvido pela Móveis Europa, oferece soluções inteligentes de organização sem sobrecarregar o ambiente. O modelo conta com coluna lateral robusta em MDF de 25mm, garantindo resistência e durabilidade. Com quatro gavetas e 13 prateleiras, as portas de correr possuem sistema antiempeno, que asseguram o alinhamento ao longo do tempo, e o fundo parafusado reforça a estabilidade do móvel. O interior repleto de nichos otimiza o espaço, com mais funcionalidade e organização. GUARDA-ROUPA TERRASSA – RIMO A Móveis Rimo apresenta o Terrassa, guarda- -roupa de 6 portas criado para quem quer a união de funcionalidade, organização e design. Com um generoso espaço interno, o modelo oferece cabideiros e calceiros metálicos, compartimentos exclusivos para peças longas, maleiros amplos e prateleiras estrategicamente distribuídas. Tem 5 gavetas equipadas com corrediças telescópicas, que proporcionam abertura suave e maior durabilidade no uso diário. O design chama a atenção pelo acabamento arredondado da moldura externa, que harmoniza com os puxadores em cava na cor champagne. GUARDA-ROUPA GENOVA – SANTOS ANDIRÁ A Santos Andirá apresenta um guarda-roupa com um acabamento frontal diferente do habitual, uma textura que imita o couro - essa tecnologia foi desenvolvida por meio da pintura e da aplicação de textura. O Genova é o campeão de vendas da Santos Andirá em todos os eventos em que foi apresentado, chamando atenção por seu design, praticidade e funcionalidade. A empresa investiu em um modelo com bastante espaço interno para acomodar todos os pertences. ESPECIAL QUARTOS
23 moveisdevalor.com.br GUARDA-ROUPA PREMIUM – HENN Premium é um dos lançamentos da linha 2025, desenvolvido para quem busca aliar praticidade, elegância e modernidade. Seu grande diferencial são os cantos curvos com ripados, lançamento exclusivo Henn. O chapéu com bordas laterais arredondadas acompanha o estilo arrojado do produto. Os puxadores de alumínio, em formato orgânico na cor dourada trazem um toque de contraste com as portas; dois cabideiros amplos em alumínio; gavetas com frentes na cor Nature, com corrediças telescópicas; e portas com dobradiças de 35 mm com amortecimento. ROUPEIRO CLEO – CAEMMUN A Caemmun traz entre seus lançamentos o imponente roupeiro Cleo, de 235cm de largura. O móvel oferece amplo espaço interno, sem abrir mão do design elegante e contemporâneo. A Caemmun aposta na exclusividade do acabamento microripado que, segundo a empresa, convida ao toque e exalta a qualidade e cuidado da marca. Produzido em MDF de alta qualidade, conta com a elegância e funcionalidade dos puxadores angulares, que auxiliam no uso diário, dando um toque moderno e diferenciado ao roupeiro. LINHA MODULADA INFINITY – GENIALFLEX O modulado Infinity é feito 100% em MDF e tem uma pegada focada nos projetados, segundo anuncia a Genialflex. Com essa característica da personalização, a empresa oferece frentes lisas ou no estilo provençal (americana). Essa linha é flexível, para clientes que buscam design e praticidade, por isso, conta com todos os módulos necessários para compor um dormitório e estruturas metálicas para projetos mais arrojados, como closets. A Genialflex também oferece painéis editáveis nessa linha que ajudam a compor qualquer ambiente. A altura dos roupeiros é de 240cm.
24 moveisdevalor.com.br ROUPEIRO EVEREST – CARRARO Desenvolvido para atender às necessidades de quem valoriza praticidade e personalização, o roupeiro Everest se destaca por suas portas reversíveis. Essa característica inovadora permite que o consumidor escolha qual acabamento deseja exibir na parte interna ou externa do móvel. Ele também possui uma boa organização interna, com divisão bem ampla e planejada, oferecendo nichos que acomodam roupas de diferentes tamanhos e categorias. Feito em MDP de 15mm e acessórios de alta qualidade, o Everest é a solução ideal para quem busca um móvel durável, funcional e cheio de personalidade para o quarto. ROUPEIROS CONCEPT – ROBEL A Robel traz uma novidade para sua linha de roupeiros, os puxadores cava e embutido. A linha Concept é 100% MDF e conta com detalhes frisados, dobradiças slow motion, configuração de portas de correr ou abrir, que podem ser em MDF, espelho ou vidro reflecta. Um diferencial da linha Concept é a opção de LED, com o funcionamento através de sensor com a abertura das portas. A diversidade de medidas vai desde 1,60m até 2,70m. A linha Concept também conta com mesas de cabeceira e cômodas em MDF, com opções de puxador cava e perfil, além de detalhes frisados. As cabeceiras podem ter detalhes frisados ou em tapeçaria. CÔMODA BELLA – ACP MÓVEIS A Cômoda Bella, da ACP Móveis, é um móvel que une design sofisticado e praticidade no dia a dia. Com portas ripadas, puxadores em MDF e um acabamento moderno, o modelo oferece um visual elegante que valoriza qualquer ambiente. Conta com cinco gavetas com corrediças telescópicas, garantindo abertura suave e durabilidade no uso. O móvel também possui um balcão funcional, sapateira integrada e espaço ideal para manter tudo organizado. A cômoda Bella foi criada para oferecer beleza e utilidade, reforçando o compromisso de qualidade, durabilidade e móveis inteligentes da ACP. Na foto, a cômoda é apresentada em cinamomo e off white. ESPECIAL QUARTOS
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26 moveisdevalor.com.br ROUPEIRO SÃO CARLOS – LEIFER O roupeiro São Carlos vem se destacando na linha de dormitórios da Leifer, vem ganhando cada vez mais mercado por conta dos seus detalhes ripados e da combinação de cores cinamomo com off white. A empresa acredita que o cinamomo e o ripado vieram para ficar no mercado brasileiro. O roupeiro São Carlos possui 2,30m de altura por 2,30m de largura, é feito 100% em MDF, com pés e espelhos opcionais. O móvel combina perfeitamente com a cabeceira ripada Milano, que aparece na foto, na versão Queen de 1,58 m de largura. ROUPEIRO ATRAENTE – ZANZINI Com design contemporâneo e acabamento de alto padrão, o roupeiro Atraente, da Zanzini Móveis, se destaca como peça central em qualquer dormitório. A estrutura robusta em MDF de 15mm aliada às molduras laterais de 25mm, garantem resistência e sofisticação. Os puxadores em MDF, alinhados ao acabamento externo, conferem uniformidade visual e elegância. O interior surpreende com organização inteligente: 6 gavetas espaçosas, 2 com divisórias, e 3 cabideiros com suportes metálicos, oferecem espaço ideal para roupas, acessórios e muito mais. As corrediças telescópicas garantem suavidade e durabilidade no uso diário. ROUPEIRO R583 – KAPPESBERG A Kappesberg apresenta o roupeiro R583 como uma opção para quem busca design, funcionalidade e praticidade no dia a dia em um mesmo produto. Com portas em MDF 18mm e puxador cava embutido, se destaca pelo visual elegante e diferenciado, com um acabamento minimalista. O charme fica por conta das combinações de cores, valorizando o estilo de decoração de cada consumidor. Com seis portas com amortecimento, amplo espaço interno oferece praticidade. Os cabideiros metálicos com suporte interno, gavetas com corrediças telescópicas, permitem abertura total. O toque final fica por conta dos espelhos em corpo inteiro nas portas centrais. ESPECIAL QUARTOS
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28 moveisdevalor.com.br Madetec inova em guarda-roupas Uma das mais tradicionais empresas do segmento de móveis para sala de estar do Brasil, a Madetec, de Arapongas (PR), resolveu ingressar em um novo nicho de mercado e escolheu o segmento de quartos. Mas, para se diferenciar neste concorrido mercado, fez muita pesquisa até chegar à linha que foi lançada no início do ano na Movelsul, em fevereiro, e depois na Yes Móvel Show SP, em março. Os produtos, que começaram a chegar nas lojas a partir de abril, estão agradando os lojistas. Giancarlo Bega Pizza, diretor da Madetec, afirma que a aceitação está superando as expectativas. “As soluções de mobilidade, como a escada retrátil, e de multiplicação do espaço, como o cabideiro extensível, foram os grandes chamarizes da nossa linha de guarda-roupas Espazzo”, destaca Giancarlo, acrescentando que os primeiros a apostarem na linha foram os parceiros da marca em sala de estar. “Mas também estamos negociando com clientes novos, tanto em lojas menores quantos nas redes, especialmente as que apostam em produtos com maior valor agregado”, pontua o diretor da Madetec. Marcos Antônio Rodrigues, gerente nacional de vendas da Madetec, também reforça que os lojistas estão gostando muito da linha e que o RECONHECIDA COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES FABRICANTES DE MÓVEIS PARA SALA DE ESTAR, A EMPRESA PARANAENSE INGRESSOU NO NICHO DE QUARTOS PARA SE DIFERENCIAR, A MARCA INVESTIU EM DESIGN, MELHOR APROVEITAMENTO DE ESPAÇO E USO DE ACESSÓRIOS COMO CABIDEIRO EXTENSÍVEL E ESCADA RETRÁTIL OS PRODUTOS ESTÃO AGRADANDO LOJISTAS DE TODO O BRASIL, ESPECIALMENTE OS QUE APOSTAM EM MÓVEIS COM MAIS VALOR AGREGADO E MAIOR APELO DE VENDAS MATÉRIA DE CAPA Por Inalva Corsi, editora
29 moveisdevalor.com.br feedback que recebe é de que os guarda-roupas se assemelham a um closet. “Nas feiras percebemos a boa aceitação, inclusive com os clientes filmando e destacando os diferenciais para estimular seus clientes a procurarem o produto”, afirma, lembrando que a colocação em lojas avulsas ou pequenas redes é mais rápida. “Mas já estamos prospectando grandes redes como Magazine Luiza, Casas Bahia, Lojas Cem e Marabraz, por exemplo. Inclusive estamos desenvolvendo produtos com foco nestes clientes”, afirma, acrescentando que o suporte da fábrica, com vídeos e ações na mídia tem ajudado os clientes e até os consumidores dos produtos. “Os vídeos mostram as facilidades de montagem e destacam argumentos que podem ser usados pelos vendedores na hora do contato com o cliente”, pontua. DIFERENCIAIS DA LINHA Além do cabideiro extensível e da escada retrátil, os guarda-roupas, fabricados 100% em MDF, contam com portas com amortecedor, chapas de 15 a 25 mm e cores em sintonia com as tendências. Segundo Giancarlo, o feedback mais positivo recebido dos clientes é em relação aos acessórios, que é onde a linha mais se distancia da concorrência. “Mas o design das portas, com detalhes ripados em ângulo, também tem sido bastante elogiado”, destaca, acrescentado que os dormitórios já representam 50% das vendas da Madetec e que a meta é chegar a 60% em breve. Sobre a ampliação da linha, Giancarlo antecipa que mais dois guarda-roupas serão lançados nos próximos 60 dias, se somando aos modelos Miró, Portinari, Volpi, Dalí, Monet, além da cabeceira extensível Frida e da cômoda Tarsila. Em relação aos canais de venda, o diretor da Madetec afirma que os guarda-roupas da linha Espazzo estão disponíveis nas lojas físicas e no e-commerce, tanto em lojas individuais quanto no marketplace. “Mas já percebemos que na internet a demanda é por produtos menores, como guarda-roupas de 4 portas, por exemplo”, explica Giancarlo, acrescentando que a ideia é oferecer este tipo de produto, mas mantendo as características dos produtos maiores. “Afinal, o cliente da internet tem poder aquisitivo para comprar um móvel com maior valor agregado, mas as vezes sofre com limitação de espaço”, complementa. Giancarlo Bega Pizza, diretor da Madetec Equipe comercial da Madetec: Fábio Gasparini Dias, Emerson Dos Santos e Reinaldo de Melo Schmidtke (supervisores de venda), com Marcos Rodrigues, gerente nacional AVALIAÇÃO DOS VAREJISTAS Leonardo Valeriano, gerente de produtos do Magalu, destaca que o grande diferencial da linha Espazzo está na incorporação de atributos específicos, antes restritos aos móveis planejados. Na sua opinião, a Madetec, com um trabalho de engenharia inovador, conseguiu levar essas características premium ao público geral, sem comprometer o acesso ao produto. “Nossa grande motivação para inserir o produto no mix da rede foi a oportunidade de oferecer algo realmente diferenciado aos nossos clientes. A linha Espazzo, com suas características únicas e uma boa negociação, foram fatores decisivos para concretizar essa inclusão”, afirma, acrescentando que tanto o varejista, com a garantia de um pro-
30 moveisdevalor.com.br duto bem construído e inovador, quanto o cliente final, que se beneficia da qualidade, da organização inteligente dos espaços e dos acessórios exclusivos da Madetec, saem ganhando. Segundo Leonardo, encontrar móveis que combinam design atual, qualidade e preço acessível, é um desafio constante. “A linha Espazzo é um excelente exemplo de como superar essa barreira, oferecendo produtos que seguem as últimas tendências de cores, composição e acabamento, sem pesar no bolso do cliente”, destaca o comprador do Magalu, que também acredita que o consumidor deseja um produto duradouro, que atenda às suas necessidades por anos, seja ele seriado ou planejado. “O que realmente faz a diferença é quando um produto seriado oferece a mesma qualidade e atenção aos detalhes de um móvel planejado. A linha da Madetec se destaca exatamente por isso, com materiais de alta qualidade e acessórios bem pensados”, completa. Para encerrar, Leonardo acrescenta que dormitórios é uma das principais famílias de produtos dentre da categoria móveis do Magalu, que tem as vendas equilibradas nos canais físico e digital. Mateus Mistura Figueiredo, sócio administrador do Lojão Progresso, de Blumenau (SC), que já é cliente da linha de racks e homes da Madetec, também avalia positivamente a Espazzo. “Esta linha de roupeiros nos surpreendeu pela inovação ao apresentar o exclusivo cabideiro extensível, algo inédito em roupeiros de lojas. Além disso, o ótimo acabamento também foi um dos diferenciais para a escolha do produto para vendermos aqui na loja”, afirma Mateus. Segundo ele, o Lojão Progresso conta com 5 pontos de venda em Blumenau, mas optaram por colocar a linha Espazzo em uma das lojas para testar o produto. “Já tivemos diversos feedbacks positivos de nossos clientes e com certeza será um sucesso nas vendas em todas as nossas filiais”, comemora. Ele ainda acrescenta que o Lojão Progresso está completando 30 anos e a direção sempre busca trabalhar com produtos que tenham qualidade e empresas parceiras que deem suporte e entrega rápida, como é o caso da Madetec. Leonardo Valeriano, gerente de produtos do Magalu Mateus Mistura Figueiredo, sócio administrador do Lojão Progresso MATÉRIA DE CAPA
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32 moveisdevalor.com.br DO ZERO AO TOPO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado Gazin, um ícone do varejo "pé no chão" Aos 76 anos de idade, Mario Gazin cultiva modéstia e simplicidade. São as suas credenciais. Dono de uma abordagem descomplicada e sem rodeios ele possui visão clara e objetiva do que quer, sempre conectado à realidade. O tempo mostrou que estava no caminho certo. Era ainda menor de idade quando iniciou no varejo e ergueu um conglomerado de R$ 10 bilhões (faturamento de 2024), 420 unidades de negócios, incluindo centros de distribuição, fábricas, lojas, assistências e 13 mil funcionários, sendo 11 mil diretos. Desde os 5 anos de idade madrugava para ajudar o pai na pequena lavoura de café em Cidade Gaúcha (PR), embora tenha nascido em Oscar Bressane, interior de São Paulo. Mas seus sonhos já eram ousados e sua inquietude não encontrava fronteiras. Costuma dizer que o despertar para o empreendedorismo aconteceu aos 11 anos. Foi quando teve uma espécie de chamado que prenunciava a sua futura vocação. Esse é o marco ZERO que o impulsionaria a trilhar o próprio caminho. Sua trajetória guarda similaridades com a de titãs mundiais, como Sam Walton (Walmart), que aos 11 anos abriu sua primeira loja; e de Ingvar Kamprad (IKEA), que cresceu em uma vila rural na Suécia e começou a construir seu império aos 17 anos de idade. A diferença é que enquanto Walton pegou sua poupança e um empréstimo e Ingvar recebeu dinheiro do pai como prêmio por ter ido bem na escola para iniciarem os seus negócios, Mario iniciou com um Jeep modelo CJ-3A, ano 1958, motor de 4 cilindros, 60 HP de potência, câmbio de três marchas e tração nas quatro rodas. Tinha 15 anos de idade quando o comprou, com a poupança de trabalhos extras que fazia fora da jornada habitual e cujos salários, esses sim, entregues aos pais. Dirigia com autorização de um coronel da polícia. Sua determinação em crescer levou-o a Douradina, a cerca de 50 km de onde morava, um pequeno Eldorado onde trabalhou em uma loja de móveis e ao mesmo tempo, em um secos & molhados. Fora do horário, fazia “bicos” em uma sapataria e na única padaria da cidade. EM DIREÇÃO AO NORTE O dono da loja, Celi Pereira, certa vez avisou que iria encerrar as atividades. “Se tivesse dinheiro, eu comprava” refletiu em voz alta COM 17 ANOS DE IDADE, MARIO GAZIN COMEÇOU DO ZERO, TROCOU UM JEEP POR UMA LOJA DE MÓVEIS E SEIS DÉCADAS DEPOIS A TRANSFORMOU EM UMA GIGANTE DO VAREJO COM RECEITA DE R$ 10 BILHÕES DETERMINADO, ABRIU CENTENAS DE FILIAIS NA MESMA DIREÇÃO EM QUE A MIGRAÇÃO DE AGRICULTORES DO RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ SE DESLOCAVA, O NORTE, MOSTRANDO COMO SE PODE CHEGAR AO TOPO
33 moveisdevalor.com.br o jovem de 17 anos. “Eu pego o seu jipe”, retrucou Celi, adicionando ainda uma quantia em dinheiro. A família toda se envolveu e assim, no dia 13 de dezembro de 1966, nascia a Gazin. Celi e Sebastião, o dono do então secos & molhados, foram fontes de ensinamentos. O primeiro o orientou a ganhar dinheiro, embora não fosse administrador de mão cheia, e com o segundo aprendeu a ser administrador. O começo foi difícil, sem dinheiro e poucas vendas, mas nada é tão ruim que não possa piorar, diz o ditado. Antes de completar dez anos e com sortimento expandido para eletrodomésticos e bicicletas, além de móveis, uma geada extrema atingiu o Paraná em julho de 1975, batizada de geada negra, porque “queimava” as plantas, afetando não apenas a produção imediata, mas a capacidade de recuperação para safras futuras. Isso gerou o êxodo dos agricultores na direção do Centro-Oeste e Norte. A cidade de 33 mil habitantes se viu com apenas 4 mil. Aqui entra o senso de oportunidade. Mario pegou carona na migração e direcionou a expansão do seu pequeno negócio na mesma direção – até então tinha três lojas. “Não se pensava em logística, e sim na crença que ia dar certo. E dava. Crescemos muito nessa época”, lembra. Atualmente, a Gazin está presente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Pará e Paraná. Essa estratégia de "ir atrás" dos clientes foi fundamental para consolidar a marca nessas regiões e impulsionar o crescimento da empresa. NO MEIO DO CAMINHO, O DESÂNIMO Ele é da opinião que crises nunca vão acabar no mundo e mostra poque as empresas podem crescer com elas: gastam menos, gerenciam melhor os custos. Frasista incorrigível, ele prenuncia: “Quando a coisa está muito boa, pode ter certeza de que vai piorar e quando está ruim, pode esperar que vai melhorar”. Na segunda metade dos anos 1980, após vários planos econômicos fracassados para corrigir a inflação e estabilizar a economia do país, Mario desanimou. Mário Gazin (à esquerda), em 1975, examinando uma plantação de café dizimada pela geada negra O QUE MARIO GAZIN PENSA... “O ponto de partida foi a coragem e o segundo também, quando compramos a loja”. (sobre o início da Gazin) “Quando for montar seu negócio já pense qual será o seu salário. Por quê? A empresa não é sua. Você é apenas o sócio dela. Tenha cuidado para definir e não há nada de errado nisso”. (sobre empreendedorismo) “Levo a vida na base do equilíbrio. Um dia vai para cima, outro dia vai para baixo. Mas dá certo. Acho que esse é o caminho”. (sobre a relação vida pessoal e trabalho) “Estresse tem remédio. O segredo é não o deixar tomar conta – precisa soltá-lo, não ficar abraçado a ele todos os dias”. (sobre como lidar com o estresse) “Paixão não é amor. Paixão é tesão. É aquilo que a gente quer. Eu quero, eu quero, eu quero e faz”. (sobre o segredo da motivação pelo negócio no longo prazo) “Ter 15 fábricas. Já passamos de 10. Tem que ir aumentando a meta! E quando chegar lá, dobramos”. (sobre planos para o futuro) “Não parar de fazer aquilo que acredito - é a atitude mais certa. É pensar sempre no amanhã. Esquecer o retrovisor e olhar somente na direção do para-brisa”. (sobre o modo de agir em relação a vida). Extraído da Entrevista de Mario Gazin no programa Frente a Frente, exibido pela Rede TV no dia 24 de fevereiro de 2025.
34 moveisdevalor.com.br “Vamos vender (a Gazin)”, disse para o irmão. Apareceu um comprador, mas logo em seguida o irmão indagou: o que você fará com o dinheiro? “Vou morrer”, respondeu Mario, que ouviu do irmão a mesma coisa, acrescido de um “porque não sei fazer outra coisa”. A ideia foi abortada. O nome desse comprador permaneceu oculto até fevereiro desse ano, quando Mario revelou no programa Frente a Frente, da Rede TV, que se tratava da rede Ponto Frio. LONGE DA ROTINA Há 12 anos está fora do dia a dia da administração, mas pretende continuar trabalhando, talvez diminuir o ritmo, como firmou para si mesmo. Em 2013, Osmar Della Valentina assumiu a presidência do grupo (em 2023 Gilmar Alves de Oliveira substituiu Osmar) e Mario a presidência da holding. Ele divide o tempo entre o trabalho e a fazenda, mas quem pensa naquela imagem de um senhor que deixa o tempo tomar conta do seu tempo em uma rede na varanda, está enganado. Vez ou outra é visto carregando tijolo, pedra, madeira ou passando veneno onde precisa. “Preciso dar exemplo de vida”, esclarece. É um leitor voraz. Recentemente leu em 15 dias “O Livro Negro do Comunismo”, um calhamaço de 924 páginas, que lança uma luz sobre um período estarrecedor do regime comunista de mais de sete décadas de massacres em larga escala, deportações para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões de pessoas. “Queria entender esse período”, disse, complementando que não pulou uma página. Loja em Eldorado (MS) primeira filial inaugurada em 1974 Foi a troca de um jipe como esse que deu origem aos negócios de Mario Gazin DO ZERO AO TOPO
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36 moveisdevalor.com.br A Gazin é o que é hoje por obra de um estilo de liderança caracterizado por uma forte presença prática – de fazer, colocar a mão na massa. Para Mario, empresa é como uma família e o segredo para manter todos engajados e felizes reside na inspiração e na transparência, compartilhando informações sobre objetivos, lucratividade, perdas e satisfação dos clientes. Costuma dizer que o engajamento das pessoas em um propósito comum é resultado do "Jeito Gazin". A opção pela simplicidade reforça a ideia de uma pessoa autêntica e descomplicada, acima de tudo, um visionário que se destaca pela capacidade de expandir os empreendimentos para além do varejo tradicional. E com orgulho, diz que a Gazin tem hoje 100 gerentes aptos a assumir loja em qualquer lugar. Sobre o futuro do Brasil, que acaba de completar 525 anos, pensa um pouco, exibe um sorriso e responde: “A única coisa que sei é que não vou estar aqui quando o Brasil fizer 550 anos...”. Ao longo desta entrevista, a primeira desta nova seção da revista Móveis de Valor, acompanhamos a trajetória de alguém que ousou sonhar grande mesmo quando tudo ao seu redor era pequeno. Um exemplo vivo de que não é o ponto de partida que define o destino, mas sim a coragem de continuar, a paixão pelo que se faz e a fé em cada passo dado. DO ZERO AO TOPO, esta história nos mostra que obstáculos podem ser degraus e que cada queda pode ser uma chance de recomeçar mais forte. Que essa jornada sirva de inspiração para todos que carregam um sonho no peito — porque, com determinação e propósito, é possível transformar qualquer começo em uma história extraordinária. Grupo Gazin, uma verdadeira rede de soluções UMA VERDADEIRA REDE DE SOLUÇÕES É assim que podemos definir o Grupo Gazin, que começou atuando exclusivamente no varejo de móveis e eletrodomésticos em 1966, mas que sempre esteve atento às oportunidades de oferecer aos seus clientes o que desejavam e necessitavam. Hoje, mais de 10 empresas integram o grupo. • Varejo de móveis e eletrodomésticos • Atacado • Indústrias de colchões e molas • Serviços de garantia estendida • Consórcio • Financeira • Agência de viagens • Negócios no agronegócio • Posto de combustíveis • Fábrica de mesas, cadeiras, cômodas, espuma e estofados • Banco digital DO ZERO AO TOPO
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38 moveisdevalor.com.br Mercado de franquias cresce e vira oportunidade Segundo o último relatório divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento nominal de 13,5% no faturamento em 2024, totalizando R$ 273 bilhões, superando a projeção inicial de 10% feita pela entidade. Se levarmos isso em consideração, esse modelo de negócios parece ser uma ótima alternativa para as empresas do setor de móveis e colchões, inclusive com o bom exemplo de sucesso da Ortobom, que figura entre as 10 maiores redes de franquias no Brasil. Por isso, buscamos entender por que as indústrias de colchões são as que mais parecem se interessar e quais as diferenças e vantagens das franquias e lojas exclusivas – outro modelo bastante adotado pelo setor. Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF, afirma que 18 marcas do segmento de móveis e colchões são associadas à entidade, o que representa uma presença relevante e ativa no mercado de franchising. “Cabe destacar que o franchising é uma estratégia extremamente eficaz para o desenvolvimento de marcas, sobretudo quando há a formação de uma franqueadora sólida e um planejamento estruturado de canais de venda, seja multichannel ou omnichannel”, comenta. Ele pontua que “tudo depende dos objetivos estratégicos da empresa, mas, sem dúvida, ao analisar a franquia como canal de expansão e aproximação com o consumidor, identifica-se uma alternativa bastante consistente e promissora”. O MODELO DE FRANQUIAS É MUITO INTERESSANTE PARA O SETOR MOVELEIRO E COLCHOEIRO, E JÁ POSSUI ÓTIMOS EXEMPLOS QUE DERAM CERTO RELATÓRIO DA ABF INDICA QUE O CRESCIMENTO NOMINAL DO MERCADO BRASILEIRO DE FRANQUIAS FOI DE 13,5% NO FATURAMENTO EM 2024 DESTAQUE DO VAREJO Por Natalia Concentino, jornalista
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