39 moveisdevalor.com.br O diretor da ABF também destaca outros benefícios das franquias. “Transformar uma marca em franquia permite expandir o negócio utilizando o capital de terceiros, o que reduz os riscos e os custos diretos da empresa franqueadora. Além disso, o modelo proporciona padronização de processos, facilita a replicação do conceito e contribui para o fortalecimento da identidade da marca em diferentes regiões”, explica, lembrando que ainda há a vantagem da geração de receitas recorrentes por meio de taxas de franquia, royalties e fundos de marketing. “O engajamento dos franqueados, que atuam como operadores locais comprometidos com o sucesso das unidades, somado aos ganhos de escala nas negociações com fornecedores, impulsiona a competitividade e a presença da marca no mercado”, acrescenta Rodrigo. Rodrigo Abreu cita também quais as vantagens e desvantagens das franquias em relação às lojas exclusivas. “A franquia oferece um modelo de negócio testado, produtos ou serviços prontos, suporte e treinamento da franqueadora, acesso a uma marca reconhecida, ao poder de compra da rede e ações de marketing, dentre muitos outros. Com isso, vem também algumas responsabilidades, principalmente a necessidade de seguir padrões e regras, reportar dados à franqueadora, cumprir obrigações contratuais e contribuir com as taxas devidas”, analisa. O diretor de marketing e comunicação da ABF faz um contraponto. “Em tese, no negócio próprio, o empresário tem mais liberdade e até agilidade para tomar algumas decisões, mas deve fazer tudo isso sozinho, sem ter acesso à experiência e recursos de uma rede”. E, Rodrigo traz sua consideração por meio de sua experiência na ABF: “De acordo com o objetivo particular, o empresário deve fazer a ponderação de qual formato se encaixa melhor pare ele, porém, ressaltamos que o modelo de franquias traz muitas vantagens para quem está abrindo seu primeiro negócio, tanto que a taxa de mortalidade é muito inferior à de negócios isolados”. Todos esses diferenciais fazem com que o segundo modelo citado seja uma opção muito interessante para quem deseja empreender com Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF liberdade e trazer a sua cara e o seu estilo de gestão para um negócio — e, ainda assim, contar com os produtos de qualidade de uma marca certificada e com o apoio de quem atua há anos no mercado. ANJOS COLCHÕES APOSTA EM FRANQUIAS Com a criação da Anjos Franchising, em 2007, a Anjos Colchões & Sofás deu início ao seu projeto da rede de franquias, que tinha como missão acelerar o processo de expansão da marca em âmbito nacional. Hoje, a Anjos está presente em 24 estados brasileiros e possui unidades operando no Paraguai e Uruguai. “No total, estimase que toda a rede, contando franqueados e franqueadora, gere mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos”, informa Leonardo dos Anjos, diretor de franquias. “Desde que iniciou o modelo de franchising em 2007, com a inauguração da primeira loja franqueada em Presidente Prudente (SP), a Anjos Colchões & Sofás apresentou um crescimento notável. Em 2006, antes da implantação do franchising, contá-
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