Móveis de Valor - Edição 246

44 moveisdevalor.com.br concorrência interna, ou seja, há uma separação do catálogo de produtos entre e-commerce, atacado, grandes magazines e lojas físicas. De acordo com a Castor, no modelo Smart (de custo reduzido), a empresa arca com a fechada e 100% da montagem da loja e, no modelo tradicional, os custos são do franqueado, com possibilidade de financiamento da própria Castor. E a empresa oferece mais uma vantagem para reduzir os custos operacionais, que é a absorção das taxas de cartão de crédito para aumentar a margem de lucro do franqueado. Quer investir no modelo de franquias? Confira as dicas Segundo Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da Associação Brasileira de Franchising, para marcas dos setores moveleiro e colchoeiro que desejam investir nesse modelo o primeiro passo é garantir a padronização e escalabilidade do negócio. “Isso significa estruturar processos de produção, logística e atendimento de forma replicável em diferentes regiões, assegurando uma operação eficiente para os franqueados”, avisa. “Também é fundamental definir um posicionamento de marca claro e atrativo, destacando diferenciais como design, qualidade, inovação, sustentabilidade ou personalização. Como o ponto de venda físico tem grande peso nesse setor, o projeto das lojas deve priorizar a experiência sensorial do cliente, com showrooms bem ambientados e voltados para a experimentação dos produtos”, prossegue Rodrigo. O profissional também lembra que a franqueadora deve oferecer suporte técnico contínuo aos franqueados, incluindo treinamento em vendas, gestão e atendimento, bem como apoio em marketing local e controle operacional. “A logística também exige atenção, devido ao porte e custo dos produtos — centros de distribuição regionais ou parcerias com operadores logísticos são estratégias recomendadas para otimizar entregas”. Para finalizar, ele alerta que é importante realizar testes com unidades piloto para validar o modelo em diferentes regiões. “Assim é possível ajustar a oferta conforme a demanda local. Com essa base bem estruturada, a expansão por franquias pode ocorrer de forma sustentável, com ganhos de escala e maior competitividade no mercado”, conclui. CASTOR ADOTA OS DOIS MODELOS A Colchões Castor trata franquias e lojas exclusivas da mesma forma. “Ao contrário de 90% das franquias do Brasil, a Castor não cobra a taxa de franquia”, além de possuir dois modelos de negócio, um deles com estoque consignado e capital de giro reduzido. O que a Castor diz ser diferente entre exclusivas e franquias é apenas a gestão, mas tudo é igual dentro e fora da loja em si, pois são tratadas como franquias. A empresa informa que é feita uma diferenciação entre canais de venda para que não haja DESTAQUE DO VAREJO

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