48 moveisdevalor.com.br Estratégias de pós-vendas aumentam a retenção de clientes em até 42% O que acontece depois da venda pode ser ainda mais importante do que o momento da compra. Um pós-venda bem estruturado não é apenas um detalhe no atendimento ao cliente, mas a chave para fidelização, crescimento e diferenciação no mercado. Atualmente, em um cenário onde os consumidores esperam respostas quase instantâneas, aqueles que investem em um relacionamento sólido pós-compra saem na frente. De acordo com um estudo da DT Network, 64% dos consumidores esperam uma resposta em tempo real ao entrarem em contato com uma empresa por mensagem. E a recompensa para quem atende a essa expectativa é alta: um atendimento rápido pode aumentar a taxa de retenção de clientes em até 42%. O especialista em gestão de lojas, Ermelino Espíndola, explica que a razão de uma loja existir é vender, portanto, o cliente, de forma mais do que direta, é essa própria razão. Segundo ele, atender às expectativas desse cliente não se encerra na conclusão da venda, é preciso dar a segurança e tranquilidade de que o produto adquirido tem garantia. “É transmitida a imagem para o cliente de que ele não é lembrado somente para comprar, mas que há um compromisso da loja em atender suas necessidades e desejos efetivamente, promovendo uma ótima experiência de compra”, comenta. Outro levantamento, da consultoria Bain & Company, reforça a importância de investir na retenção: aumentar a taxa de fidelização de clientes em apenas 5% pode elevar os lucros da empresa entre 64% DOS CONSUMIDORES ESPERAM UMA RESPOSTA EM TEMPO REAL AO ENTRAREM EM CONTATO COM UMA EMPRESA POR MENSAGEM IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS EFICAZES PODE SER O PASSO DECISIVO PARA TRANSFORMAR CLIENTES OCASIONAIS EM COMPRADORES FREQUENTES O PÓS-VENDA NÃO APENAS FIDELIZA CLIENTES, MAS TAMBÉM IMPULSIONA O CRESCIMENTO E DIFERENCIA A EMPRESA DA CONCORRÊNCIA DESTAQUE DO VAREJO Por João Caetano Guimarães, jornalista
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