49 moveisdevalor.com.br 25% e 95%, dependendo do setor. Ou seja, um pós-venda bem-feito não é só uma questão de atendimento é um investimento estratégico que impacta diretamente os resultados do negócio. “Todo cliente que entre numa loja tem um problema para resolver, o que fideliza mesmo é quando esse problema é resolvido de uma maneira profissional e encantadora”, acrescenta Espíndola. Ermelino ainda aponta que lojas apresentam um custo de aquisição de novos clientes e esse custo é significativo, os investimentos em publicidade e propaganda não são pequenos para atrair a atenção dos consumidores, portanto, para ele, não faz sentido não tentar fidelizar o cliente que já deu preferência para a loja. “Os clientes preferem lojas conhecidas, que confiam, que têm certeza da qualidade do atendimento e dos produtos que encontram, conhecem os níveis de preço e do pós-vendas.”, explica. Para Alberto Filho, CEO da Poli Digital, empresa especializada na automação de canais de atendimento, a solução para um pós-venda eficiente, independentemente do tamanho do negócio, está na personalização e na tecnologia. Alberto cita quatro passos que ajudam a transformar o pós-venda em um diferencial competitivo: proximidade, automação, fidelização e suporte proativo. PEQUENAS EMPRESAS: PROXIMIDADE E SEGMENTAÇÃO Se o volume de vendas não é tão grande, a dica é apostar em um contato mais direto. Listas de transmissão, por exemplo, são uma ferramenta poderosa para manter a conexão com os clientes. “Através dessa estratégia, é possível enviar mensagens personalizadas e relevantes, oferecendo suporte, dicas de uso, promoções exclusivas e novidades. O segredo está na segmentação, garantindo que cada mensagem faça sentido para o cliente e não seja apenas mais um disparo genérico”, explica Alberto. Ermelino também traz uma análise de vendas para pequenas empresas, afirmando que a estratégia pós-vendas é essencial para todo e qualquer tipo de produto ou serviço. “Alguns nichos exigem uma maior intensidade de pós-vendas, como é o caso do segmento de móveis, por exemplo, onde a entrega e montagem são quase uma regra geral, mas creio que a oportunidade de pelo menos interagir com o cliente no pós-vendas é essencial” analisa. Ermelino Espíndola, especialista em gestão de lojas Alberto Filho, CEO da Poli Digital Uso de tecnologia torna mais fácil o atendimento do cliente no pós-venda GRANDES NEGÓCIOS: AUTOMAÇÃO PARA ESCALAR O ATENDIMENTO Já para empresas que lidam com um grande volume de vendas, a tecnologia se torna essencial para manter um pós-venda eficiente sem sobrecarregar a equipe. A integração com as APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) oficiais dos principais aplicativos de mensagens permite automatizar processos, como envio de mensagens de boas-vindas, confirmações de compra, lembretes de pagamento e pesquisas de satisfação. “Essa automação melhora a experiência do cliente, mantém o contato próximo, mesmo em grande escala, e libera a equipe para focar em tarefas mais estratégicas”, destaca o CEO da Poli Digital. Ermelino traz um outro exemplo que concorda com os
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