Móveis de Valor - Edição 247

ANO 24 • EDIÇÃO 247 • JUNHO DE 2025 O FAROL DO MERCADO MOVELEIRO Chegou uma nova geração de colchões Interzum traz soluções para a sustentabilidade Móvel Brasil e Movinter reforçam posição de polos Paguei impostos a mais. Como receber de volta? @moveisdevalor

4 moveisdevalor.com.br Por Inalva Corsi, editora Sempre que uma nova edição é finalizada, a minha sensação como editora é de alegria. Mas, algumas edições me dão uma satisfação ainda maior. É o caso desta, onde temos uma super cobertura de feiras, que começa pela Interzum 2025, realizada na Alemanha, passa por feiras regionais, como Móvel Brasil, em Santa Catarina, até Movinter, em São Paulo. A cobertura da Interzum ocupa 20 páginas e apresenta minha visão sobre as inovações que vi ao longo de uma semana nesta que é considera a mais importante feira mundial para tecnologia e suprimentos para móveis e colchões. Aliás, a área de colchões concentrou o maior volume de inovação e mereceu uma matéria à parte. A principal preocupação dos expositores se concentrou na sustentabilidade, e isso ficou evidente no lançamento de máquinas com maior produtividade e menor consumo de energia, tecidos monofilamentos e com diferentes propriedades (com destaque para resfriamento), molejos que reduzem a quantidade de espuma no colchão, espumas feitas com recursos renováveis e que utilizam bioprodutos, e látex natural com certificação de origem orgânica. Tudo isso objetiva a logística reversa, que bate à porta das indústrias em muitos países e que, em breve, deve chegar ao Brasil. E esta edição tem como tema especial os colchões, onde apresentamos um levantamento com o número de fábricas, onde elas estão concentradas e quantos empregos geram. Tudo com base em novo levantamento do Cadastro Central de Empresas, que agora leva em conta todas as empresas ativas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Receita Federal. Também mostramos o desempenho das vendas de colchões no e-commerce e como a tecnologia, através de sensores e dispositivos, pode contribuir para um sono de qualidade. Além disso, apresentamos uma seleção de colchões inteligentes e destacamos a inauguração de uma fábrica para reciclagem de colchões inaugurada na França, com apoio da Ikea. As empresas brasileiras estão atentas à sinalização do mercado e algumas, como a Castor, investem cada vez mais em produtos sustentáveis. Ou a Gazin, que aposta na agregação de valor aos seus produtos. Mas, esta edição tem outros conteúdos interessantes na editoria de Economia, que mostra como recuperar tributos pagos a mais; e a de Inovação, que destaca o uso de energia integrada ao design como uma tendência nos móveis. E a editoria "O Sucessor" deste mês abre espaço para o case do jovem Diego Munhoz, considerado o arquiteto de uma sucessão bem planejada na Móveis Caemmum. Aproveite a leitura e nos siga nas redes sociais. REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 - 3º andar CEP 81070-430 - Portão Curitiba – PR – Brasil CONTATO Fone (41) 99912-9877 www.moveisdevalor.com.br moveisdevalor@moveisdevalor.com.br DIRETORES Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br REDAÇÃO Inalva Corsi – 3035 PR Jornalista Responsável inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino – 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br João Caetano Guimarães caetano@moveisdevalor.com.br Guilherme Arruda – 5955 RS Jornalista convidado guilherme@moveisdevalor.com.br DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br ASSINATURAS E CIRCULAÇÃO assina@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUL Inalva Corsi - (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUDESTE Cidinha Leal - (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br CARTA DA EDITORA @moveisdevalor Acesse a versão digital desta edição

5 moveisdevalor.com.br SUMÁRIO NOSSA CAPA Ilustra capa desta edição colchão Green Star, da Castor www.colchoescastor.com.br (14) 3302-2855 96 INOVAÇÃO Energia integrada ao design é tendência nos móveis 100 O SUCESSOR Diego Munhoz é o arquiteto de uma sucessão planejada SEÇÕES 08 CÁ ENTRE NÓS Futurologia: Como será o 2º. semestre para móveis? 10 PONTO DE VENDA Índice da Cielo mostra vendas no varejo em alta de 1% em maio 42 FEIRAS E EVENTOS Interzum mostra soluções para a transformação sustentável 50 FEIRAS E EVENTOS Feira mostra que vem aí uma nova geração de colchões 14 ESPECIAL COLCHÕES Sul e Sudeste concentram 57% das fábricas no Brasil 18 ESPECIAL COLCHÕES Veja o que impulsiona a venda de colchões no e-commerce 24 ESPECIAL COLCHÕES Será que dispositivos e sensores ajudam a saúde do sono? 32 ESPECIAL COLCHÕES Ikea apoia construção de fábrica de reciclagem na França 36 ESPECIAL COLCHÕES Gazin prova que agregar valor aos colchões é chave do sucesso 40 DESTAQUE DE CAPA Castor lança linha Green Star®, de produtos sustentáveis 94 ECONOMIA O que fazer quando sua empresa pagou impostos a mais? 62 FEIRAS E EVENTOS Conheça os grandes vencedores do Prêmio Interzum 2025 68 FEIRAS E EVENTOS Assim como Interzum, Ligna tem foco no sustentável 72 FEIRAS E EVENTOS Movinter atrai bom público e projeta recorde de vendas 78 FEIRAS E EVENTOS Móvel Brasil consolida posição do polo catarinense em 2025 88 FEIRAS E EVENTOS NRF Ásia envia advertências sobre o futuro do varejo 106 NOTAS INDÚSTRIA Produção de wmóveis oscila refletindo desempenho do varejo

6 moveisdevalor.com.br

7 moveisdevalor.com.br

8 moveisdevalor.com.br PREOCUPAÇÕES COM O FUTURO FINANCEIRO Mesmo antes da incerteza econômica desencadeada pelas tarifas generalizadas de Donald Trump, muitas pessoas já estavam preocupadas com seu futuro financeiro. Pesquisa da Statista mostra que quatro em cada dez entrevistados no Canadá e no México expressaram preocupações sobre o tema no ano passado. Nos Estados Unidos e no Brasil 37% dos entrevistados disseram o mesmo, enquanto na Índia e na China a parcela de entrevistados preocupados com seu futuro financeiro foi menor, 27% e 13%, respectivamente, como se vê no gráfico abaixo. ANTIDUMPING NO POLIOL: ALTO RISCO DE DISTORÇÃO GRAVE NO MERCADO Aplicar medidas antidumping em um cenário econômico global desafiador pode gerar distorções no mercado interno, premiando empresas que não estão competitivas e penalizando fabricantes e consumidores que hoje dependem de preços mais baixos de insumos para sobreviver. É o que deve acontecer se o governo concordar com aplicação de taxa extra na importação de poliol, matéria prima básica para produção de espumas para o setor de colchões e estofados, que chega a representar 55% no custo da espuma. O uso inadequado de tarifas antidumping, em um momento de fragilidade econômica, pode gerar mais danos do que benefícios. É hora de olhar para o todo — e não apenas para o elo mais vocal da cadeia. FUTUROLOGIA: COMO SERÁ O 2º SEMESTRE PARA MÓVEIS? A constante oscilação da produção nos primeiros meses reflete o comportamento do varejo, claro. Vende pouco, reduz a produção dentro da margem adequada considerando os custos fixos. Até abril, última pesquisa do IBGE, as vendas de móveis não foram bem. O volume recuou 2,4% e a receita nominal subiu apenas 0,2%, motivada pela correção de preços de acordo com a inflação. Mas, com o aumento de dinheiro disponível para consumo da população, graças as benesses do governo federal, o varejo deve acelerar as vendas no segundo semestre. Nossa estimativa é que o comércio de móveis feche o ano com alta entre 4 e 5%. Quem viver, verá! BRASIL GANHA 22 MIL LOJAS DE MÓVEIS, COMO ASSIM? O Brasil possui 71.509 pontos de venda especializados na venda de móveis e colchões – dois terços nas regiões Sul (16.332) e Sudeste (31.052) conforme pesquisa do IBGE tendo 2022 como ano base – o aumento é de 45,6% em relação as 49.106 empresas existentes em 2018. Em números absolutos, são 22,4 mil lojas a mais no período. Como assim, pergunta você. Isso decorre de uma nova metodologia utilizada pelo IBGE, não apenas para pesquisar varejo, mas também indústria. O IBGE explica: Essa diferença se deve, essencialmente, a adoção de um novo modelo para o levantamento dos dados, cujas mudanças impactaram nas estatísticas anteriores, de 2007 a 2021. Entre as alterações estão a inclusão de declaração da RAIS Negativa, e utilização dos registros da Receita Federal como fontes prioritárias de estabelecimentos – até então a regra era RAIS/eSocial. Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor

9 moveisdevalor.com.br

10 moveisdevalor.com.br WALMART SUPERA AMAZON COMO MAIOR EMPRESA DOS EUA A Fortune divulgou no dia 2 de junho a edição 2025 do seu tradicional ranking Fortune 500, que lista as maiores empresas dos Estados Unidos por receita. O Walmart permanece na liderança pelo 13º ano consecutivo, seguido por Amazon e UnitedHealth Group. O top 10 ainda inclui Apple, CVS Health, Berkshire Hathaway, Alphabet, ExxonMobil, McKesson e Cencora. Juntas, essas empresas somaram US$ 4,2 trilhões em receita no ano fiscal de 2024. Ao todo, as 500 companhias listadas geraram US$ 19,9 trilhões em receitas e US$ 1,87 trilhão em lucros, ambos recordes, além de empregarem 31 milhões de pessoas globalmente. Apenas 22 empresas foram substituídas em relação ao ano anterior, segundo a Fortune — o segundo menor número em 30 anos. ÍNDICE DA CIELO MOSTRA VENDAS NO VAREJO EM ALTA DE 1% EM MAIO As vendas no varejo brasileiro cresceram 1% em maio ante o mesmo período do ano passado, descontada a inflação, no segundo mês seguido de alta, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela empresa de meios de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco. Em termos nominais, houve incremento de 7%, mostrou o ICVA. Nessa métrica, houve acréscimo de 4% no comércio eletrônico e de 8% nas vendas presenciais. Os três macrossetores do varejo registraram crescimento. Serviços, com alta de 2,8%, ajudado por turismo e transporte, enquanto bens duráveis e semiduráveis avançaram 0,8% puxado por móveis, eletro e departamento, e bens não duráveis, teve aumento de 0,4%, com maior contribuição de drogarias e farmácias. PREÇO DE COLCHÃO DISPARA E MÓVEL FICA ABAIXO DO IPCA GERAL NO ANO Depois de passar todo o ano de 2024 com índices negativos nos preços de varejo, em 2025 o item colchão disparou 5,58% nos primeiros cinco meses. Número muito diferente do índice de móveis que ficou em 1,55% ante 2,75% do Geral no mesmo período. Ainda por subitem, móvel infantil registra deflação (-0,76%) e o segundo maior índice é de salas com alta de 1,84%. Por região, a maior alta no preço dos móveis de janeiro a maio foi verificada em Curitiba (5,23%) enquanto São Paulo e Recife registraram deflação com -0,94% e -0,93%, respectivamente. A capital do Paraná tem as maiores altas também no subitem sala, o Recife em cozinha, ficando com Porto Alegre o título de maior alta em móvel de quarto. SHOPEE PENSA MÓVEIS E REFORÇA PRESENÇA NO NORTE E NORDESTE A Shopee acaba de inaugurar um hub logístico em Porto Velho, Roraima, ampliando sua presença na região Norte do Brasil. Essa é a quarta unidade da empresa na região, que já conta com operações em Manaus (AM), Palmas (TO) e Belém (PA). O novo centro vai aumentar a capacidade operacional da plataforma e garantir entregas mais rápidas para consumidores e vendedores locais. No Brasil, a Shopee já opera 12 centros de distribuição, mais de 150 hubs de primeira e última milha, além de 2.800 agências Shopee. Em maio abriu o 13º CD na região metropolitana do Recife. A Shopee é uma ameaça direta ao Mercado Livre e à Amazon no mercado nacional. E hoje o segmento de móveis é uma das prioridades da Shopee que tem, inclusive, enviado suas equipes a todas as feiras de móveis que acontecem no país. PONTO DE VENDA

11 moveisdevalor.com.br

12 moveisdevalor.com.br

13 moveisdevalor.com.br

14 moveisdevalor.com.br Sul e Sudeste concentram 57% das fábricas no Brasil O estado de São Paulo pode ter o maior número de fábricas de colchões do país, somando 146 unidades, mas Goiânia tem tudo para ser considerada a capital brasileira de colchões, a julgar o número de fábricas existentes na capital de Goiás: são 31 empresas, duas a mais que Maringá (PR) e da capital paulista, conforme o Cadastro Central de Empresas (Cempre) divulgado recentemente pelo IBGE com informações relativas ao ano de 2022. Ao todo, o país conta com 836 unidades, emprega 14.350 trabalhadores, dos quais 95,6% são assalariados. Como consequência da adoção de novos critérios para coleta de dados, há diferenças para mais no número de empresas nesse levantamento em relação a base de dados das pesquisas realizadas entre 2007 e 2021. Quando se trata de concentração de unidades produtoras de colchões o eixo se desloca para as regiões Sudeste e Sul que possuem 248 e 232 unidades e representatividade de 29,7% e 27,7%, nessa ordem – uma acumulação que corresponde a mais da metade das fábricas especializadas. A terceira força é o polo do Nordeste, que aparece com 202 fábricas e 24,2% de participação, seguido do CentroOeste, com 110 fábricas (13,1%). O lanterna é o Norte, que tem apenas 44 empresas e 5,3% de participação. O SETOR COLCHOEIRO CONTA COM 836 UNIDADES FABRIS CONCENTRADAS EM 348 DOS 5.570 MUNICÍPIOS PESQUISADOS, SEGUNDO OS DADOS DO IBGE ESPECIAL COLCHÕES Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

15 moveisdevalor.com.br Um dado que chama a atenção é que toda a produção de colchões está reduzida a 348 dos 5.570 municípios, o que equivale a apenas 6,2% de todo o território – sendo que 259 delas (75%) são cidades que possuem entre uma e duas unidades industriais. Maringá (PR) lidera o ranking de cidade que mais emprega: são 1.096 trabalhadores espalhados por 29 empresas. O que dizer de Anápolis, que tem 6 fábricas e 967 pessoas ocupadas, ou Santo Antonio de Jesus (BA), com 8 fábricas e 915 trabalhadores? Este é o mapa do setor produtivo de colchões no Brasil, segundo a nova metodologia de pesquisa implantada pelo IBGE em 2022. NOTA DE ESCLARECIMENTO (...) Com isso, a partir do ano de referência 2022, as estatísticas do Cempre passam a incorporar todas as empresas ativas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, ainda que não tenham declarado eSocial.

16 moveisdevalor.com.br Essa mudança contribuiu para a inclusão no Cempre de aproximadamente 4,6 milhões de estabelecimentos. Portanto, devido ao processo de transição para o eSocial – que ainda não está concluído – e das recentes alterações metodológicas, foi necessária a quebra de série. Cabe destacar como principais impactos, no ano de referência de 2022, o aumento expressivo do número de estabelecimentos; o aumento no número de pessoas assalariadas; e a variação no quantitativo de sócios e proprietários que não podem ser explicados apenas pela própria dinâmica econômica. Mais informações sobre as mudanças implementadas pelo IBGE podem ser obtidas aqui: ESPECIAL COLCHÕES

17 moveisdevalor.com.br

18 moveisdevalor.com.br Colchões no e-commerce: veja qual o principal impulsionador O crescimento do comércio eletrônico no setor de colchões tem sido uma das mudanças mais significativas dos últimos anos. O mercado de colchões online cresceu devido a vários fatores-chave: avanços tecnológicos, estratégias de varejo em constante evolução e uma mudança acentuada nas preferências dos consumidores em relação às compras online. A pandemia acelerou essas tendências, levando mais pessoas a fazer compras de grande porte — como colchões — no conforto de suas casas. Avaliado em aproximadamente US$ 15 bilhões, de acordo com o relatório do CSIL “E-commerce na indústria de colchões”, o segmento online representa cerca de 23% do mercado global de colchões. MERCADO MUNDIAL NO E-COMMERCE Embora o comércio eletrônico de colchões seja um fenômeno global, sua adoção varia significativamente de acordo com a região. A América do Norte lidera, respondendo por cerca de US$ 7 bilhões em vendas online de colchões. Os EUA ostentam a maior penetração em termos de colchões comprados online. A conveniência de receber um colchão diretamente na porta, aliada a inovações como o conceito "bed-in-a-box", tornou os EUA um polo de varejo online de colchões. Depois da América do Norte, a região Ásia-Pacífico — liderada pela China — é o segundo maior mercado para vendas online de colchões. EMBORA O COMÉRCIO ELETRÔNICO DE COLCHÕES SEJA UM FENÔMENO GLOBAL, SUA ADOÇÃO VARIA SIGNIFICATIVAMENTE DE ACORDO COM A REGIÃO UM DOS PRINCIPAIS IMPULSIONADORES DO BOOM DE COLCHÕES NO E-COMMERCE É A POPULARIDADE DOS COLCHÕES "BED-IN-A-BOX" PRESSÕES INFLACIONÁRIAS AUMENTAM OS CUSTOS DE PRODUÇÃO, REDUZINDO MARGENS DE LUCRO TANTO DE FABRICANTES QUANTO DE VAREJISTAS ESPECIAL COLCHÕES

19 moveisdevalor.com.br A Índia, embora menor, vem apresentando rápido crescimento. A Europa ocupa o terceiro lugar, com 18% das vendas de colchões ocorrendo online, impulsionadas pelo Reino Unido, Alemanha e França. Considerando cada país individualmente, EUA, Coreia do Sul, Alemanha, Canadá e Reino Unido apresentam taxas de vendas online acima da média global. Em contraste, países como França, China, Espanha, Itália e Índia apresentam níveis relativamente menores de penetração do e-commerce no mercado de colchões. PRINCIPAIS IMPULSIONADORES DE CRESCIMENTO Um dos principais impulsionadores do boom de colchões no e-commerce é a popularidade dos colchões "bed-in-a-box". Esses colchões, comprimidos e enrolados para um transporte eficiente, revolucionaram o mercado, reduzindo os custos de transporte e simplificando a logística. Inovações em materiais, como sistemas de molas, expandiram a gama de produtos BIB, tornando-os atraentes para um público mais amplo. Esse formato tem sido particularmente bem-sucedido na América do Norte e na Europa, onde os consumidores valorizam a conveniência e a entrega rápida. Na pesquisa da CSIL (setembro-outubro de 2024), esse fenômeno emergiu, com mais de 60% dos entrevistados fornecendo colchões BIB para vendas online, e quase 40% dos entrevistados vendendo colchões 100% de espuma e colchões híbridos/de molas. Estratégias omnicanal também desempenham um papel crucial nas vendas online de colchões. Cada vez mais, marcas online estão abrindo showrooms físicos ou firmando parcerias com varejistas físicos, oferecendo aos consumidores o melhor dos dois mundos. Enquanto isso, varejistas tradicionais estão fortalecendo suas plataformas de e-commerce para competir na era digital. As preferências dos consumidores mudaram significativamente em favor das compras online, principalmente entre as gerações mais jovens, que valorizam conveniência, variedade e preços competitivos. Rapidez e flexibilidade na entrega são primordiais, com muitos clientes esperando um serviço Fonte: CSIL Nota: valores do usuário final. *2024: estimativas preliminares 2019-2024. US$ BILHÕES rápido e sem complicações. É por isso que as empresas de colchões online costumam oferecer vantagens como testes de 100 noites e serviços de entrega personalizados, que incluem desembalar o colchão e remover o antigo — um recurso cada vez mais popular entre consumidores dispostos a pagar por uma experiência premium. DESAFIOS E DINÂMICA COMPETITIVA Apesar do sucesso das vendas de colchões online, o mercado enfrenta diversos desafios. As pressões inflacionárias aumentaram os custos de produção, reduzindo as margens de lucro tanto de fabricantes quanto de varejistas. Isso, combinado com a menor demanda por produtos para o lar, levou a uma desaceleração do crescimento em mercados maduros como América do Norte e Europa. Além disso, a incerteza eco-

20 moveisdevalor.com.br está levando à integração vertical na cadeia de suprimentos de colchões. Os principais fornecedores de espuma de poliuretano estão assumindo um papel mais ativo, fornecendo colchões com acabamento de marca própria diretamente (principalmente colchões prontos para uso) para varejistas online ou adquirindo fabricantes de colchões. O FUTURO DAS VENDAS DE COLCHÕES ONLINE Olhando para o futuro, espera-se que o mercado global de colchões em comércio eletrônico se estabilize em cerca de 23% do mercado total. Embora o crescimento na América do Norte e na Europa possa desacelerar, mercados em desenvolvimento, especialmente na Ásia, oferecem oportunidades significativas. A Índia, por exemplo, está pronta para uma expansão contínua, à medida que a demanda por produtos de sono de alta qualidade aumenta entre sua crescente classe média. A crescente conscientização sobre os benefícios de um sono de qualidade para a saúde também está impulsionando a demanda, principalmente no mercado de luxo. Os consumidores estão dispostos a investir mais em seu ambiente de sono, e as empresas de colchões estão respondendo a isso oferecendo produtos premium com recursos aprimorados, como tecnologia de resfriamento, firmeza ajustável e materiais ecológicos. As inovações na categoria "bed-in-a-box" continuam a evoluir, com modelos híbridos que combinam sistemas de espuma e molas internas se tornando cada vez mais populares. Além disso, a "economia do sono" está se expandindo para além dos colchões, incluindo travesseiros, roupas de cama e tecnologia de monitoramento do sono. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes da importância de um sono de qualidade, as empresas estão capitalizando essa tendência, oferecendo uma gama mais ampla de produtos voltados para melhorar a saúde do sono. Fonte : Relatório CSIL “E-commerce na indústria de colchões” uma análise detalhada do mercado de colchões online com dados e estatísticas mais atualizados do setor. Mais informações em www.worldfurnitureonline.com/ report/e-commerce-in-the-mattress-industry. Os consumidores estão dispostos a investir mais em seu ambiente de sono nômica prejudicou a confiança do consumidor, dificultando a venda de itens caros, como colchões. No entanto, o cenário competitivo continua a evoluir. Fabricantes tradicionais de colchões estão cada vez mais adquirindo empresas online para expandir seu alcance digital, enquanto marcas online se beneficiam da infraestrutura e dos recursos estabelecidos por esses grandes players. Exemplos recentes incluem a aquisição da Tuft & Needle pela Serta Simmons Bedding e a aquisição dos ativos canadenses da Endy and Casper pela Sleep Country. Essa consolidação permite que as empresas diversifiquem sua oferta de produtos e cresçam em um ambiente altamente competitivo. Além disso, a crescente influência das vendas online ESPECIAL COLCHÕES

21 moveisdevalor.com.br

22 moveisdevalor.com.br

23 moveisdevalor.com.br

24 moveisdevalor.com.br Tecnologia X Saúde do Sono: o que se sabe sobre dispositivos e sensores? Nos últimos anos vimos uma procura acelerada por dispositivos e tecnologias que monitoram nossa saúde e bem-estar, seja por meio dos smartwatches, aplicativos ou até sensores incorporados em objetos do nosso dia a dia, como é o caso do colchão. Mas, até que ponto isso é realmente útil para acompanharmos a nossa saúde? Spoiler: às vezes toda essa tecnologia pode causar ainda mais ansiedade em uma população que já é muito ansiosa. Isso significa que toda essa tecnologia não deveria ser usada? Ela pode ser útil e promover mais conforto, basta que as pessoas as entendam e tenham consciência de que nada substitui uma ida a um médico de confiança quando sente que algo não está legal no seu sono. Durante a pandemia, houve maior preocupação com conforto e vida saudável, pois passamos boa parte do nosso tempo em casa e começamos a reparar mais nos ambientes; o quarto foi um deles, tanto que a venda de colchões praticamente duplicou nesse período, segundo relatos de lojistas e fabricantes. Vimos o surgimento de novos sensores, dispositivos e aplicativos relacionados ao monitoramento do sono, porque a população passou a se preocupar mais com isso. Para se ter ideia, de acordo com o Departamento de Pesquisa Statista, a previsão é de que o número de usuários de smartwatches do mercado de saúde digital continue aumentando entre 2024 e MÉDICO ESPECIALISTA EM SONO ALERTA PARA OS BENEFÍCIOS E RISCOS DO USO DE DISPOSITIVOS E SENSORES VOLTADOS AO MONITORAMENTO DO SONO, QUE GANHAM CADA VEZ MAIS ADEPTOS TECNOLOGIA PERMITE QUE O USUÁRIO ESCOLHA O COLCHÃO MAIS CONFORTÁVEL POSSÍVEL, DE ACORDO COM O SEU GOSTO PESSOAL, O QUE PODE AJUDAR PARA ALCANÇAR UMA MELHOR NOITE DE SONO TECNOLOGIA USADA PARA OBTER BEM-ESTAR DEVE SER USADA COM PARCIMÔNIA PARA NÃO GERAR PESSOAS MAIS ANSIOSAS E CONTRARIAR O OBJETIVO DO SONO, QUE É DAR DESCANSO AO CORPO ESPECIAL COLCHÕES Por Natalia Concentino, jornalista

25 moveisdevalor.com.br 2029, atingindo um total de 285,8 milhões de usuários (+62,86%). Uma pesquisa da SleepUp revelou que 55% dos brasileiros monitoram o sono por meio de tecnologias, sendo o smartphone o dispositivo mais utilizado, seguido por smartwatches e pulseiras inteligentes. E, segundo a Associação Brasileira do Sono, 65% dos brasileiros dormem mal, sendo que 1 em cada 3 adultos apresenta sinais de insônia ou privação crônica. Neste segmento, temos o anúncio criado pela Apple, em setembro do ano passado, de que sua nova linha de relógios Apple Watch Series 10 traria como novidade o recurso de notificações de apneia do sono. “Esse anúncio mostra que o relógio vai indicar casos de apneia por meio dos níveis de oxigenação no sangue, mas temos de lembrar que isso não passou por uma validação científica, já que a agência americana que regula esses dispositivos está ligada ao bem-estar e não à saúde”, alerta o médico especialista em sono Fernando Stelzer. Embora os chamados vestíveis sejam a porta de entrada para o monitoramento do sono feito por pessoas comuns, existem soluções incorporadas ao próprio colchão, como é o caso do ERA, da WellTech, que foi apresentado aos brasileiros pela Overseas em 2024 na Formóbile. Esse sistema permite o controle automático do conforto e da temperatura dos colchões, além de fazer o monitoramento do sono através da tecnologia artificial, sendo apontado como “uma revolução do uso da Inteligência Artificial no setor colchoeiro”. Inclusive, neste ano, a WellTech fez mais um lançamento durante a Interzum (a cobertura completa você encontra na página 50). Trata-se de um aplicativo de monitoramento de sono, disponível para Android e iOS. O sistema realiza o rastreamento dos ciclos de sono do usuário e, de forma integrada, ajusta automaticamente as câmaras de ar a dispositivos eletrônicos embutidos na construção dos colchões, fabricados com tecnologia exclusiva da marca. A empresa, representada pela Overseas nos mercados da América Latina e Estados Unidos, conquistou pela segunda vez o CES Innovation Award, o maior e mais prestigiado prêmio de tecnologia do mundo, na categoria saúde. Fernando Stelzer, médico especialista em sono

26 moveisdevalor.com.br Para Fernando Stelzer, o uso desse tipo de tecnologia está mais ligado ao gosto pessoal do que a uma evidência cientificamente comprovada. “Ainda não existem estudos sobre o controle de temperatura em colchões, essa temperatura é algo muito subjetivo para cada pessoa e pode ser usada a seu favor de acordo com o seu gosto. Quando falamos sobre cama, estamos falando sobre conforto e sobre como ela é usada, nesse caso, é lógico que quanto mais conforto melhor para se ter uma boa noite de sono”, explica. Segundo o especialista, a medicina ainda não indica aplicativos e nem os usa para avaliação de saúde, mas eles podem ser úteis durante tratamentos, principalmente para pessoas que dormem sozinhas. “Essas informações obtidas por meio dos apps de monitoramento de sono podem fazer com que se abra uma conversa com um médico especialista sobre a qualidade do sono daquela pessoa, muitos pacientes chegam ao consultório depois do app informar que seu sono está ruim”, pondera. Ele faz uma observação: “Alguns pacientes dormem sozinhos e dizem que, por meio de um dispositivo com microfone, conseguiram detectar que estão roncando. Isso pode ser uma das formas de monitorar o ronco durante o tratamento para apneia, no caso dessas pessoas que não dormem acompanhadas”. Porém, segundo Fernando Stelzer, vale lembrar que a tecnologia pode levar a um problema contrário ao que se propõe, que é a ortosonia, uma condição em que o indivíduo fica obcecado pela busca do sono perfeito. “Essa preocupação excessiva com o desempenho do sono causa ansiedade e o sono, consequentemente, piora. Inclusive, há pessoas que começam a competir consigo mesmas para melhorar os índices registrados pelos sensores de monitoramento”, alerta. Por isso, o especialista em saúde do sono lembra que os aplicativos “devem ser usados como um meio de entender o porquê aquele paciente está se preocupando tanto com o sono, já que ainda não existem diretrizes sobre isso. É preciso fazer com que o paciente entenda que isso não é um jogo e que o objetivo não é ficar querendo aumentar a quantidade de O uso inadequado da tecnologia pode levar à Ortosonia, que é a preocupação excessiva com o sono ESPECIAL COLCHÕES

27 moveisdevalor.com.br horas de sono REM registradas, afinal, qual normalidade que esses dispositivos estão levando em consideração na hora de trazerem sua avaliação?”, questiona. Aproveitando, ele comenta que por meio da polissonografia são feitos estudos por população e faixa etária, então se tem uma base científica para fazer uma análise mais precisa sobre a qualidade de sono das pessoas de determinada região. Falando sobre futuro e o uso consciente de sensores colocados em colchão, Fernando compartilha uma conversa que teve com pesquisadores de engenharia biomédica da USP (Universidade de São Paulo). “Eles me procuraram para entender como colocar sensores em um colchão, existem alguns que são bem discretos e capazes de medir a posição do corpo e trazer dados sobre a apneia do sono por meio da vibração torácica de quem está deitado. Eu acredito que isso vai ser útil no futuro para a medicina, mas não acho que seria bom as pessoas dormirem todas as noites sendo monitoradas desse jeito, já que isso pode causar mais estresse”, analisa. Como médico do sono, Fernando Stelzer, resume o que pensa sobre tecnologia, sono e conforto. “Não posso indicar nada específico sobre colchões, tecidos, molas e espumas, mas o que recomendo é que o paciente compre aquilo que faz com que ele se sinta mais confortável, pois tudo isso é muito subjetivo, é lógico que devemos fazer uma avaliação de qual densidade é mais adequada para cada um. É bom sempre lembrar que a cama foi feita para dormir ou ter atividades sexuais, por isso, não recomendamos o uso de smartphones, computadores ou outras telas antes de dormir e devemos tomar cuidado para que as tecnologias de monitoramento não nos deixem mais estressados do que relaxados”, opina. Ele ainda prossegue: “O sono é uma das poucas coisas que não foram capitalizadas, ou seja, ele é um momento de desligamento. Obviamente, ainda não sei o que as tecnologias podem trazer de benefícios no futuro, pode ser que surja algo que ajude a pessoa a se desconectar, mas, por enquanto, a dica é usar as coisas com moderação para não ficar mais ansioso”.

28 moveisdevalor.com.br 1. EIGHT SLEEP POD 4 ULTRA Tecnologia: Sistema de controle térmico ativo com zonas duplas de aquecimento e resfriamento. Recursos: Rastreamento avançado do sono, alarme vibratório silencioso e integração com aplicativos de saúde. Diferencial: Capa inteligente que se adapta a qualquer colchão, transformando-o em uma cama inteligente. SELECIONAMOS 5 COLCHÕES INTELIGENTES COMO DESTAQUE EM 2025 2. SLEEP NUMBER 360 I8 SMART BED Tecnologia: Ajuste automático de firmeza em tempo real com base nos movimentos do usuário. Recursos: Monitoramento de frequência cardíaca, respiração e movimentos durante o sono. Diferencial: Permite personalização de cada lado da cama, ideal para casais com preferências diferentes. 3. TEMPUR-PEDIC TEMPUR-ERGO SMART BASE COM PRO AIR SMARTCOOL LUXE Tecnologia: Base ajustável com sensores de sono e IA para detecção de ronco. Recursos: Ajuste automático da posição para reduzir o ronco, rastreamento do sono e compatibilidade com assistentes de voz. Diferencial: Combina conforto premium com funcionalidades inteligentes para melhorar a qualidade do sono. 4. SIMBA HYBRID LUXE Tecnologia: Camadas de espuma Simbatex com infusão de grafite e molas Aerocoil para suporte e resfriamento. Recursos: Regulação de temperatura, suporte ergonômico e materiais sustentáveis. Diferencial: Combina conforto, suporte e sustentabilidade em um único produto. 5. SLEEP.8 ISENSE HYBRID PREMIER Tecnologia: Sensores inteligentes que monitoram movimentos e ajustam a firmeza automaticamente. Recursos: Controle via aplicativo, permitindo personalização diária do conforto e suporte. Diferencial: Adapta-se continuamente às necessidades do usuário para uma experiência de sono personalizada. ESPECIAL COLCHÕES

29 moveisdevalor.com.br

30 moveisdevalor.com.br

31 moveisdevalor.com.br

32 moveisdevalor.com.br Fábrica de reciclagem de colchões na França inaugurada com apoio da Ikea A RetourMatras, em colaboração com a Ingka Investments, braço de investimentos do Ingka Group, o maior varejista da Ikea, inaugurou em maio sua primeira unidade de reciclagem de colchões em La Cavalerie, França. A unidade tem capacidade para processar até 750.000 colchões por ano, representando um avanço significativo na expansão da infraestrutura de reciclagem em toda a Europa. A tecnologia de ponta da RetourMatras converte colchões descartados em matérias-primas valiosas. A Ingka Investments, juntamente com a IKANO Industry e a Renewi, apoia a RetourMatras desde 2019, visando seu crescimento e expansão para a Europa. A fábrica inaugurada agora faz parte de um ambicioso programa que prevê investimentos de 1 bilhão de euros da Ingka Investments em empresas que estão expandindo sua infraestrutura de reciclagem. CAPACIDADE DE RECICLAGEM DE COLCHÕES Anualmente, aproximadamente 4 milhões de colchões descartados são coletados na França pela Ecomaison, que lidera a coleta, triagem e reciclagem de itens domésticos. Esses colchões em fim de vida são processados ​em diversos centros de desmanche, incluindo a nova unidade da RetourMatras em La Cavalerie. Esta unidade utiliza tecnologia avançada para ANUALMENTE 4 MILHÕES DE COLCHÕES DESCARTADOS SÃO COLETADOS NA FRANÇA PELA ECOMAISON, QUE LIDERA A COLETA, TRIAGEM E RECICLAGEM DE ITENS DOMÉSTICOS A ESPUMA DE POLIURETANO RECUPERADA É QUIMICAMENTE TRANSFORMADA EM REPOLIOL, USADO PARA PRODUZIR NOVA ESPUMA, SUBSTITUINDO MATERIAL DE ORIGEM FÓSSIL A RETOURMATRAS É LÍDER EM DESMONTAGEM DE COLCHÕES E ATUALMERNTE OPERA SETE UNIDADES DE DESMONTAGEM NA HOLANDA, REINO UNIDO E AGORA NA FRANÇA ESPECIAL COLCHÕES

33 moveisdevalor.com.br recuperar até 80% dos materiais dos colchões, como espuma, tecidos, madeira e metal, preparando-os para reutilização em novos produtos. A reciclagem continua sendo um facilitador essencial para manter os materiais em uso e reduzir a dependência de materiais virgens. No entanto, o sistema de reciclagem atual está sob crescente pressão — desde mercados voláteis até custos operacionais crescentes e infraestrutura inadequada. “Na Ingka, reconhecemos que nossa escala traz consigo uma responsabilidade e uma oportunidade única de acelerar a transição para uma economia circular por meio de investimento e inovação”, afirma Karen Pflug, diretora de Sustentabilidade, Ingka Group. APOIAR A TRANSIÇÃO PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR A espuma de poliuretano recuperada é quimicamente transformada em repoliol, um componente usado para produzir nova espuma de poliuretano, substituindo materiais de origem fóssil. A Ikea planeja incorporar esse material reciclado na produção de sua família de colchões HÖJEHALL, que estará disponível na França a partir de julho. Além do repoliol, o colchão conterá metal e tecidos reciclados, em linha com o compromisso da Ikea com a sustentabilidade e a circularidade. “A transição para uma economia circular é essencial para nos mantermos dentro dos limites do planeta. Por meio do nosso investimento na RetourMatras, estamos em uma jornada para reciclar o equivalente ao número de colchões que vendemos até 2030, e esta nova unidade nos aproxima ainda mais. Mas não paramos aí; a RetourMatras está transformando colchões em fim de vida útil em recursos valiosos, permitindo Karen Pflug, diretora de Sustentabilidade, Ingka Group Peter van der Poel, diretor geral, Ingka Investments Tecnologia avançada recupera até 80% dos materiais dos colchões

34 moveisdevalor.com.br que os materiais sejam reaproveitados e utilizados em 31 famílias de produtos, incluindo sofás e colchões”, destaca Peter van der Poel, diretor geral, Ingka Investments. INVESTIR PARA ACELERAR A ECONOMIA CIRCULAR A RetourMatras, líder em desmontagem de colchões, opera sete unidades de desmontagem na Holanda, Reino Unido e agora na França. Desde 2011, a empresa está na vanguarda da reciclagem de colchões, transformando resíduos em recursos valiosos. Mark Lewis, Ceo da RetourMatras, afirma: “Temos orgulho de anunciar a expansão do nosso sistema avançado de reciclagem de colchões para a França. Este marco nos permite aumentar significativamente nossa capacidade de reciclagem. Continuamos comprometidos em apoiar novos locais e países, à medida que continuamos a contribuir para um futuro mais sustentável em toda a Europa.” A Ikea está colaborando com as partes interessadas, incluindo formuladores de políticas governamentais, para priorizar a reciclagem em vez da incineração, visando aumentar a capacidade de reciclagem de colchões em toda a UE. “O que nos ajudaria a ir mais longe seria uma legislação mais rigorosa na priorização da reciclagem em detrimento da incineração e da deposição em aterro, por exemplo, garantindo que os programas de Responsabilidade Estendida do Produtor resultassem em taxas de reciclagem mais altas. Também acolhemos com satisfação as regulamentações de ecodesign para incentivar a demanda por esses materiais reciclados e estamos colaborando ativamente com as autoridades competentes e outras partes interessadas para abordar essas questões”, acrescenta Peter van der Poel. Fonte: INGKA RetourMatras está transformando colchões em fim de vida útil em recursos valiosos Programa de reciclagem alcança 1,7 milhão de colchões Ao comemorar 10 anos de reciclagem de colchões em Connecticut o programa Bye Bye Mattress, reciclou mais de 1,7 milhão de colchões, desviando mais de 30.000 toneladas de materiais valiosos do fluxo de resíduos, economizando dinheiro para as comunidades, criando empregos e ajudando o planeta. ESPECIAL COLCHÕES

Lídermundialem equipamentospara indústriacolchoeira suamelhorescolha. com certeza A Elektroteksfoium dosdestaquesna Interzum 2025.Em seu am plo estande apresentou a linha com pleta de equipam entospara fabricação de colchõese teve am pla visitação de clientesde diversaspartesdo m undo. Som osgratosa todosque nosvisitaram , particularm ente osbrasileiros. Diretores da Elektroteks: Serkan,Osm an e Orhan Güler

36 moveisdevalor.com.br Gazin prova que agregar valor aos colchões é chave para o sucesso Mesmo com uma longa história de sucesso em todas as áreas em que atua, o Grupo Gazin vem mostrando que sempre pode melhorar e desenvolver novas tecnologias para os seus produtos, esse é o caso da Gazin Colchões, que vem passando por uma verdadeira transformação há cerca de dois anos. Atuando desde 1998 no mercado de colchões, a Gazin viu o nível dos seus produtos aumentar nesses últimos anos, fazendo com que a marca ganhasse ainda mais a confiança dos lojistas e consumidores, que agora adquirem produtos de maior valor agregado e tecnologia embarcada, além da qualidade já atestada pelo Inmetro há anos. Por esses motivos, resolvemos contar esse case de transformação neste Especial de Colchões e provar que, ao contrário daqueles que encontraram a solução para os problemas no downgrade, o upgrade da Gazin é o melhor exemplo de que vale a pena investir no mercado colchoeiro. Para entender o que a Gazin Colchões está fazendo nesses últimos anos, conversamos com Rui de Oliveira Dias, gerente nacional de vendas, e um dos grandes responsáveis por esse processo de upgrade. Desde seu retorno à empresa (Rui já havia trabalhado por anos na Gazin) que algumas mudanças estão sendo implementadas nas linhas de colchões. “Estamos com um time muito calibrado e promovendo, em conjunto com as áreas de desenvolvimento e marketing, uma verdadeira transformação nas linhas de colchões, com um olhar voltado para inovação e diferenciação. Nossa busca constante por novas tecnologias nos levou a importar tecidos de altíssima qualidade de diversos países”, inicia sua explicação. O gerente nacional de vendas e sua equipe partiram do princípio de que é fundamental romper com a visão tradicional de que o colchão Por Natalia Concentino, jornalista HÁ CERCA DE DOIS ANOS A GAZIN COMEÇOU UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO QUE ESTÁ MUDANDO SEU POSICIONAMENTO NO MERCADO BRASILEIRO DE COLCHÕES EM BUSCA DE TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E NOVOS INSUMOS, A EMPRESA FREQUENTA FEIRAS INTERNACIONAIS E INVESTE EM CAPACITAÇÃO PARA APLICAR TENDÊNCIAS A TRAJETÓRIA DE SUCESSO NÃO FEZ A EMPRESA SE ACOMODAR, AO CONTRÁRIO, A GAZIN QUER MOSTRAR QUE NÃO VENDE APENAS COLCHÕES, MAS EXPERIÊNCIA DE SONO Nova fábrica de colchões da Gazin, em Araguatins (TO), é a décima da empresa ESPECIAL COLCHÕES

37 moveisdevalor.com.br é um produto simples e puramente utilitário. “Na realidade, o colchão é um dos itens mais importantes em um lar — passamos nele, em média, um terço de nossas vidas”, observa. Ele ainda destaca que, hoje, o colchão é diretamente associado à saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Diante desse cenário, é imprescindível que a Gazin esteja na vanguarda das inovações, oferecendo produtos que não apenas atendam às expectativas, mas que contribuam efetivamente para a melhoria da saúde física e mental dos nossos consumidores”, destaca Rui, acrescentando que investir em tecnologia é garantir um sono mais saudável aos consumidores, prevenindo problemas como dores musculares, estresse e distúrbios do sono. Um exemplo concreto dessa inovação que vem sendo promovida pela Gazin, segundo o gerente, é o colchão com tecnologia Nano Fiber, que incorpora fios de grafeno — um material até mil vezes mais condutor que o cobre — capaz de dissipar a energia eletroestática acumulada no corpo. “Isso proporciona um sono mais reparador, além de contribuir para a regulação térmica, criando uma sensação de frescor e conforto”, relata. Rui ainda aproveita para citar mais um exemplo que mostra o avanço no desenvolvimento feito pela empresa. “Temos também o colchão Biosoft, cuja estrutura utiliza tecidos produzidos a partir de garrafas PET recicladas. Assim, conseguimos aliar conforto e durabilidade com responsabilidade ambiental, reforçando o compromisso da Gazin com práticas sustentáveis e com a construção de um futuro mais consciente”, completa. UM MERCADO PROMISSOR Os investimentos feitos pela Gazin não param por aí, até porque a empresa enxerga o mercado brasileiro com muitas oportunidades. “Temos plena confiança no potencial de crescimento do país. Prova disso são os investimentos robustos que estamos realizando: neste ano, inauguramos nossa 10ª fábrica, em Araguatins (TO), com um aporte de R$ 60 milhões. E até o final do ano, estaremos inaugurando a 11ª unidade industrial em Patos de Minas (MG), com um investimento estimado em R$ 80 milhões”, comenta Rui Dias. Segundo o gerente nacional de vendas, esses movimentos demonstram a convicção da empresa de que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e consciente, buscando produtos que aliem tecnologia, conforto, sustentabilidade e design. “Nosso desafio é antecipar essas demandas e continuar sendo uma marca de referência no segmento”, proclama. Além do investimento em novas unidades e produtos, a Gazin precisa se manter conectada com as principais tendências globais e, para isso, está sendo feito um trabalho intensamente colaborativo com a participação em feiras e eventos internacionais para que a equipe traga ainda mais inspiração Rui de Oliveira Dias, gerente nacional de vendas da Gazin Colchões Colchão Nano Fiber

38 moveisdevalor.com.br Ele conta também que, a partir dessas experiências é possível identificar novos insumos, processos e tecnologias que estão sendo implementadas gradualmente nas linhas de produção da Gazin, sempre com foco em elevar o padrão de qualidade e oferecer produtos diferenciados no mercado. SUCESSO NA PONTA Claro que todos esses investimentos precisam trazer bons resultados financeiros e opiniões positivas de quem vende e de quem compra. “A receptividade das nossas novas linhas de colchões tem sido extremamente positiva, tanto por parte dos lojistas quanto dos consumidores finais. Nossos produtos têm se destacado no ponto de venda, especialmente pelo design diferenciado e pelas tecnologias aplicadas”, afirma Rui, ainda citando novamente como exemplo o Nano Fiber, colchão que é apresentado com demonstrações práticas sobre a sua tecnologia. “Quando vamos apresentar esse colchão, utilizamos uma lâmpada de emergência que, ao entrar em contato com os fios de grafeno presentes no tecido do colchão, acende automaticamente. Isso acontece graças à condução elétrica e essa demonstração visual encanta e gera uma percepção de alta tecnologia e valor agregado”, explica. Segundo Rui Dias, esse tipo de inovação tem contribuído fortemente para reforçar a imagem da Gazin como uma marca que entrega mais do que um simples colchão, mas sim uma experiência de sono superior. “Queremos ser reconhecidos como uma empresa profundamente comprometida com a qualidade, inovação e a satisfação do cliente. Nossa produção é certificada pelo Inmetro, temos um dos menores índices de reclamação no Reclame Aqui e conquistamos diversas certificações nacionais e internacionais que atestam nosso padrão de excelência”, admite. Mais do que isso, o gerente nacional de vendas enfatiza que Gazin quer ser lembrada como uma marca que respeita o consumidor e se preocupa com o seu bem-estar, entregando um produto que faça a diferença na vida das pessoas. “Esse é o compromisso que nos move todos os dias”, conclui. A inauguração de novas fábricas, como a do Tocantins, mostra que a Gazin enxerga boas oportunidades de mercado A Gazin está participando de feiras internacionais para trazer o que tem de mais tecnológico em insumos para colchão e aprendizados para a linha de produção. “No ano de 2024 estivemos presentes na IBIA Expo, em Istambul (Turquia), e em 2025 na Interzum, em Colônia (Alemanha), uma das maiores e mais respeitadas feiras de tecnologia para móveis e colchões do mundo. Levamos uma delegação de 11 colaboradores, reforçando nosso compromisso com a capacitação da equipe e a busca contínua por inovações”, relata o gerente nacional de vendas. ESPECIAL COLCHÕES

39 moveisdevalor.com.br

40 moveisdevalor.com.br 2025 é um ano emblemático para a Colchões Castor Esta edição especial sobre colchões da Móveis de Valor marca também o lançamento de uma nova geração de produtos que deve elevar ainda mais o nome da Colchões Castor: a linha Green Star®, que apresenta o que há de mais avançado em espumas com tecnologias sustentáveis. Inclusive, a própria Castor está fazendo questão de deixar claro que 2025 é um ano emblemático para a empresa, com a união de tecnologia de ponta e responsabilidade social. GREEN STAR: QUALIDADE, PROPÓSITO E ARGUMENTO DE VENDA A direção da Castor demonstra grande entusiasmo com a nova linha, garantindo que lojistas encontrarão na Green Star® produtos com excelente argumento de venda, forte apelo emocional e diferenciação real no PDV. "Pensamos em tudo: do conforto ao visual, da escolha das matérias-primas à comunicação. Nossa preocupação principal foi criar um produto que equilibrasse estética, tecnologia e propósito", pontua Helio Antonio, CEO da Castor. Ele enfatiza DESTAQUE DE CAPA MARCA UM MOMENTO DECISIVO PARA A CASTOR, COM O LANÇAMENTO DOS COLCHÕES BIOCOMFORT, QUE POSSUEM MENOS EMISSÃO DE CO2, MELHORANDO E CONTRIBUINDO COM O PLANETA A LINHA BIOCOMFORT POSSUI TECNOLOGIA BIODEGRADÁVEL E ISSO SIGNIFICA MENOS EMISSÃO DE CARBONO, REFORÇANDO AINDA MAIS A SUSTENTABILIDADE DENTRO E FORA DA EMPRESA COM UMA HISTÓRIA PAUTADA PELA INOVAÇÃO CONTÍNUA E RESPEITO AO CONSUMIDOR, A COLCHÕES CASTOR INTENSIFICA SUAS AÇÕES PARA SE APROXIMAR DO PÚBLICO NORDESTINO E FORTALECER SUA PRESENÇA NA REGIÃO Por Natalia Concentino, jornalista

41 moveisdevalor.com.br que a linha é elegante, sustentável e atende a diferentes perfis de consumidores, do mais exigente ao mais consciente. "É uma linha que gera desejo no consumidor e que nos dá orgulho em oferecer", comemora. Diante do apelo sustentável dos colchões Green Star®, buscamos entender como a Castor tem trabalhado esse aspecto para além dos lançamentos. "A sustentabilidade está no DNA da Castor — e não apenas no discurso. Somos uma empresa ESG e certificada Carbon Free, com inventário completo de emissões, utilização de madeiras de reflorestamento e adesão ao Pacto Global da ONU", explica o CEO. Ele ainda detalha que a empresa produz espumas recicladas de alta resiliência (AG), utiliza tecidos com algodão orgânico e mantém um programa robusto de logística reversa de embalagens em todo o território nacional. "Em outras palavras, nós cuidamos do que está dentro, fora e ao redor dos nossos produtos", sinaliza. OLHAR ESTRATÉGICO PARA O FUTURO E EXPANSÃO A linha Green Star® deve movimentar ainda mais o mercado de colchões no segundo semestre, segundo as expectativas da fabricante. Helio Antonio ressalta que a campanha com a atriz global Giovanna Antonelli ampliará o alcance da marca, especialmente entre o público que valoriza inovação com responsabilidade. Ele garante que a Castor está pronta para crescer com solidez, focando no digital e em novos canais de distribuição. Pensando também no aumento das vendas e na consolidação de parcerias em 2025, a Colchões Castor investiu na renovação da linha Revolution, além do novo lançamento da linha Expressive, com molas ensacadas da marca Pocket, espuma pura D45 e também D33. Cada uma desenvolvida para diferentes perfis de sono. "E lançamos recentemente o travesseiro BioComfort, feito com tecnologia biodegradável, sustentável e com algodão orgânico, que é um novo padrão para quem busca sustentabilidade também nos detalhes", acrescenta Helio. Tudo isso corrobora com a visão da Castor sobre o consumidor brasileiro atual: mais exigente e conectado. "Isso exige das marcas mais do que qualidade — é preciso ter propósito, clareza e relevância", enfatiza Helio Antonio Silva. A trajetória da marca é marcada por uma evolução contínua em seus processos de inovação e compromisso com a qualidade. "Fomos pioneiros no Programa Pró-Espuma nos anos 90, temos laboratório próprio, certificações como ISO 9001 e ESG, e uma política séria de governança. Além disso, mantemos um olhar atento ao futuro — seja com produtos como a linha Green Star®, seja com plataformas digitais e ações de branding que conectam com a nova geração de consumidores", exemplifica o CEO. Outro ponto estratégico e importante para a divulgação da marca e proximidade com o consumidor é o trabalho na região Nordeste, especialmente após a instalação da unidade de Pombos (PE). "Com ela, reduzimos prazos, melhoramos custos logísticos e nos aproximamos ainda mais dos nossos parceiros do Nordeste. Estamos ampliando nossa atuação com ações regionais, campanhas personalizadas e parcerias locais. O Nordeste é uma das nossas prioridades, tanto em expansão comercial quanto em conexão de marca", conclui Helio Antonio. Helio Antonio Silva, CEO da Castor Travesseiro BioComfort

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz