13 moveisdevalor.com.br exterior. Entre 2006-2015 a participação média era de 38% e nos dez anos seguintes passou para 53%. Além de Japão, Índia, Tailândia, Coreia do Sul e Hong Kong, estão vindo produtos do Camboja, do Azerbaijão, Sri Lanka e Uzbequistão com frequência irregular e valores pouco expressivos, mas é importante não esquecer que são 26 países asiáticos de braços abertos a mercados externos e dispostos a vender. Sul e Sudeste são as regiões brasileiras que concentram os maiores volumes de importações – 81%. Ambas fazem compras praticamente no mesmo lugar, a Ásia, onde se concentram 65% e 46%, nessa ordem, do total de suas compras. Mas há uma terceira força que vem ganhando espaço, o Centro-Oeste, que elegeu a Ásia como seu centro de compras – de lá vem 98% de tudo o que importa. No primeiro semestre negociou US$ 40,4 milhões, aumento de 48% sobre o ano anterior. EXPORTAÇÕES A performance das exportações de móveis residenciais está sujeita ao comportamento de dois fortes compradores: Argentina e Estados Unidos. As vendas para a terra do Tio Sam encolheram 2,2%, batendo em US$ 115,6 milhões. Apesar de uma recuperação em junho, os índices estão levemente abaixo dos níveis saudáveis, e as percepções para o futuro seguem incertas. O JP Morgan revisou o risco de recessão para 40%. Já o Instituto de Finanças Internacionais (IIF) prevê uma pequena recessão, com elevação sequencial negativa no terceiro e quarto trimestres. Essas análises foram feitas antes do anúncio do tarifaço do governo Trump ao Brasil, no início de julho. Daqui para frente será preciso cautela e diplomacia. A adoção de tarifas elevadas é um fator de risco que mantém a classe média americana cautelosa, avalia o IIF, prevendo que esse modelo tarifário tem potencial para elevar a inflação americana. O Goldman Sachs considera que esse padrão é razão para a queda do PIB. Vale citar que o enfraquecimento da demanda de mão de obra também corrobora esse diagnóstico, especialmente em setores ciclicamente expostos. Já no país vizinho, sob o governo de Javier Milei, houve uma evolução de 29,2%, com surpreendentes US$ 47,5 milhões, maior volume de exportaJorge Morgenstern, diretorgeral da consultoria argentina Alberdi Partner
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