14 moveisdevalor.com.br ção no período desde 2013. O economista Jorge Morgenstern, diretor-geral da Alberdi Partners, consultoria de Buenos Aires, diz que a combinação de pagamentos flexíveis de importação, barreiras tarifárias e não tarifárias mais baixas, além de taxa de câmbio relativamente apreciada e uma recuperação da demanda interna explicam a forte expansão. No primeiro trimestre, o PIB cresceu 0,8% e o consumo privado 2,9% comparativamente ao trimestre anterior, uma taxa anualizada de 3,2% e 12%, respectivamente. Quanto ao futuro, Morgenstern revela que os salários privados vêm se contraindo em termos reais desde fevereiro e estão abaixo dos níveis observados de janeiro a outubro de 2023 (antes da aceleração acentuada da inflação). Outro fator que deve prejudicar o crescimento é que, durante os anos de inflação crescente, houve fortes incentivos para a compra de bens duráveis para proteção contra a inflação, lembrando que o crescimento do crédito, que foi muito forte no primeiro semestre do ano, vem desacelerando em razão da ascendência das taxas reais de juros. Outros mercados, como Uruguai e Paraguai, ajudaram a impulsionar as vendas, com alavancagem de 10,2% e 27,8% respectivamente. E o que dizer do México, cujas compras subiram de US$ 12,3 milhões em 2024 para US$ 19,5 milhões esse ano (maior volume em duas décadas) e 58,7% de aumento. Até 2023 a média mexicana para o semestre era de US$ 5,0 milhões. Só o polo de Bom Princípio (RS) embarcou US$ 7,1 milhões nesse ano. Atibaia, que em 2024 vendeu US$ 11,9 mil pulou para US$ 4,2 milhões. E Itatiba, que de US$ 6,1 mil foi para US$ 2,0 milhões. SITUAÇÃO NOS POLOS O polo de Santa Catarina totalizou embarques no valor de US$ 138,7 milhões, melhora de 8,6% ante 2024, índice puxado em boa parte pela ampliação de compras dos dez primeiros mercados com os quais tem conexão histórica, como Reino Unido, Porto Rico, Espanha e Chile – e alguns “empates técnicos”, casos de Uruguai, França, Alemanha e Estados Unidos. Da lista de mais de 160 países com os quais costuma exportar, realizou negócios com a metade. Todos os 26 países da Ásia estão em busca de novos mercados para vender seus móveis depois da pressão dos EUA com pesadas tarifas DE FRENTE COM OS NÚMEROS
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