16 moveisdevalor.com.br As locomotivas catarinenses não decepcionaram. São Bento do Sul, com US$ 42,8 milhões, Caçador, com US$ 23,5 milhões e Rio Negrinho, com US$ 9,5 milhões, tiveram desempenhos de 8,2%, 5,5% e 27%, nessa ordem, na relação com 2024. A exceção foi Campos Alegre que teve queda de 16%. Vale destacar o trabalho exercido em Jaraguá do Sul, que fechou o primeiro semestre com vendas de US$ 2,9 milhões, crescimento de quase 80% no confronto com mesmo período do ano passado. A média até então era de US$ 400 mil. Após obter um incremento de US$ 7,1 milhões em 2024 na comparação com as exportações de igual semestre do ano anterior, o polo gaúcho recuou US$ 2,2 milhões nesse ano, totalizando US$ 120,1 milhões. Bento Gonçalves encolheu 7,1%, somando US$ 27,2 milhões – menos US$ 2,1 milhões no cotejo com 2024. Já Bom Princípio registrou uma performance excepcional, com alta de 58,6%, somando US$ 11,6 milhões, novo recorde – o terceiro em sequência – de negócios em duas décadas. O polo paranaense encerrou o semestre com 3,3% a mais de embarques, totalizando US$ 73,0 milhões, sendo 40% puxados pelo polo de Arapongas, que somou US$ 29,3milhões, aumento de 13,6% sobre igual semestre de 2024 – volume próximo do recorde de US$ 30,9 milhões obtido em 2021. Vale destacar a atuação dos fabricantes de Rio Negro, que em 2024 exportaram US$ 4,9 milhões e nesse ano US$ 7,1 milhões, 44% a mais. Na contramão, Quatro Barras, que em 2023 e 2024 exportou US$ 14,1 milhões e US$ 9,7 milhões, fechou 2025 com apenas US$ 1,0 milhão. DE FRENTE COM OS NÚMEROS
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