Móveis de Valor - Edição 248

31 moveisdevalor.com.br vai impactar diretamente no mercado consumidor e também deve mudar o perfil de produto oferecido pelos fabricantes. Bete Marin, pesquisadora do tema Economia Prateada e fundadora da MV Marketing, aponta que o setor moveleiro nacional tem diante de si uma oportunidade histórica com a janela demográfica: desenvolver móveis que combinem design, ergonomia, segurança, praticidade e beleza para atender a um público maduro, exigente, e economicamente relevante. “Nossas análises de mercado mostram que ainda existe um grande vácuo no mercado quando falamos de mobiliário adequado e adaptado às necessidades da maturidade. As marcas que saírem na frente terão uma vantagem competitiva importante nos próximos cinco anos”, afirma. Com consumidores acima dos 50 anos, movimentando globalmente US$ 22 trilhões por ano – no Brasil somando cerca de R$ 2 trilhões –, a chamada Economia Prateada se apresenta como o próximo grande motor de crescimento para o setor. Na visão de Flavia Ranieri, geroarquiteta parceira da MV Marketing, mais do que criar móveis bonitos, o futuro exige soluções que ofereçam acessibilidade, conforto, autonomia e segurança. “Pensar na ergonomia, na facilidade de uso e na estética sem estigmatizar o envelhecimento, é o caminho para conquistar o consumidor maduro – seja para atender construtoras que desenvolvem empreendimentos para esse público ou para o consumidor final que busca adaptar sua casa”, defende, acrescentando que investir nesse novo consumidor sênior é também assumir um compromisso com a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade social. Mas, Bete Marin, lembra que, apesar dessa oportunidade de mercado, no setor moveleiro as iniciativas ainda são pontuais. “As marcas não estão investindo como deveriam no público maduro por falta de conhecimento aprofundado sobre o potencial desse consumidor. Existe uma lacuna importante de dados, de pesquisas de comportamento e, principalmente, de especialistas em Gerontologia dentro das equipes de desenvolvimento de produto, design e marketing”, opina. Ela ainda reforça que a Gerontologia traz uma visão profunda e multidisciplinar sobre o Bete Marin, pesquisadora do tema Economia Prateada e fundadora da MV Marketing Flavia Ranieri, geroarquiteta parceira da MV Marketing A população está envelhecendo e precisa de móveis que proporcionem uma vida confortável e que atendam suas necessidades

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz