34 moveisdevalor.com.br nos produtos. Detalhes como pontos de carregamento para dispositivos móveis, conectividade Wi-Fi, iluminação automatizada, sistemas de alerta e até soluções de Internet das Coisas (IoT) já podem – e devem – ser incorporados ao mobiliário pensado para a longevidade”, comenta. Ou seja, a tecnologia pode e deve ser usada a favor do envelhecimento. É TUDO QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO Quando questionada sobre o que já observou no mercado brasileiro em relação a investimentos das indústrias no desenvolvimento de mobiliário para a chamada Economia Prateada, Flávia Ranieri observa que um olhar mais cuidadoso sobre o próprio portfólio da marca pode captar peças que já atendam a esse público de forma adequada. “No meu trabalho de curadoria desenvolvido há mais Comfort Core Multi Suporte, da Leggett&Platt de cinco anos, seleciono produtos e soluções que já existem no mercado e que as próprias marcas nem sabem que são adequados à longevidade. Pequenos ajustes em móveis já em linha também podem se transformar facilmente em um lançamento no mercado prateado”. De acordo com que a geroarquiteta observa no seu dia a dia de trabalho com o desenvolvimento de empreendimentos sênior inovadores no Brasil, as empresas de movelaria, louças, metais, revestimentos, tecnologia e eletroeletrônicos estão com a escuta em alerta e desenvolvendo soluções para essa demanda que vem aumentando a cada ano. Flávia aproveita para citar o case da Líder Interiores, que lançou neste ano dois novos modelos de poltronas de espaldar alto já focando nesse mercado. “Era uma peça que faltava no portfólio da empresa e de tanto eu pedir em meus projetos eles investiram em designers conhecidos e desenvolveram peças belíssimas e super adequadas”, aponta. Por isso, Bete Marin destaca que criar produtos que acompanhem as diferentes fases da longevidade amplia o mercado potencial das empresas e agrega valor ao portfólio. “Soluções que atendem ao público maduro também têm forte apelo em famílias multigeracionais, profissionais preocupados com o futuro dos seus lares e consumidores atentos às tendências de bem-estar, conforto e segurança. A lógica é simples: quem começar agora vai liderar um movimento de transformação que já está em curso e que só tende a crescer nos próximos anos”, enfatiza. FERRAGENS PODEM SER O PONTAPÉ INICIAL O investimento das indústrias de móveis em ferragens mais tecnológicas e pensadas para atender às demandas de um público mais longevo pode ser o primeiro passo para a criação de um mobiliário mais adequado. A Häfele é um exemplo de fabricante de ferragens que está desenvolvendo soluções mais adequadas para as gerações mais velhas. “Todos os novos desenvolvimentos da marca levam em conta uma análise de aplicabilidade em todos os espaços de viver, tanto residenciais como corporativos, e isso inclui as diferentes faixas etárias da população. Somos o provedor da acessibilidade ao interior dos Observatório
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