41 moveisdevalor.com.br foco nesse desenvolvimento registraram aumento de 58% na retenção de funcionários e de 28% na produtividade. • Maior engajamento e produtividade: A pesquisa da Pew Research Center revela que menos da metade dos profissionais estão satisfeitos com as oportunidades de aprendizado oferecidas no trabalho. No entanto, quando essas oportunidades existem, os resultados são claros: maior rentabilidade, produtividade e motivação. • Melhor avaliação de desempenho: Treinamentos contínuos ajudam as empresas a identificar colaboradores com potencial de liderança e alta performance, alinhando expectativas e abrindo caminhos para promoções e crescimento interno. Em setores como o de móveis seriados, onde há centenas de produtos e variações por coleção, a capacitação é essencial. “Quanto maior o mix de produtos, maior a dificuldade de o vendedor conhecer cada item a fundo. Sem isso, perde-se tempo de venda e oportunidade de conversão”, analisa Emi Ohashi. Ela reforça ainda os benefícios para todos os envolvidos: “Para a empresa, significa uma equipe mais qualificada e competitiva. Para o funcionário, abre possibilidades de crescimento. Para o cliente, representa um atendimento mais profissional e uma experiência de compra mais satisfatória.” A NOVA JORNADA DA VENDA DE MÓVEIS PLANEJADOS No caso dos móveis planejados e projetos sob medida, o nível de exigência sobe. Aqui, o vendedor precisa dominar processos comerciais complexos e entender profundamente as necessidades dos clientes. “Vender serviços exige estratégia, técnica e foco em resultado. Muitos têm ótimo conhecimento técnico, mas não sabem conduzir um processo comercial eficaz”, explica Flavia Mardegan, fundadora da Mardegan Transformation and Results. Desafios como captação de clientes, formação de carteira e alto turnover são comuns neste segmento. Para Flavia, o problema começa quando o lojista encara o treinamento como custo, e não como investimento. Ela elenca quatro pilares que ajudam a transformar a performance dos vendedores: Emi Ohashi, mentora e consultora especializada em varejo, e idealizadora do projeto “Vamos Varejar" Capacitação pode reter tanto profissionais quanto clientes “Assim, todos são afetados positivamente: a empresa cresce, o funcionário se realiza e o cliente fica mais feliz com o serviço”. Emi Ohashi, mentora e consultora especializada em varejo
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