51 moveisdevalor.com.br 2. Negociações com descontos fora do padrão de segurança, deverão ter sempre o envolvimento do proprietário, para que ele tenha ciência do retorno que essa venda trará à empresa, seja quanto ao benefício que se busca com esse fechamento ou ao impacto na redução de margem que a negociação trará. 3. A forma de recebimento deve estar adequada ao equilíbrio financeiro da empresa. O sucesso da empresa começa pela ciência dos impactos de cada ação tomada. Por Eliane Maria Vignatti, da EVCONS Consultoria Empresarial Ltda. Contate-nos através do e-mail: eliane. vignatti@evcons. com.br ou ligue: (54) 99675.6228 Para mais dicas como esta, siga-nos nas redes sociais. • Se as vendas não superarem o ponto de equilíbrio contábil, a empresa estará operando no prejuízo; • E, se as vendas não atingirem o ponto de equilíbrio econômico, a empresa terá um retorno aquém do esperado; • Alguns meses trabalhando com prejuízo e a situação da empresa começará a se agravar. Dependendo do tamanho dessa gravidade, há riscos de fechamento do negócio. Além dos impactos no resultado, as negociações também poderão afetar o equilíbrio financeiro da empresa, e isso dependerá de como é feita a forma de recebimento da negociação. Uma empresa, mesmo sendo lucrativa, poderá fechar suas portas se não houver equilíbrio financeiro. Quando a loja é capitalizada o suficiente para “bancar” o prazo de recebimento de seus clientes, ela poderá fazer vendas a prazo sem necessidade de antecipação. O único problema aqui é quanto à segurança do recebimento, pois nem sempre temos as ferramentas e acessos suficientes para uma análise de crédito do cliente. Por outro lado, se a loja não for capitalizada, o ideal é buscar um bom valor de entrada e o menor número de parcelas possíveis. Boa parte destas parcelas precisarão ser antecipadas via financeira, para que a empresa equilibre suas entradas proporcionalmente às suas saídas. Um fato muito importante de se pontuar aqui é sobre a cobrança dos custos financeiros. Sempre que as vendas forem a prazo, é necessário que se acrescente o custo financeiro do dinheiro no prazo, independentemente do fato de a loja antecipar ou aguardar pelo recebimento. Caso esse acréscimo não seja inserido no valor da venda, esse custo financeiro reduzirá o lucro da empresa. Portanto, toda vez que for fechar uma negociação, lembre-se destes 3 importantes aspectos: 1. O desconto deve ser oferecido somente quando necessário, e dentro dos limites estipulados na formação do markup; Eliane Maria Vignatti, da EVCONS Consultoria Empresarial Ltda.
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