Móveis de Valor - Edição 248

62 moveisdevalor.com.br É muito importante mostrar as práticas ESG da sua empresa Não basta implementar práticas ESG (ambiental, social e governança) no dia a dia da sua empresa, é preciso comunicá-las aos seus clientes e consumidores, em geral. Criar uma boa reputação é um dos maiores desejos das empresas atualmente, diante de um cenário de muita concorrência, novas tecnologias e dinâmicas. É preciso mostrar tudo o que está sendo feito para construir seu nome no mercado e deixar claro que está antenado com as novas exigências e com um futuro mais sustentável. Conversamos novamente com a especialista em ESG e consultora do Instituto Impulso, Débora Irie, para entendermos como comunicar de forma eficiente as ações feitas pela empresa e qual a importância disso. “Comunicar as ações ESG de forma eficiente é crucial para que a indústria moveleira não apenas cumpra seu papel de responsabilidade, mas também colha os frutos de uma reputação sólida e de um relacionamento mais forte com o público. Não basta fazer, é preciso saber contar o que está sendo feito”, explica Débora. Segundo a especialista, a transparência nas ações ESG constrói e fortalece a reputação da marca. “Uma indústria moveleira que demonstra seu compromisso com a utilização de madeira certificada, a redução de resíduos ou o bem-estar de seus colaboradores transmite confiança e ética, elementos cruciais para a credibilidade no mercado”, afirma. Inclusive, ela lembra que essa reputação positiva se traduz em maior lealdade do cliente e pode servir também como “escudo” contra eventuais crises, já que a empresa possui um histórico de responsabilidade exposto ao público. Além disso, Débora alerta que a sustentabilidade deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito em muitos mercados, incluindo o moveleiro. “Consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos que sejam social e ambientalmente responsáveis. Ao comunicar suas ações ESG, a indústria moveleira atende a essa demanda crescente, conquistando um segmento de mercado que valoriza esses atributos”. E, junto disso, a conUMA GESTÃO TRANSPARENTE É IMPORTANTE NÃO SÓ PARA A RELAÇÃO COM OS COLABORADORES COMO TAMBÉM PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E CONCESSÃO DE CRÉDITOS A TRANSPARÊNCIA E A COMUNICAÇÃO DAS AÇÕES ESG FORTALECEM A REPUTAÇÃO DA MARCA E PODEM SERVIR COMO “ESCUDO” PARA ALGUMAS CRISES QUE POSSAM SURGIR Por Natalia Concentino, jornalista ESG NEWS

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz