89 moveisdevalor.com.br “Houve crescimento da visitação, apesar da chuva. Tivemos aumento de visitantes em 8,4% em relação ao ano de 2023”, comemora Márcio Magnus, diretor comercial do Salão de Gramado. Segundo a organização, a feira recebeu 7.300 visitantes, sendo 3.696 lojistas; 64.3% do Sul, 18,55% do Sudeste, 8,7% do Centro Oeste, 5,1% do Nordeste e 3,35% do Norte. Um dos principais objetivos da feira gaúcha é se tornar referência em mobiliário de alto padrão, abrindo espaço para fabricantes que estão desenvolvendo produtos de acordo com as grandes tendências do design vistas na Europa e usando matérias-primas que agregam valor às peças. Jorge Nader, do Campinas Shopping Móveis, que atua há 33 anos no mercado de alta decoração, foi um dos lojistas presentes no Salão de Gramado. “Vim em todas as edições do Salão, mas essa me surpreendeu pela mudança radical da linha de móveis, não vemos mais aquelas peças tradicionais, isso mostra que as empresas estão bem antenadas e preocupadas com o design. Esse também é um sinal de que a feira evoluiu ao longo dos anos”, destaca. Também compareceu ao Salão de Gramado o importador uruguaio Hernan Berro, da Divino SA - uma das maiores importadoras de móveis da América Latina. “Vim pela primeira vez na feira e achei tudo muito interessante, com boa variedade de móveis e muitos fornecedores que eu já conhecia, pois costumo frequentar várias feiras no Brasil. Também vi diversas marcas novas e aproveitei para pesquisar fornecedores e fazer compras para o segundo semestre”, afirma. Hernan conta que costuma comprar estofados, mesas e cadeiras quando visita o nosso país, ressaltando que a qualidade, personalização, negociação e velocidade de resposta são pontos positivos dos fabricantes brasileiros. “A comunicação é mais fácil e encontramos matérias-primas excelentes, como o couro e as madeiras, como é o caso do Jequitibá, e isso, com certeza, é Jorge Nader, do Campinas Shopping Móveis Hernan Berro, importador uruguaio da Divino SA Leonardo Squilino, representante de exportação de marcas como Buriti e Seiva um diferencial em relação aos produtos chineses e de outros mercados que costumamos também comprar”, revela. Leonardo Squilino, representante de exportação de marcas como Buriti e Seiva, ressaltou a importância da presença de importadores no Salão de Gramado. “Além dos uruguaios da Divino, também vimos lojistas argentinos, que estão aproveitando a abertura do mercado para virem fazer compras novamente aqui no Brasil”, comenta. Para Squilino, esses compradores estão sempre em busca de um bom custo-benefício e se surpreenderam com o design inovador dos produtos expostos em Gramado. “Essa edição trouxe muitos produtos diferentes, apresentou tendências e ideias trazidas de Milão. Os lojistas estão sempre em busca de tecnologia e valor agregado, diferenciais que atraiam os importadores, que costumam comprar coleções completas e se interessam por mobiliário customizável. Vi nessa edição
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