22 moveisdevalor.com.br grama de internacionalização que possui uma plataforma com avaliação de maturidade, estudo de inteligência comercial, realização de missões, participação em feiras e tudo aquilo que seja necessário para a abertura de novos mercados”, conta Maria Teresa. AVALIANDO ALTERNATIVAS A orientação neste momento é de prudência e planejamento, pede Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel. “Recomendamos que as empresas avaliem junto a seus parceiros comerciais, alternativas de negociação e ajustes temporários de volume e prazos, enquanto mantemos uma intensa agenda institucional para tentar adiar e, se possível, reverter essa medida”, observa. “E que as indústrias busquem diversificação de mercados de exportação, aproveitando iniciativas como o Brazilian Furniture e outras ações de promoção comercial que temos em parceria com a ApexBrasil. Nosso objetivo é manter as portas abertas nos EUA sem deixar de explorar novas oportunidades internacionais”, enfatiza. A Abimóvel trabalha em três frentes junto ao governo federal para atenuar as dificuldades: 1. Diplomacia comercial ativa — solicitar que o Brasil busque, em diálogo direto com o ECONOMIA
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz