Móveis de Valor - Edição 249

24 moveisdevalor.com.br Lojas de rua continuam sendo muito importantes para o varejo brasileiro Mesmo com crescimento do e-commerce nos últimos anos, o varejo físico continua sendo o pilar principal do comércio brasileiro, respondendo por cerca de 70% das vendas, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Além disso, as lojas de rua foram responsáveis por impulsionar, por exemplo, as vendas do varejo no mês de maio, com um crescimento de 1,86% no movimento de visitantes em lojas físicas em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), provando que os consumidores gostam de recorrer ao varejo físico em datas comemorativas, como foi o caso do Dia das Mães. Diante desses números totalmente favoráveis em pleno 2025, resolvemos entender melhor o que faz com que o varejo físico continue sendo tão atrativo ao consumidor, mesmo com todas as facilidades e descontos oferecidos nas compras online. “O fato, mesmo depois da pandemia quando houve o aumento das compras online, mostra que é uma questão cultural do brasileiro. Isso reflete a pluralidade do nosso mercado, em que muitos consumidores ainda valorizam a experiência pessoal, o contato com os produtos, o relacionamento humano e a confiança no atendente ou lojista”, explica Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL. Daniel lembra que em cidades de pequeno e médio portes as lojas físicas desempenham VAREJO Por Natalia Concentino, jornalista O VAREJO FÍSICO – ESPECIALMENTE DE MÓVEIS – AINDA É RESPONSÁVEL POR 70% DAS VENDAS DO COMÉRCIO, MOSTRANDO TODA A SUA FORÇA EM PLENO ANO DE 2025 AS DATAS COMEMORATIVAS SE MOSTRAM MUITO IMPORTANTES PARA ESSE TIPO DE COMÉRCIO, QUE SABE APROVEITAR A URGÊNCIA DE COMPRA DO CONSUMIDOR O CONCEITO DE OMNICANALIDADE NÃO ESTÁ TOTALMENTE EM PRÁTICA, MAS A COMPLEMENTARIDADE ENTRE FÍSICO E DIGITAL SERÁ O FUTURO DO VAREJO

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