25 moveisdevalor.com.br um papel muito importante na economia local, tanto no aspecto da geração de empregos quanto por serem uma referência de compra para itens básicos, sazonais ou locais. “A gente pode dizer, sem medo de errar, que o varejo físico não é apenas um canal de vendas, mas também um espaço de convivência, de construção de vínculos e de relacionamento da comunidade”, acrescenta. O gerente executivo da CNDL elenca três fatores essenciais para que as lojas físicas ainda sejam tão queridas pelos consumidores, principalmente em datas comemorativas: 1. Muitos consumidores ainda se sentem mais seguros comprando pessoalmente, especialmente itens como vestuário e calçados. O brasileiro quer ver pessoalmente esses produtos, tocar e experimentar, isso gera mais satisfação e segurança e, também, gera menos risco de errar. 2. Urgência e vontade de levar logo o produto. Principalmente em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais existe essa urgência de adquirir o produto e isso favorece as lojas físicas, levando em consideração que o brasileiro costuma deixar para fazer as compras sempre na véspera. Levar o presente na hora é muito importante e a loja física permite isso. 3. A questão da socialização, pois os consumidores brasileiros encaram o ato de comprar em uma loja física como uma experiência social. Passear em lojas, shopping, mercado e ruas de comércio tem um significado que vai além da compra em si, para muita gente isso faz parte da cultura e do lazer. Porém, Daniel Sakamoto observa que houve uma mudança no comportamento do consumidor nos últimos cinco anos, impulsionado principalmente pela pandemia, que acelerou muito o crescimento do comércio eletrônico. “A gente viu que Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL A loja deve ser atrativa para o consumidor e, para isso, existem estratégias que podem ser implementadas
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