Móveis de Valor - Edição 249

26 moveisdevalor.com.br entre os anos de 2020 e 2022 houve uma queda significativa no comércio de rua por conta da pandemia e o eletrônico realmente ganhou força, mas desde 2023 o varejo físico voltou a ganhar relevância e a gente vê isso pelo volume de compras nesse meio. Os consumidores valorizam cada vez mais as experiências que eles têm nas lojas, gostam desse relacionamento humano, e, cada vez mais, a gente vê os lojistas investindo nesse sentido”, observa. De acordo com Sakamoto, os lojistas estão mais criativos e investem em ações e iniciativas para atrair o público às suas lojas. “Podemos dizer que o comércio de rua segue como um dos pilares principais do varejo, especialmente em regiões que não têm muita penetração do digital, ou que não estão tão próximas dos grandes centros, e isso mostra a importância de equilibrar as inovações com as características do mercado”, lembra. Ele acrescenta que a sociedade vem mudando e, consequentemente, as ações de consumo também, por isso é preciso que os empreendedores se adaptem. “O brasileiro gosta muito de frequentar as lojas físicas, mas também está feliz com a comodidade de poder fazer compras sem sair de casa, então, acredito que o futuro do varejo esteja na complementariedade entre o físico e o digital”. Isso nos faz questionar o gerente executivo da CNDL sobre a omnicanalidade no varejo brasileiro, que ele acredita estar em uma fase intermediária por parte dos empreendedores, apesar de o conceito já estar presente no varejo brasileiro há muito tempo. “Embora muitos consumidores já transitem por muitos canais, seja pesquisando online e depois indo nas lojas físicas ou fazendo o caminho contrário, o avanço dessa omnicanalidade ainda enfrenta alguns desafios naturais, seja em tecnologia, logística e até gestão. Muitos lojistas ainda não oferecem uma integração perfeita entre os canais, o que gera um atrito entre o físico e o digital”, opina, lembrando da barreira geracional, que faz com que os consumidores mais maduros ainda tenham uma preferência pelas lojas físicas. 2º SEMESTRE PROMETE BONS RESULTADOS Com a chegada do segundo semestre, temos ainda mais datas comemorativas para o coSegundo semestre conta com importantes datas comemorativas para movimentar o varejo VAREJO

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz