28 moveisdevalor.com.br mércio aproveitar, o que faz com que lojistas fiquem otimistas e façam planejamento para aproveitar esse movimento da melhor forma possível. “Nossa expectativa está alta para esses últimos seis meses do ano, já que acompanhamos os resultados mensais divulgados pelo IBGE e, também, das empresas de cartão de crédito e meios de pagamentos, além das pesquisas de intenção de compras que costumamos fazer, e todos são promissores. As projeções do mercado apontam um crescimento de 3% a 5% nas vendas das lojas físicas em 2025 em relação a 2024”, afirma Sakamoto. Ele aponta que, apesar das turbulências que estamos enfrentando e os desafios estruturais brasileiros, dá para se notar uma ligeira melhora em algumas questões de economia e empregabilidade. “Observamos melhorias no indicativo econômico desse primeiro semestre de 2025, a inflação está num patamar alto, mas está controlada. E a gente tem uma leve recuperação do poder de compra de classes mais baixas, que deve influenciar o consumo em segmentos como moda, brinquedos, eletrodomésticos, móveis e alimentos”, comenta, adiantando que no aspecto sazonal o segundo semestre apresenta datas comemorativas importantes como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. “O foco agora deve ser em estratégias que unam promoções, experiências de compra e fidelização, esse é o tripé estratégico para garantir um segundo semestre bastante positivo. Por isso, é importante que o lojista faça um bom planejamento, com organização de estoque, uma vitrine que chame a atenção e campanhas promocionais organizadas com antecedência. Também aposte muito na comunicação via redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing. Crie promoções temporárias, descontos progressivos, saia da rotina, datas comemorativas exigem que você faça algo diferente”, explica. Por fim, Sakamoto lembra que é preciso sempre facilitar a experiência de compra do cliente, para que não haja atritos. “Hoje em dia, a facilidade de pagamento é fundamental, o cliente quer alternativas, parcelamento no cartão, pagamento à vista, PIX com desconto... tudo isso é fundamental e o consumidor valoriza muito”. 5 ESTRATÉGIAS PARA MANTER SUA LOJA DE RUA ATRATIVA 1. Aprimorar a experiência de compra: uma loja bem organizada, iluminada e com vitrine atraente faz toda a diferença. Além disso, é importante investir tempo e recursos no treinamento da equipe, isso é fundamental. 2. Desenvolver relacionamentos pessoais: o consumidor valoriza cada dia mais um atendimento próximo. Descontos exclusivos para clientes fiéis, envio de mensagens personalizadas em datas comemorativas, aniversário, lançamento de novas peças e ações de pós-venda são muito importantes para criar vínculo com esses clientes, o que vai fazer toda a diferença na hora que o consumidor vai às compras. 3. Investir em sustentabilidade: hoje em dia há embalagens ecologicamente corretas e práticas que reduzem desperdício. Comunicar essas ações relacionadas à sustentabilidade, de certa maneira, costuma atrair os consumidores atuais, especialmente os mais novos, que valorizam muito esse aspecto do meio ambiente, da economia circular, da sustentabilidade como diferencial na hora de escolher uma marca em detrimento da outra. 4. Importância de se promover e elaborar promoções criativas: eventos, sorteios, atividades e promoções direcionadas a um público específico podem gerar tráfego na loja e aumentar o ticket médio das compras. A gente sabe que lojas "instagramáveis" e promoções que viralizam tem sido ótimas estratégias para algumas lojas que têm conseguido se destacar. 5. Integrar a loja física ao contexto digital: não dá mais para deixar de aproveitar o potencial do comércio eletrônico e dos canais de comunicação como WhatsApp, Facebook e Instagram. De maneira geral, isso tem sido uma boa estratégia para levar os clientes até a loja física como também ajudam a fortalecer as vendas dos canais digitais. *Por Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL VAREJO
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