Móveis de Valor - Edição 249

48 moveisdevalor.com.br novas máquinas e o início da automação da produção fabril, resultando na reorganização dos processos produtivos. Além do surgimento de novas teorias econômicas, esse período também foi marcado por inovações tecnológicas significativas, como o desenvolvimento das ferrovias e da navegação, o aparecimento do cinema e do telefone, e o advento daquele que se tornaria o símbolo da Segunda Revolução Industrial: o automóvel — destaque para a revolução promovida por Henry Ford, o “fordismo”. No Brasil, essa fase da industrialização chegou de forma tardia, por volta da década de 1930, durante a chamada Era Vargas. Impulsionada pela crise cafeeira e pela política de substituição de importações, iniciou-se um redirecionamento dos investimentos para o setor industrial, com destaque para o desenvolvimento da siderurgia e da exploração petrolífera. TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Agora, a situação se encontra bem diferente desde a primeira revolução, há 200 anos. Estamos na década de 1960, o mundo já passou por intensas transformações tecnológicas com as duas grandes guerras de escala global (1914 a 1945), e vive outra disputa político-ideológica impetrada pelas duas maiores potências pós-guerra: Estados Unidos e União Soviética. Essa época é marcada pela substituição gradual da mecânica analógica pela digital, pelo uso de microcomputadores e a criação da internet (1969) — na época chamada pelo governo americano de Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), sistema que podia se conectar, através de linhas telefônicas, em longas distâncias. Houve, ainda, a crescente digitalização de arquivos e a invenção da robótica. Outro grande fator que impulsionou esta fase do desenvolvimento industrial foi a famosa “Corrida Espacial”, em que as duas potências almejavam sair do planeta pela primeira vez, determinando quem obtinha o maior poder tecnológico. Os soviéticos largaram na frente, A divisão da África pelas nações europeias foi um dos principais marcos da era imperialista Modelo Ford T, o primeiro carro popular a ser comercializado em escala Famosa charge dos anos 1960 sobre a Guerra Fria, representando uma disputa entre URSS e EUA, com os presidentes Nikita Kruschev (à esquerda) e J.F. Kennedy (à direita) Observatório

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