Móveis de Valor - Edição 250

30 moveisdevalor.com.br Na Marvi Embalagens, que produz caixas de papelão ondulado, o movimento de mudanças para o e-commerce tem sido puxado, casualmente, pelo Mercado Livre. Rafael Gnoatto, diretor da empresa, conta que alguns de seus clientes já pedem caixas redimensionadas e menores para atender às exigências da plataforma, que prefere produtos desmontados em packs, para serem montados pelo próprio consumidor. “Eu acho que quem está liderando toda essa mudança, por enquanto, é o Mercado Livre”, está convencido. De modo geral, não há normatização, adianta Cristiane. Que lamenta, mas também oferece solução: por que não se organizar e encarar esse fato de forma conjunta? Afinal, mudanças também vem acontecendo nas lojas físicas. “Recentemente, a Lojas Cem solicitou mudanças”, informa. Na Casas Bahia, além do peso, a preocupação é com a ergonomia do trabalhador e justifica suas regras como uma forma de prevenção trabalhista. "É um cuidado que eles têm em relação ao peso da caixa, por conta de ergonomia e tudo mais," relata Cristiane, propondo que seria benéfico que "eles oficializassem isso," incentivando uma padronização no mercado. Qualquer mudança nas embalagens, embora válidas em prol de melhorias na logística e redução de peso e avarias, é um processo que implica em um custo maior para os moveleiros. Basilio Vivan, diretor da Genialflex, de Bento Gonçalves (RS), observa que essas novas demandas não são fáceis de serem repassadas, especialmente em um ambiente em que o mercado está retraído e com altos índices de inadimplência. "As margens (do setor) caíram drasticamente," revela, enfatizando que a indústria está em uma posição difícil. VENDA DIRETA Basilio nota que alguns varejistas, em especial os que vendem online, têm transferido a maior parte da responsabilidade para o fabricante, incluindo custos com avarias, devoluções, estoque e prazos de pagamento. "Bom, se eu tenho que ter estoque, financiar o cliente, me preocupar com a embalagem, com a devolução... então, prefiro eu mesmo vender", propõe, acrescentando que esse movimento, que permite ao fabricante de móveis ter maior controle sobre o processo, vem crescendo. Mais caixas, mais papelão, mais custos para as indústrias Basilio Vivan, diretor da Genialflex, de Bento Gonçalves Cristiane Fernandes, gerente de marketing e P&D da Santos Andirá E-COMMERCE

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz