Móveis de Valor - Edição 250

61 moveisdevalor.com.br Adegas Faccio, CEO da Lojas Renner com Selvane Mohandas Du Menil, diretor executivo da International Association of Department Stores (IADS), que trouxe uma visao sobre os impactos das mudanças e ajustes exigidos pelo novo cenário global. O encontro foi encerrado com o painel histórico “10 anos de Latam + 10 years ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, comandado por Marcos MARCAS COM PROPÓSITO Com o tema “O resgate das origens: Por que o futuro do branding está na autenticidade”, a 6ª edição do GAD´ Insights 2025, revelou que, diante da saturação de mensagens publicitárias, consumidores estão buscando marcas com propósito, história e coerência. A análise aponta que a longevidade das marcas estará associada à sua capacidade de resgatar a própria essência e se conectar genuinamente com o público. E-COMMERCE NA PALMA DA MÃO O painel evidenciou o crescimento das vendas digitais por meio de aplicativos. Cases mostram como os aplicativos se tornaram canais estratégicos de relacionamento e faturamento. Hoje, os apps da Renner e do GPA representam mais de 15% do faturamento de cada companhia. Foram abordadas práticas como o uso dos aplicativos como plataformas exclusivas, com benefícios, conteúdos e serviços personalizados, fortalecendo a fidelização e melhorando a experiência de compra. MARCAS PRÓPRIAS Estudo da Circana mostrou a evolução das marcas próprias – elas deixaram de ser vistas como versões genéricas de produtos tradicionais. Já representam 22% do mercado de bens de consumo nos EUA, 39% na Europa e 36% na Austrália, movimentando cerca de US$ 308 bilhões. Varejistas têm apostado em estratégias que vão desde o desenvolvimento de marcas únicas, com reputação baseada em qualidade e comunicação clara, até a compreensão detalhada do comportamento do consumidor, por meio de segmentação e mineração de dados de fidelidade. DESAFIOS DA DIGITALIZAÇÃO E DA IA NO VAREJO No painel “Digitalização e IA: Transformando a Rentabilidade dos Negócios”, foi mostrado que, apesar de 98% das empresas já terem utilizado soluções com IA, apenas 26% obtiveram rentabilidade e 8% conseguiram escalar essas iniciativas. Os palestrantes focaram o uso da IA de dados como ferramenta para transformar a relação entre consumidores e marcas. Se fala muito de B2C e B2B, mas que agora é necessário incorporar o modelo de negócios A2C e A2B – relativo ao uso de agentes de IA diretamente para o consumidor ou outros negócios. ESTRATÉGIAS PARA CRESCER No painel “Varejo com resultado: estratégias para crescer, operar e lucrar em um cenário incerto”, foi analisado o cenário macroeconômico atual sob diferentes perspectivas. Felipe Cohen, CMO da Magazine Luiza, mostrou como a empresa tem diversificado suas fontes de receita por meio do Magalu Log (40% das receitas já vêm de clientes fora do Magalu), do Magalu Bank e do investimento em cloud. EQUIPES DE VENDA No painel “Corra, varejo, corra: os muitos desafios na capacitação de pessoas vendedoras em um cenário de alta rotatividade”, a discussão girou em torno de como a alta rotatividade no varejo exige mais do que ferramentas de vendas: é preciso investir em cultura, propósito, reconhecimento e desenvolvimento humano. A mensagem unânime foi clara: não se transforma a experiência do cliente sem antes transformar a experiência dos colaboradores. Marcos Gouvêa, diretor-geral do Gouvêa Ecosystem Gouvea que reuniu executivos como Luiza Helena Trajano (Magalu), Belmiro Gomes (Assaí), Sergio Zimerman (Petz), Andre Farber (Riachuelo), Peter Furukawa (Lojas Quero-Quero) e Paula Andrade (Natura).

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