61 moveisdevalor.com.br Adegas Faccio, CEO da Lojas Renner com Selvane Mohandas Du Menil, diretor executivo da International Association of Department Stores (IADS), que trouxe uma visao sobre os impactos das mudanças e ajustes exigidos pelo novo cenário global. O encontro foi encerrado com o painel histórico “10 anos de Latam + 10 years ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, comandado por Marcos MARCAS COM PROPÓSITO Com o tema “O resgate das origens: Por que o futuro do branding está na autenticidade”, a 6ª edição do GAD´ Insights 2025, revelou que, diante da saturação de mensagens publicitárias, consumidores estão buscando marcas com propósito, história e coerência. A análise aponta que a longevidade das marcas estará associada à sua capacidade de resgatar a própria essência e se conectar genuinamente com o público. E-COMMERCE NA PALMA DA MÃO O painel evidenciou o crescimento das vendas digitais por meio de aplicativos. Cases mostram como os aplicativos se tornaram canais estratégicos de relacionamento e faturamento. Hoje, os apps da Renner e do GPA representam mais de 15% do faturamento de cada companhia. Foram abordadas práticas como o uso dos aplicativos como plataformas exclusivas, com benefícios, conteúdos e serviços personalizados, fortalecendo a fidelização e melhorando a experiência de compra. MARCAS PRÓPRIAS Estudo da Circana mostrou a evolução das marcas próprias – elas deixaram de ser vistas como versões genéricas de produtos tradicionais. Já representam 22% do mercado de bens de consumo nos EUA, 39% na Europa e 36% na Austrália, movimentando cerca de US$ 308 bilhões. Varejistas têm apostado em estratégias que vão desde o desenvolvimento de marcas únicas, com reputação baseada em qualidade e comunicação clara, até a compreensão detalhada do comportamento do consumidor, por meio de segmentação e mineração de dados de fidelidade. DESAFIOS DA DIGITALIZAÇÃO E DA IA NO VAREJO No painel “Digitalização e IA: Transformando a Rentabilidade dos Negócios”, foi mostrado que, apesar de 98% das empresas já terem utilizado soluções com IA, apenas 26% obtiveram rentabilidade e 8% conseguiram escalar essas iniciativas. Os palestrantes focaram o uso da IA de dados como ferramenta para transformar a relação entre consumidores e marcas. Se fala muito de B2C e B2B, mas que agora é necessário incorporar o modelo de negócios A2C e A2B – relativo ao uso de agentes de IA diretamente para o consumidor ou outros negócios. ESTRATÉGIAS PARA CRESCER No painel “Varejo com resultado: estratégias para crescer, operar e lucrar em um cenário incerto”, foi analisado o cenário macroeconômico atual sob diferentes perspectivas. Felipe Cohen, CMO da Magazine Luiza, mostrou como a empresa tem diversificado suas fontes de receita por meio do Magalu Log (40% das receitas já vêm de clientes fora do Magalu), do Magalu Bank e do investimento em cloud. EQUIPES DE VENDA No painel “Corra, varejo, corra: os muitos desafios na capacitação de pessoas vendedoras em um cenário de alta rotatividade”, a discussão girou em torno de como a alta rotatividade no varejo exige mais do que ferramentas de vendas: é preciso investir em cultura, propósito, reconhecimento e desenvolvimento humano. A mensagem unânime foi clara: não se transforma a experiência do cliente sem antes transformar a experiência dos colaboradores. Marcos Gouvêa, diretor-geral do Gouvêa Ecosystem Gouvea que reuniu executivos como Luiza Helena Trajano (Magalu), Belmiro Gomes (Assaí), Sergio Zimerman (Petz), Andre Farber (Riachuelo), Peter Furukawa (Lojas Quero-Quero) e Paula Andrade (Natura).
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