ANO 24 • EDIÇÃO 251 • OUTUBRO DE 2025 ONDE O SETOR MOVELEIRO GANHA VOZ HÁ 24 ANOS Brasil perde US$ 15 milhões nas exportações aos EUA Especial Linhares mostra muito mais que um polo Móvel infantil encanta gerações Aumento da inadimplência impacta o setor moveleiro @moveisdevalor
4 moveisdevalor.com.br Por Inalva Corsi, editora A velha máxima de que "Mais um ano que não é para amadores" nunca soou tão pertinente. Ela deixou de ser um mero aforismo empresarial e se transformou na descrição mais precisa da nossa realidade global. Basta um olhar breve para a macroeconomia e a geopolítica para constatar que estamos vivenciando a mais rápida e complexa alteração da história recente. Conflitos localizados reverberam em cadeias de suprimentos globais. A tecnologia, que deveria ser um fator estabilizador, acelera a disrupção em um ritmo vertiginoso. E a única certeza, no meio dessa tempestade de variáveis, é que o futuro não será apenas uma extensão do presente. A incerteza não é um obstáculo temporário, é a nova condição do ser humano. Portanto, a adaptabilidade, a calma estratégica e a capacidade de aprender rapidamente deixaram de ser diferenciais: tornaram-se requisitos básicos para a sobrevivência em qualquer setor. Essa breve dissertação nos leva a destacar ilhas de trabalho e prosperidade. É o caso de Linhares (ES), que trazemos em um caderno especial. Em quase 20 páginas mostramos “mais do que um polo moveleiro, um exemplo de força unida." Em outra matéria especial mostramos o universo dos móveis infantis e a preocupação com a natalidade em baixa, o que exige novas estratégias por parte dos fabricantes para conquistar um mercado de R$ 3,4 bilhões no Brasil. Também tratamos sobre a crise da inadimplência, que impede o acesso do consumidor ao crédito e retrai as vendas do varejo. O que também impede as vendas é o tarifaço que entrou em vigor em agosto e já deu prejuízo de US$ 15 milhões. A análise está em “de frente com os números”. Tem MV Observatório para analisar o futuro das vendas que passa por experiência emocional e a constante busca por bem-estar. Outro tema é sobre a importância da curadoria no setor, que deve alinhar designers, estética e marca. Do Zero ao Topo conta a história de Maic Caneira, o menino de Jaci que ousou sonhar. Esta edição traz um balanço dos congressos moveleiros em Curitiba e Bento Gonçalves e da feira na Turquia que levou colchoeiros em busca de inovação. Para concluir, uma pauta que desafia a indústria de colchões: a logística reversa. Boa leitura! REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 - 3º andar CEP 81070-430 - Portão Curitiba – PR – Brasil CONTATO Fone (41) 99912-9877 www.moveisdevalor.com.br moveisdevalor@moveisdevalor.com.br DIRETORES Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br REDAÇÃO Inalva Corsi – 3035 PR Jornalista Responsável inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino – 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br João Caetano Guimarães caetano@moveisdevalor.com.br Guilherme Arruda – 5955 RS Jornalista convidado guilherme@moveisdevalor.com.br DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br ASSINATURAS E CIRCULAÇÃO assina@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUL Inalva Corsi - (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br COMERCIAL – SUDESTE Cidinha Leal - (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br CARTA DA EDITORA @moveisdevalor Acesse a versão digital desta edição
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6 moveisdevalor.com.br SUMÁRIO NOSSA CAPA Ilustra capa desta edição Berço Cupcake + Linha Alfajor, da Permóbili, de Linhares (ES) (27) 3373-7950 www.permobilibaby.com.br 83 INDÚSTRIA Herval comemora com clientes 10 anos da planta do Nordeste SEÇÕES 8 CÁ ENTRE NÓS Falta de compromisso de empregados? Mande para o concorrente 10 PONTO DE VENDA Vendas de móveis no comércio recuam pelo 7º mês consecutivo 18 DESTAQUE DE CAPA Permóbili tem raiz em serraria e floresceu em salas e quartos 62 DO ZERO AO TOPO Maic Caneira, o menino que ousou sonhar alto 12 ESPECIAL LINHARES Mais que um polo moveleiro, um exemplo de força unida 36 ESPECIAL INFANTIL Com baixa natalidade, mercado repensa estratégias 46 ECONOMIA A crise de inadimplência impacta o setor moveleiro 48 DE FRENTE COM OS NÚMEROS Com tarifaço, Brasil perde US$ 15 milhões até setembro 54 MV OBSERVATÓRIO Emoção, Bem-Estar e a Pressão do Custo 58 MARKETING Curadoria alinha designers, estética e marca 66 CONGRESSO MOVELEIRO Empresários discutem o futuro, design e inovação 70 PRÊMIO DESIGN Vencedores traduzem demandas com inovação e economia 74 CONGRESSO MOVERGS Empresas precisam considerar geopolítica nas estratégias 80 BED REPORT Feira na Turquia atrai colchoeiros em busca de inovação 84 ARTIGO O novo desafio: contratar, engajar e reter talentos 88 TRILHA ESG Economia circular é desafio da indústria colchoeira
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8 moveisdevalor.com.br FALTA DE COMPROMISSO DOS EMPREGADOS? MANDE ELES PARA SEUS CONCORRENTES Você sabe, maus empregados existem, e não são poucos. São aqueles que não têm objetivos claros, que não demonstram interesse, que não se comprometem com resultados. É o tipo de funcionário que faz apenas o mínimo necessário para garantir o salário no fim do mês – e, muitas vezes, nem isso faz direito. Esses empregados chegam na empresa sem foco, sem ambição de crescer, sem vontade de aprender algo novo. Não se preocupam se a tarefa está bem feita, se o cliente ficou satisfeito, se a empresa alcançou as metas. Para eles, tanto faz. O que importa é cumprir o horário, reclamar do patrão e, no final, se colocar como vítima de um sistema injusto, criado pela direita, é bom acrescentar. É o empregado que olha para o dono do negócio como se fosse um vilão. Pensa: ‘Ele é rico, eu sou pobre. Ele lucra, eu sou explorado’. Só que esse mesmo empregado, se a empresa dá prejuízo, não aparece para dividir a conta. Ninguém quer assumir o risco, ninguém quer perder junto. Mas na hora de exigir, todos querem ter mais direitos, mais benefícios – sem contrapartida, sem compromisso, sem responsabilidade. Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor Existe funcionário que sabota o ambiente de trabalho, espalha desmotivação entre colegas, resiste a qualquer mudança ou inovação. E, sinceramente, esse é o tipo de gente que não deveria apenas ser demitida – deveria, ironicamente, ser encaminhada direto para o concorrente... Agora, é claro, existem também aqueles trabalhadores comprometidos, que vestem a camisa, que entendem que o crescimento da empresa pode significar também o seu crescimento pessoal. Esses são cada vez mais valorizados e disputados. Mas infelizmente convivem, dentro do mesmo espaço, com quem só ocupa lugar e não contribui em nada. O sucesso de qualquer negócio é construído a muitas mãos. Não existe empresa saudável sem colaboração, sem disciplina, sem pessoas que entendam que trabalho não é só troca de horas por dinheiro, mas construção de valor, de resultado. Por isso, do mesmo jeito que cobramos os empresários para investir, inovar e oferecer oportunidades, precisamos também cobrar os empregados para que tenham objetivos, se comprometam com o resultado, façam valer a confiança e o salário que recebem. Porque quem não veste a camisa, quem não ajuda a empurrar o barco para a frente, que procure outro time. De preferência a equipe do concorrente!
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10 moveisdevalor.com.br MADEIRAMADEIRA ADQUIRE STARTUP DE SERVIÇOS RESIDENCIAIS MadeiraMadeira anunciou a compra da Triider, startup gaúcha que conecta prestadores de serviço a clientes – uma aposta em um nicho mais rentável do que a venda de móveis. Este é o segundo movimento que a empresa faz nessa área. Em 2022, a MadeiraMadeira comprou a Iguana Fix, especializada na montagem de móveis. Com a Triider, a ideia é disponibilizar os serviços para contratação de maneira independente, e adicionar ao portfólio profissionais como encanadores, pintores e pedreiros. SALA DE JANTAR E SOFÁ MODULADO LIDERAM PROCURA DE FINAL DE ANO Com as festas de fim de ano, cresce a demanda por móveis que tornam a casa mais confortável e pronta para receber. Na Homedock, e-commerce especializado em móveis e decoração, alguns itens ganham destaque absoluto nesse período. Entre os campeões de vendas estão as salas de jantar; os sofás modulares, que se adaptam ao tamanho da sala e ao número de convidados, assim como poltronas de apoio e buffets. Além dos móveis principais, os aparadores ganham protagonismo por sua multifuncionalidade. INFLAÇÃO DE MÓVEIS É MENOR DO QUE A MÉDIA GERAL EM 2025 Dos 9 meses até setembro, em cinco o item móveis teve IPCA maior que a média geral de preços ao consumidor amplo, segundo o IBGE. Setembro foi um dos 4 meses em que a inflação de móveis foi mais baixa que a média geral. Em Belo Horizonte ocorreu a maior deflação com -1,34% e a maior alta foi registrada na Grande Vitória, com 1,50%. No acumulado do ano, o IPCA de móveis ficou em 3,57%, ou seja, 0,7% menor do que a média geral. Curitiba registra a maior inflação de preços de móveis com 8,94% enquanto Salvador registra deflação de -0,11%. Veja quadro abaixo: VENDAS DE MÓVEIS NO COMÉRCIO RECUAM PELO 7º MÊS CONSECUTIVO Este ano, apenas em janeiro o volume de vendas no comércio varejista foi positivo na comparação com igual período de 2024. De fevereiro a agosto, na mesma base de comparação, houve queda mensal e a mais acentuada ocorreu em agosto com -9,3%, enquanto a receita nominal de vendas ficou em -6,0%, segundo a pesquisa mensal de comércio do IBGE. O maior responsável pela forte queda verificada este ano é São Paulo que registrou as maiores quedas em abril (-30,0%), julho (-35,1%) e agosto (-32,2%) na comparação PONTO DE VENDA com iguais meses do ano passado. O melhor desempenho é do Espírito Santo, com alta em todos os meses. No acumulado de oito meses, a venda no varejo recuou 4,7% em volume e 1,5% em receita nominal. São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal registram queda todos os meses, enquanto de outro lado estão Pernambuco, Rio de Janeiro e Espírito Santo com altas acumuladas entre janeiro e agosto (veja quadro abaixo).
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12 moveisdevalor.com.br Mais que um polo moveleiro, um exemplo de união de forças Bons exemplos sempre valem a pena serem revisitados, e esse é o caso do polo moveleiro de Linhares (ES), um dos grandes destaques brasileiros quando falamos sobre união, desenvolvimento e referência em qualidade. Inclusive, é por conta da união dos empresários que as empresas capixabas estão cada vez maiores, com mais inovação e funcionários mais bem capacitados, mostrando a importância do associativismo. Com o Sindimol (Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo) próximo de completar 40 anos, vamos mostrar o que está acontecendo na região e quais os rumos que devem ser tomados pelos integrantes dessa cadeia moveleira do Espírito Santo. Vitor Guidini, atual presidente do Sindimol, afirma que o sindicato evoluiu de tal forma que passou de uma entidade representativa para um verdadeiro agente de transformação do polo moveleiro de Linhares. “Não é à toa que costumamos dizer que o Sindimol é uma agência de desenvolvimento. Afinal, ao longo desses quase 40 anos consolidamos uma atuação estratégica, fortalecendo a indústria local, promovendo a capacitação, inovação e diálogo com o poder público e atores regionais e nacionais. Hoje, somos referência nacional em organização setorial, associativismo e desenvolvimento ESPECIAL LINHARES O POLO MOVELEIRO DE LINHARES SE DESENVOLVEU COM BASE NO ASSOCIATIVISMO E NA COOPERAÇÃO ENTRE INDÚSTRIAS CONCORRENTES PERTO DE COMPLETAR 40 ANOS, O SINDIMOL CONTINUA COM PROJETOS ATUAIS E VISANDO SEMPRE O CRESCIMENTO DAS INDÚSTRIAS DA REGIÃO MERCADOS NACIONAL E INTERNACIONAL ESTÃO NA PAUTA DO SINDICATO PARA QUE AS EMPRESAS LOCAIS TENHAM AINDA MAIS CONQUISTAS NO SETOR Crédito: Felipe Reis Cidade de Linhares (ES) Por Natalia Concentino jornalista
13 moveisdevalor.com.br industrial, em nosso setor”, pontua, acrescentando que um dos pontos que demandam maior preocupação é a capacitação dos colaboradores das indústrias. “Ela acontece por meio de centenas de cursos e treinamentos que foram e ainda estão sendo feitos ao longo dos anos”, comenta. Vitor ainda aproveita para falar sobre mais dois pilares que ele considera fundamentais para a entidade, além da capacitação. “A articulação política nos garantiu conquistas importantes em infraestrutura e incentivos para o setor; e o fortalecimento da identidade do polo de Linhares, com ações de promoção, feiras e integração entre as empresas ajudou a consolidar nosso sindicato como referência nacional”, aponta. Aliás, ao falar sobre a consolidação do Sindimol como referência nacional, Vitor Guidini relembra um pouco da trajetória da entidade. “O nosso sindicato nasceu da união de empresários que entenderam que juntos seriam mais fortes, pois estavam distantes dos polos produtores, longe dos insumos. Essa essência colaborativa é o que permitiu ao polo de Linhares crescer com consistência, mesmo diante dos desafios”, explica, lembrando que a cooperação entre as empresas fortalece o setor, gera ganhos coletivos e cria um ambiente de inovação e competição saudável. “Esse modelo pode sim ser seguido e servir de inspiração para outros polos do Brasil, mostrando que é possível competir no mercado sem abrir mão da parceria estratégica, e o Sindimol está e sempre estará aberto para trocar informações e experiências adquiridas nessa jornada”, acrescenta. Inclusive, os capixabas até criaram um termo para definir a parceria entre as indústrias moveleiras da região: coopetição. “Essa palavra é a união entre cooperação e competição. Aqui no nosso sindicato ela funciona como um modelo em que as empresas do polo moveleiro competem no mercado, mas cooperam entre si em ações estratégicas — como capacitação, compras coletivas, feiras, projetos de inovação e articulação política. Essa lógica fortalece o setor como um todo, sem perder a individualidade de cada negócio”, resume Guidini. NOVAS AÇÕES DO SINDIMOL Segundo Vitor Guidini, as próximas ações do Sindimol estarão focadas em três frentes: ampliar Vitor Guidini, presidente do Sindimol Sede do Sindimol “A força da visão empresarial, mais a necessidade de nos agrupar, nos deu força necessária para cultivarmos até hoje o nosso polo moveleiro de Linhares”, Paulo Joaquim do Nascimento, Panan Móveis.
14 moveisdevalor.com.br a capacitação técnica e gerencial das empresas, fortalecer a presença digital do polo moveleiro e intensificar a articulação com instituições públicas e privadas para atrair investimentos e fomentar inovação. “Tudo isso com o objetivo principal do adensamento da cadeia para nossa região e de manter Linhares como referência nacional em produção moveleira, sempre em evolução”, observa. O presidente do Sindimol ainda enfatiza que nos próximos anos a entidade seguirá atuando com foco em inovação, capacitação e expansão do mercado. “Vamos intensificar ações voltadas à digitalização das empresas, à qualificação da mão de obra e ao fortalecimento da marca do polo moveleiro de Linhares no Brasil e no exterior. A meta é manter o setor competitivo, sustentável e preparado para os novos desafios da indústria”, destaca. Mas ele lembra que manter o sindicato relevante exige atuação constante, escuta ativa e adaptação às mudanças do setor, pois estar próximo das demandas reais da indústria e antecipar tendências é o que garante o impacto da sua atuação na região. MERCADO AMPLO PARA OS CAPIXABAS Mais focadas no mercado nacional, as indústrias moveleiras do polo capixaba atendem praticamente todo o território nacional, com forte presença nas regiões Sudeste e Nordeste, porém o mercado internacional também vem se mostrando uma boa oportunidade. “Algumas empresas do polo já iniciaram operações no mercado internacional, especialmente na América Latina. O foco está em atender lojistas, redes varejistas e projetos corporativos, com produtos que combinam design, funcionalidade e competitividade”, destaca Guidini. E, quando questionado sobre o trabalho do Sindimol em relação à exportação, o presidente garante que o sindicato tem atuado de forma estratégica para incentivar a abertura de novos mercados. “Promovemos capacitações específicas, articulações com entidades de comércio exterior e apoio técnico às empresas interessadas em internacionalizar seus produtos. Além disso, buscamos parcerias com feiras internacionais e missões empresariais para posicionar o polo de Linhares como A Afemol se destaca pelas iniciativas relacionadas à transformação social de crianças e adolescentes da região ESPECIAL LINHARES “O trabalho do Sindimol tem sido fundamental para o fortalecimento do polo. A atuação voltada ao associativismo e à cooperação entre as empresas foi determinante para que muitas indústrias, incluindo a nossa, alcançassem novos patamares de crescimento e inovação”, Rafael Correia, Peroba/Rio Doce. Maria Luiza Lombardi Nascimento, presidente da Afemol
15 moveisdevalor.com.br referência também fora do Brasil”, finaliza. Leia mais sobre as exportações capixabas na página 16. DO SINDIMOL NASCEU A AFEMOL A Associação Feminina do Sindimol (Afemol) é uma instituição sem fins lucrativos que iniciou sua história em 2006, a partir do desejo das mulheres associadas ao sindicato de impactar positivamente a qualidade de vida de adolescentes e crianças dos arredores do distrito moveleiro. O intuito da Afemol é promover a transformação social na vida desses jovens, desenvolvendo ações sociais no bairro Canivete e adjacências. “O nosso grupo de mulheres voluntárias ligadas às indústrias criou a Afemol para desenvolver projetos como: empreendedorismo, informática, música (violão e flauta), dança, incentivo à leitura, esportes (futebol, natação, vôlei e jiu-jitsu) e outros trabalhos envolvendo as famílias”, conta Maria Luiza Lombardi Nascimento, presidente da instituição, acrescentando que a atuação da Afemol é bem efetiva, recebendo grande apoio e confiança de todas as empresas do polo moveleiro. “Nós temos a oportunidade de gerenciar as ações de responsabilidade social do Sindimol”, comenta. Ela ainda acrescenta que a criação dessa associação é de grande importância para a aproximação do trabalhador e sua família, oferecendo ambiente saudável e cuidado a todos os envolvidos. “Isso cria um vínculo de respeito e valorização do trabalho”. UNIDOS TAMBÉM NA COMEMORAÇÃO A união dos moveleiros capixabas também é vista na hora de comemorar. A Festa Anual de Confraternização ou Encontro de Integração do Sindimol acontece a 28 anos e é o único histórico de uma comemoração tão longeva no setor. Além de reunir os empresários associados e seus familiares, o evento atrai os fornecedores e parceiros da indústria que vão a Linhares a partir de diferentes regiões do Brasil. Como exemplo de força desse polo moveleiro, elaboramos uma série de perfis dos grandes fabricantes de móveis capixabas que você confere a seguir. Grupo de mulheres envolvidas com a Afemol “As mudanças que aconteceram no polo desde a criação do Sindimol foram positivas, incluindo as melhorias de infraestrutura, que impulsionaram a logística do polo moveleiro”, Gustavo Pessoti, ACP Móveis. “Desde a criação do Sindimol, percebemos uma evolução muito significativa no setor. Essa estrutura colaborativa ajudou a elevar o nível de qualidade e a competitividade do polo, beneficiando não só as empresas, mas toda a comunidade”, Ramon Rigoni, Móveis Rimo.
16 moveisdevalor.com.br Exportações aumentam 10 vezes em sete anos As indústrias exportadoras de móveis do polo de Linhares registraram, em 2025, o segundo melhor desempenho para o período de janeiro-setembro desde 2018. O volume alcançou US$ 1,138 milhão, mas o recorde continua sendo 2021 com um total de US$ 1,687 milhão. De acordo com dados do ComexStat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre os destinos mais frequentes aparecem mercados da América do Sul, América Central e África. Somando todos os continentes, são pouco menos de 30 países com os quais mantém relações comerciais. Linhares está entre os polos brasileiros que apresentam oscilações habituais de altas e baixas na venda de produtos para o mercado externo. Nesse ano, por exemplo, embarcou US$ 215,3 mil em junho – crescimento de 117% em relação ao mês anterior (US$ 98,9 mil) – em julho recuou 19,5%, e não realizou nenhum negócio no mês de agosto. Em setembro embarcou US$ 67,1 mil, significando o segundo pior resultado do ano até o momento. No ranking estadual, Linhares ocupa a segunda posição entre os polos exportadores do Espírito Santo, muito distante de Colatina e bem à frente de Vila Velha, Cariacica, Vitória e Serra. De qualquer forma, é preciso elogiar o esforço do empresariado local na evolução das exportações anuais – basta ver o avanço ocorrido entre 2018 e 2024, saindo de US$ 134,3 mil para US$ 1,399 milhão. ESPECIAL LINHARES
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18 moveisdevalor.com.br Do chão da serraria, um legado que floresceu em salas e quartos infantis Engana-se quem pensa que a história da Permóbili começou em 2005 com o lançamento dos primeiros racks e estantes, que se tornaram a essência da marca, pelo contrário, esse foi só mais um passo da família Modenesi no setor moveleiro. Lá no distante ano de 1962 essa trajetória já havia iniciado com a implantação de uma serraria, em Ibiraçu –município capixaba que serviu como base da família por muitos anos. Mas, como a Permobili chegou a Linhares e se tornou uma das grandes marcas do polo? Foi em 2001 que os Modenesi resolveram expandir seus negócios com a abertura de uma filial da serraria, que logo se transformaria na sede da empresa. “Foi nesse momento que nasceu oficialmente a marca Permóbili, com foco no fornecimento de madeira beneficiada para as fábricas de móveis do polo moveleiro da região”, conta Kerliton Modenesi, diretor da Permóbili. Natalia Concentino, jornalista Berço Cupcake e Linha Alfajor, lançamentos Permóbili Baby COM RAÍZES EM UMA SERRARIA EM 1962, A PERMÓBILI CRESCEU E SE CONSOLIDOU COMO REFERÊNCIA EM MÓVEIS PARA SALAS E QUARTOS INFANTIS A MARCA CAPIXABA JUNTOU TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E DESIGN PARA CONQUISTAR OS LARES BRASILEIROS COM QUALIDADE, FUNCIONALIDADE E SUSTENTABILIDADE AO LADO DE OUTRAS EMPRESAS DO POLO MOVELEIRO DE LINHARES, A PERMÓBILI APOSTA NA COOPERAÇÃO E NA EXPANSÃO TECNOLÓGICA PARA O FUTURO ESPECIAL LINHARES
19 moveisdevalor.com.br Foi a partir do crescimento dessa filial que a empresa passou a fabricar móveis para sala de estar e começou a escrever seu nome nesse segmento, e deu tão certo que em 2018 resolveram diversificar e criar a Permóbili Baby. “Decidimos ampliar horizontes com a entrada no segmento infantil, então trouxemos para o mercado o nosso know-how em design, qualidade e inovação. Hoje nosso portfólio é equilibrado com 50% da produção voltada aos móveis de sala e os outros 50% para a linha infantil”, explica o diretor das duas marcas. Com essa história rica e de muita tradição, vários desafios foram superados durante o caminho. “Como toda empresa que cresce e se reinventa, tivemos de nos adaptar às mudanças do mercado, à crescente competitividade e às novas tecnologias de produção”, pontua Kerliton, lembrando que teve de superar diversas crises econômicas. “Manter o ritmo de inovação sempre exigiu resiliência, mas a união do time da Permóbili e a confiança dos representantes comerciais e parceiros, além do investimento constante em qualidade e design, foram fundamentais”. Não surpreende que a Permóbili, conduzida pela família Modenesi, anuncie mais um passo em 2026. Mesmo diante das dificuldades, o DNA de crescimento da empresa continua forte. “O foco será ampliar nossa capacidade produtiva, com investimentos em infraestrutura e novas tecnologias. Queremos estar cada vez mais preparados para atender à demanda crescente, sem renunciar à qualidade que sempre foi a nossa marca registrada”, projeta Kerliton. E todo esse avanço vem depois de um ano com vários lançamentos em sala e infantil, com Nascida como serraria, a Permóbili hoje é reconhecida no mercado pelas linhas de sala de estar e móveis infantis Home Chicago é mais um dos lançamentos feitos este ano Kerliton Modenesi, diretor da Permóbili e Permóbili Baby
20 moveisdevalor.com.br coleções que unem design, praticidade e novas tendências de acabamento. “Entre as novidades que trouxemos para a sala estão os homes Diamantina, Chicago e Olinda, com destaque para o design clean e a funcionalidade”, afirma o diretor, acrescentando que na Permóbli Baby os dois grandes lançamentos foram as linhas Alfajor e Caramelo. “São coleções encantadoras e que tiveram excelente aceitação por parte dos lojistas e consumidores”. É importante lembrar que a Permóbili Baby foi capa da Móveis de Valor no ano passado e as expectativas para o lançamento da coleção 2025 eram muito altas, o que confirma que a marca está se consolidando cada vez mais nesse segmento. “Entrar no nicho infantil foi um passo estratégico e natural, pois já tínhamos conhecimento em funcionalidade e design e vimos que podíamos agregar valor ao mercado baby, que exige segurança, qualidade e cuidado nos detalhes”, comenta Kerliton. Ele complementa afirmando que “é também uma forma de nos aproximar das famílias desde os primeiros momentos de vida dos seus filhos, fortalecendo ainda mais a presença da marca nos lares brasileiros”. Para concluir, Kerliton destaca a união dos empresários do polo moveleiro de Linhares, destaque dessa edição, com uma editoria especial inteiramente dedicada à região. “A cooperação entre as empresas cria um ecossistema muito rico, onde compartilhamos experiências, mão de obra qualificada, fornecedores locais e, principalmente, fortalecemos o nome do polo no cenário nacional. Para a Permóbili, estar inserida nesse ambiente significa crescer junto, inovar mais rápido e ter acesso a recursos que, isoladamente, seriam mais difíceis de serem alcançados”, finaliza. Home Diamantina é um dos lançamentos da Permóbili em 2025 ESPECIAL LINHARES
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22 moveisdevalor.com.br Com quase 40 anos de história, ACP Móveis investe em ampliação A ACP Móveis é uma das mais antigas empresas do polo moveleiro de Linhares e está prestes a completar 40 anos, e com novidades. A indústria capixaba anunciou sua expansão com a construção de uma segunda unidade fabril, no município de Jaguaré, que fica localizado a menos de 70 quilômetros da matriz. São R$ 30 milhões em investimentos para a ampliação da capacidade produtiva nos próximos dois anos. A nova fábrica da ACP Móveis vai ocupar um terreno de 91 mil m² e terá 22 mil m² de área construída, gerando cerca de 300 empregos diretos. “Jaguaré foi escolhida pela localização estratégica e pela oferta de mão de obra”, declara Gustavo Pessoti, CEO da empresa, que afirma também que a ideia de ampliação surgiu da necessidade de aumentar a produção mantendo a qualidade. “Além disso, a gente queria abrir espaço para o desenvolvimento de novas linhas de produtos”. Gustavo Pessoti lembra que a obra está em andamento e dentro do calendário previsto, mostrando que a empresa segue em busca de crescimento, mesmo após quase quatro décadas de atuação e reconhecimento do mercado. “Um dos fatores determinantes para continuarmos relevantes e fortes no mercado foi a perseverança em manter um trabalho transparente, junto e com a produção de móveis de qualidade. Nós também valorizamos muito as pessoas que fazem parte do time de colaboradores do Grupo ACP Móveis”, acrescenta. Aliás, Gustavo lembra que a ACP conseguiu superar uma grande adversidade para continuar se mantendo firme e para fazer novos investimentos. “Um dos maiores desafios que enfrentamos foi a perda do nosso patriarca (Adenis César Pessoti, que faleceu em 2021), além do enfrentamento da Covid-19, mas a boa gestão de Nicholas Pessoti, presidente do conselho do grupo, nos fez superar esses dois momentos. Eu também, como CEO, estou conseguindo contribuir para esse avanço junto de todo o corpo de liderança interno e externo da empresa”, explica. Outro ponto importante não só para a ACP como para as outras empresas do polo de Linhares, segundo o CEO, é a união das empresas por meio do sindicato patronal, que mantém o polo coeso e forte. “Tivemos grandes melhorias de infraestrutura, o que facilitou a logística do nosso polo”, encerra. Gustavo Pessoti, CEO da ACP Móveis ESPECIAL LINHARES
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24 moveisdevalor.com.br Reinvenção histórica define o rumo do sucesso da Cimol A Cimol Móveis se destaca no polo de Linhares na produção de salas de jantar e complementos, e vem se tornando cada vez mais especialista nesse nicho. Mas, o início da sua trajetória passa pelos dormitórios, que já foram o foco central da empresa. Fundada em 1991, em uma área de 450 m², com seis colaboradores, a Cimol produzia guarda-roupas em sucupira, ou seja, começou como uma pequena marcenaria e hoje se transformou numa fábrica com 250 colaboradores com uma área de 40 mil m². “Até o início deste ano a Cimol produzia camas e salas de jantar, mas tomamos a decisão de nos especializarmos ainda mais em produtos de sala de jantar, ampliando nosso portfólio para que no ano que vem já sejamos considerados totalmente especialistas em móveis para esse tipo de ambiente, incluindo a produção de complementos”, destaca Ademilse Guidini, diretor e um dos fundadores da Cimol. Além de um dos fundadores da Cimol, Ademilse Guidini carrega uma vasta experiência também como presidente do Sindimol, entidade moveleira da região, que ajuda no desenvolvimento das indústrias locais. “A união foi fundamental para o desenvolvimento das indústrias, como é o caso da própria Cimol. Estamos localizados distante dos principais fornecedores e isso é um desafio para as indústrias”, afirma, acrescentado que os fornecedores de placas de MDF e MDP, principal matéria-prima, estavam mais de mil quilômetros de distância. “Aconteciam atrasos nas entregas decorrentes do transporte rodoviário, que afetavam muito a produção, mas, com o cooperativismo, uma empresa sempre socorreu a outra com os insumos e conseguimos desenvolver o polo”., recorda Com mais de 30 anos de atuação, a Cimol enfrentou outros desafios em sua história e, segundo Ademilse, um dos maiores é a complexidade das legislações brasileiras, como a econômica, fiscal e trabalhista. “Essa instabilidade prejudica muito as empresas no seu desenvolvimento. Mas, no nosso caso, essas situações foram superadas com muito trabalho, dedicação e persistência, focando sempre no crescimento sustentável”, afirma. ESPECIAL LINHARES Ademilse Guidini, diretor e um dos fundadores da Cimol
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26 moveisdevalor.com.br Três décadas de legado e expansão acelerada da Panan A Panan é uma das empresas que nasceu praticamente junto com o movimento de expansão do polo moveleiro de Linhares. São mais de três décadas produzindo móveis para quartos e expandindo sua atuação, afinal, quando Paulo Joaquim do Nascimento iniciou seus negócios, ele só contava com quatro colaboradores e o maquinário da pequena empresa que havia adquirido. “Em Linhares já tinha um pequeno polo moveleiro e vi a oportunidade de investir em uma empresa de pequeno porte que estava encerrando suas atividades”, relata o fundador da Panan. Com o passar dos anos, a Panan viu seu nome se consolidar no mercado. “Acredito que esse reconhecimento se deve ao trabalho realizado todos esses anos com muita seriedade, ombridade, franqueza e desenvolvimento”, sinaliza Paulo, que é um dos empresários mais conhecidos da região, sendo popularmente chamado de Paulinho da Panan, o que mostra que seu trabalho à frente da empresa é reconhecido assim como suas contribuições para o próprio polo de Linhares. “Ao longo desses anos ocorreu uma contribuição mútua, onde a Panan acrescentou ao polo, e o polo acrescentou à nossa empresa. Desde a minha chegada até a gestão enquanto presidente, busquei unir todo mundo, para que de alguma forma pudéssemos nos ajudar”, explica o empresário quando questionado sobre toda essa cooperação existente na região. Hoje a Panan é uma empresa reconhecida nacionalmente e conta com quase 500 colaboradores, mas já passou por várias situações complicadas por conta da inconstância econômica brasileira. Paulinho destaca a crise de 2014 como a maior delas, enfatizando que ela deixou muito aprendizado. Isso tudo, com certeza contribuiu para o desenvolvimento da empresa, que está expandindo seus negócios. “Foi necessário dar sequência à expansão, pois hoje estamos localizados em uma área urbana, que não nos permite expandir. Então, estamos indo para o parque industrial em uma área maior, onde estamos construindo um parque fabril de grande porte, que vai nos permitir ampliar a capacidade produtiva e aumentar o mix de produtos, para melhorar ainda mais a oferta aos nossos clientes”, explica. Segundo o empresário, desde 2012, quando foi feita a primeira unidade no polo, a Panan tinha previsão de fazer expansão. “Porém as crises nos desestimularam a dar esse passo antes, mas chegamos num momento em que nossa produção está saturada, não conseguimos aumentar a capacidade produtiva aqui, daí essa necessidade de expansão”, finaliza. ESPECIAL LINHARES Paulo Joaquim do Nascimento, fundador da Panan
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28 moveisdevalor.com.br Peroba e Rio Doce, do mundo infantil ao design gourmet A Móveis Peroba é uma das empresas tradicionais de Linhares, se destacando no mercado pela produção de móveis infantis desde 1998, quando Lucio e Marcia Peroba resolveram fazer um empreendimento baseado em uma de suas paixões: o universo infantil. De lá para cá a marca foi crescendo e mostrando seu compromisso com a qualidade e com o desenvolvimento de móveis com design funcional e segurança. Mas, em 2017, o casal de empresários viu a oportunidade de dar mais um passo e encarar um novo nicho de mercado, o das cozinhas, com a aquisição da Ronipa e depois o rebranding que levou ao público uma nova marca, a Rio Doce. Rafael Correia, diretor comercial das duas empresas, conta que após a aquisição da Ronipa, marca que era tradicional no polo de Linhares, foram feitos ajustes estruturais e de linha de produtos. “A mudança de nome consolidou a identidade da marca, que hoje é reconhecida por unir modernidade, design diferenciado e soluções práticas para a cozinha”, comenta. Em relação ao polo moveleiro, Rafael destaca que o trabalho que é feito em Linhares tem ajudado no crescimento dos fabricantes de móveis capixabas. “O nosso polo sempre se destacou pela cooperação entre as empresas”, afirma. Mas, Rafael reconhece que os desafios impostos pelo mercado e pelo cenário econômico influenciam no desempenho das empresas, por isso é preciso encontrar maneiras de driblar os problemas e seguir em frente. “Ao longo da nossa trajetória tivemos de nos adaptar às mudanças do mercado, sempre em busca de eficiência produtiva e a manutenção da competitividade frente à concorrência. Para superá-los, investimos em tecnologia, em processos produtivos mais modernos e na ampliação da capacidade fabril”, afirma, lembrando que o grupo Peroba/Rio Doce passou a contar com fontes próprias de energia limpa, o que fez com que as empresas ficassem mais sustentáveis e preparadas para o futuro, atendendo novas demandas do mercado. “Além disso, acreditamos que ouvir lojistas e consumidores é essencial para alinhar nossas coleções às reais demandas do mercado”, complementa. ESPECIAL LINHARES Fábrica da Rio Doce, especializada em móveis de cozinha Rafael Correia, diretor comercial da Móveis Peroba e Rio Doce Fábrica da Móveis Peroba
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30 moveisdevalor.com.br Mas, para chegar a esse patamar no cenário nacional, a Rimo enfrentou desafios, como a necessidade de competir com produtos de baixa qualidade e preço, instabilidade econômica e as constantes transformações do mercado moveleiro. “Cada obstáculo, porém, foi uma oportunidade de aprendizado e evolução. Mantivemos o foco em oferecer móveis de excelência, pois acreditamos que cliente satisfeito é um grande ativo e a melhor estratégia para atravessar qualquer fase”, avalia Ramon. Estar inserida em um polo moveleiro tão unido e colaborativo com certeza fez toda a diferença para que a Rimo superasse os desafios e conquistasse seu espaço no coração dos brasileiros. “O polo de Linhares é um verdadeiro ecossistema de desenvolvimento. A troca de experiências, a união para superar desafios e a busca conjunta por qualidade e competitividade fazem toda a diferença para o crescimento de cada empresa, inclusive da Rimo. Essa cooperação fortalece a cadeia produtiva, amplia oportunidades de negócios e contribui para que o polo se destaque no cenário nacional”, afirma o diretor, ainda completando que desde a criação do Sindimol houve uma evolução muito significativa no setor, com mais organização e representatividade. “Ele dá voz às indústrias locais em questões importantes, como acesso a treinamentos, certificações e iniciativas de sustentabilidade”. Rimo une tradição e desenvolvimento de forma permanente Fundada em 1989, pouco tempo depois da criação do Sindimol, a Móveis Rimo se tornou uma das mais tradicionais fabricantes de móveis do Espírito Santo. Com um início marcado pela simplicidade, a Rimo evoluiu muito ao longo desses anos e passou de 12 para 400 colaboradores atuando com tecnologia de ponta em uma moderna estrutura de 20 mil m². A empresa fundada por Luiz Rigoni, Maria das Graças Frigi Rigoni e Jonilson Suave mantém, desde o início, o compromisso com a inovação, qualidade e sustentabilidade, valores que, segundo eles, fazem com que a Rimo seja uma das marcas mais lembradas e respeitadas do setor moveleiro nacional. Com uma trajetória de crescimento e desenvolvimento junto ao polo moveleiro formado em Linhares, a Rimo mostra que seu crescimento é resultado de uma combinação de fatores: compromisso inegociável com a qualidade, investimento constante em tecnologia, atenção às tendências do mercado, relacionamento próximo com fornecedores e clientes, além de uma equipe dedicada e engajada. De acordo com Ramon Rigoni, diretor da empresa, outro ponto fundamental é a sustentabilidade, que está presente em toda a nossa operação. “Desde o uso de MDF de reflorestamento até frentes em película PET reciclada e certificações como a ISO 9001”, pontua. ESPECIAL LINHARES Ramon Rigoni, diretor da Móveis Rimo
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32 moveisdevalor.com.br Móveis capixabas que dominam o mercado no Brasil e no mundo Depois de apresentar a grandeza do polo moveleiro de Linhares, com indústrias unidas e bemestruturadas, é hora de conhecer um seleto grupo de produtos que conquistaram os clientes em 2025. São móveis que, com certeza, estão fazendo a diferença no mix de produtos mais vendidos nas lojas. ESPECIAL LINHARES A Rimo vem dando continuidade à sua linha Essencial de planejados, com puxador cava e frentes em 45º, e expandindo a paleta de cores, após o sucesso do padrão Jequitibá lançado recentemente. Segundo Ramon Rigoni, diretor da Rimo, a empresa também segue investindo em novos modelos de guarda-roupas, modulados e cozinhas, sempre atento às tendências de design e funcionalidade. E já antecipou: Para 2026, o público pode esperar mais inovação em design, novos acabamentos e soluções que valorizam a experiência do cliente. A Rio Doce destacou dois lançamentos, o Kit Touringa e a Cozinha Syrah, que estão conquistando lojistas e consumidores por seu design contemporâneo, aproveitamento de espaço e uso de materiais como MDF, vidro reflecta e portas amadeiradas, alinhados com as tendências do setor. “Para 2026, o público pode esperar uma marca cada vez mais consolidada, ampliando sua presença em diferentes regiões do Brasil e trazendo novidades em design e funcionalidade, sempre com foco na modernidade, sofisticação e excelente custo-benefício”, indica Rafael Correia, diretor comercial. Cozinha modulada Vitória está mais completa com os novos módulos de 990 mm de altura, que ampliam as possibilidades de composição e valorizam cada detalhe do ambiente Kit Touringa com 8 portas, da Rio Doce
33 moveisdevalor.com.br Débora Lopes, gerente comercial da Panan, conta que em 2025 apostaram na cor Grafiato, com texturas remetendo aos sentidos. “Também usamos essa nova cor no Roupeiro Aurora, um grande destaque, um roupeiro que ficou muito bonito, combinando a moldura com a cor das portas e o interno – que já é um carro-chefe na Panan”, afirma. Débora adianta que, para o próximo ano a Panan vai apostar em uma nova cor, que remete ao tom amadeirado mais escuro, denominada Jequitibá. “Ficou muito bonita essa nova cor e vamos conseguir entregar ainda mais opções para lojistas e consumidores”. Informa também que já iniciaram o desenvolvimento de novos produtos, parte da comemoração de 35 anos, ou seja, 2026 vai ser muito especial. A ACP também apostou em produtos que acompanham as tendências do mercado neste ano de 2025. Dentre esses lançamentos estão o roupeiro Jamile, 100% em MDF; o roupeiro Agata e a cômoda Bella que, segundo o CEO Gustavo Pessoti, vem proporcionando aos lojistas grandes vendas. “Vamos lançar o catálogo de 2026 no final de dezembro, e trará muitas novidades”, promete Gustavo. A principal novidade da Cimol para 2026 é a produção de móveis para sala de jantar e complementos, além das camas que fazem parte de seu portfólio. Segundo Ademilse Guidini, diretor e fundador da empresa, a Cimol está ampliando o seu mix de produtos e quer se consolidar como especialista em sala de jantar. Inclusive, um dos grandes destaques de 2025 é a mesa Caju, com 180 cm e seis cadeiras, disponível em Juparanã Madeira/Cinamomo/ Linho Grafite. Mesa Caju, da Cimol Roupeiro Jamile em Cinamono com Off White, da ACP Móveis Roupeiro Aurora, da Panan, nas cores Cinamomo e Grafiato
34 moveisdevalor.com.br A indústria que nasceu da necessidade de insumos Com o crescimento do polo moveleiro de Linhares veio a necessidade de facilitar a chegada de insumos às empresas locais, caso do MDF, matéria-prima essencial para a fabricação dos móveis. Como destacado por Vitor Guidini, presidente do Sindimol, na matéria de abertura desse Especial, o polo fica distante dos produtores e fornecedores de insumos, por isso a importância de um fabricante de painéis de madeira, e foi assim que a Placas do Brasil chegou ao Espírito Santo em 2018, e desde então vem contribuindo para o desenvolvimento das indústrias capixabas. “A Placas do Brasil iniciou suas operações com o propósito de atender os polos moveleiros do Espírito Santo, Minas Gerais e o Nordeste, oferecendo uma opção competitiva em painéis de MDF. O projeto foi pensado e executado para ser moderno e sustentável, incorporando tecnologia de ponta e processos alinhados às melhores práticas do setor”, afirma Sergio Possato, gerente comercial da Placas do Brasil. E a Placas do Brasil segue conquistando novos mercados e crescendo de forma consistente, investindo em produtos revestidos para se consolidar como uma marca forte que alia qualidade, inovação em design, naturalidade dos padrões e compromisso com a sustentabilidade. Sergio Possato, destaca que o Espírito Santo estava conquistando muita força na produção de móveis, mas os fabricantes tinham dependência de fornecedores de outros estados. “A chegada da Placas do Brasil trouxe autonomia, competitividade e proximidade aos fabricantes capixabas. Afinal, além de reduzir custos logísticos, conseguimos responder mais rápido às demandas e apoiar o desenvolvimento regional, fortalecendo toda a cadeia”, observa. ESPECIAL LINHARES A fábrica da Placas do Brasil está localizada em Pinheiros, no Espírito Santo APESAR DE IMPORTANTE POLO MOVELEIRO, LINHARES ENFRENTAVA DIFICULDADES PARA OBTER MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS DEVIDO À DISTÂNCIA DOS PRINCIPAIS FORNECEDORES
35 moveisdevalor.com.br às necessidades dos profissionais brasileiros e às principais referências nacionais e internacionais. A marca também tem investido na participação em grandes eventos, como ForMóbile e Expo Revestir, e Sergio reconhece a importância destas ações na aproximação com profissionais que influenciam diretamente o mercado, como arquitetos, designers e especificadores. “As feiras geram oportunidades estratégicas de relacionamento, lançamento de produtos e fortalecimento da imagem da Placas do Brasil, uma empresa inovadora com produtos de altíssima qualidade”, conclui. A Placas do Brasil, localizada em Pinheiros (próximo a Linhares), tem uma robusta capacidade de produção de MDF, graças aos investimentos contínuos em tecnologia desde sua fundação. “Temos profissionais altamente capacitados e motivados para atender a demanda dos mercados mais exigentes. Além disso, a partir do ano passado, a fábrica investiu, com recursos próprios, mais de R$ 100 milhões em projetos, duplicando a capacidade de fabricação de produtos revestidos (totalizando 24.000 m³) e na impregnação de papéis e fabricação de resinas, em fase final de implantação”, conta Sergio Possato. Em razão da Placas do Brasil ter nascido dentro do polo moveleiro e contar com investidores moveleiros, Sérgio enfatiza que a relação é muito próxima. “Temos uma relação ética e de escuta ativa. Esta filosofia de trabalho está no DNA da Placas do Brasil, uma constante em todos os mercados onde atuamos. Buscamos alinhar nossas estratégias empresariais às necessidades dos clientes nos diferentes mercados atendidos”, esclarece. NOVIDADES E PARTICIPAÇÕES EM FEIRAS Este ano a Placas do Brasil lançou a Coleção Vozes, formada por 14 padrões que unem inovação, sensibilidade e a força da natureza brasileira. “Um dos destaques é o padrão Rio Negro, que reverencia a imponência e a profundidade das águas amazônicas, inspirado na pele do pirarucu, um símbolo da conexão entre tradição, sustentabilidade e inovação no design”, comenta o gerente comercial, antecipando que a Placas do Brasil já está trabalhando nos lançamentos de 2026, que devem trazer ainda mais inovação em texturas, cores e acabamentos exclusivos, mantendo o portfólio atualizado e conectado Sergio Possato, gerente comercial da Placas do Brasil O padrão Rio Negro é um dos lançamentos mais aclamados da Coleção Vozes “Uma fábrica de painéis no polo garante fornecimento seguro, matéria-prima bem próxima da indústria, proporcionando competitividade e constância no fornecimento”. Paulo Joaquim do Nascimento, fundador da Panan
36 moveisdevalor.com.br Com baixa natalidade, mercado de infantis repensa estratégias Hoje, o Brasil e o mundo enfrentam uma recessão na taxa de natalidade, fator que impacta diversas áreas do mercado e da indústria, como o setor de móveis, principalmente os de categoria infantil. Confira, nesse Especial da Móveis de Valor, como se apresenta o mercado de móveis infantis em 2025. MENOS CRIANÇAS NO BERÇO Dados do AgênciaGov.com mostram números não muito promissores para o mercado. Segundo as Projeções de População 2024, a taxa de fecundidade do país era de 2,3 filhos por mulher em 2000, e recuou para 1,7 filhos por mulher em 2010, chegando a 1,6 em 2023. Nos próximos anos, essa taxa deve recuar para 1,5 em 2030 e atingir seu ponto mais baixo em 2041, chegando a 1,4 filho por mulher. Segundo os estudos, se nos anos 2000 o número de nascimentos por ano recuou de 3,6 milhões para 2,6 milhões, em 2070 a projeção mostra redução alcançando 1,5 milhão de nascimentos, menos da metade do início do século. Com isso, as indústrias terão que oferecer produtos com mais valor agregado e o varejo mais serviços, para compensar a perda em volume. CONTRAPONTO DO MERCADO Se no Brasil a taxa de natalidade é um fator que ESPECIAL INFANTIL O MERCADO BRASILEIRO DE MÓVEIS INFANTIS TEM UM POTENCIAL DE CONSUMO DE 3,4 BILHÕES DE REAIS EM 2025, QUE REPRESENTA 3,3% DO TOTAL DO SETOR MOVELEIRO APESAR DA CRESCENTE ÊNFASE DOS PAIS EM SEGURANÇA, MÓVEIS MODULARES E MULTIFUNCIONAIS, A QUEDA DA TAXA DE NATALAIDADE É O PRINCIPAL ENTRAVE À EXPANSÃO Por João Caetano Guimarães, jornalista
37 moveisdevalor.com.br se contrapõe a qualquer expectativa positiva, dados mostram um aumento projetado na receita do mercado mundial de móveis infantis para os próximos anos. Segundo estudo do site britânico Industry Today, a projeção é que, globalmente, o mercado deverá crescer substancialmente na próxima década, com previsão de atingir US$ 55,1 bilhões em receita até 2035 (US$ 18,2 bilhões a mais que em 2025), apresentando um CAGR (taxa de crescimento média anual) de 4,1% nesse período. A expansão do mercado é impulsionada pela crescente atenção dos pais por segurança, tecnologia, design ergonômico, móveis multifuncionais e por aumento na conscientização sobre o desenvolvimento infantil, levando os pais a gastarem mais com peças de maior qualidade e vida-útil. O desenvolvimento do e-commerce dentro do segmento também é um fator determinante para esse aumento. No Brasil, segundo o estudo de mercado do Instituto Impulso, nos últimos 20 anos o consumo aparente de móveis infantis recuou 29,4% alcançando este ano um potencial de R$ 3,4 bilhões. As vendas online de produtos infantis, inclusive móveis, cresceram 54% em 2023, com mais de 1,4 milhão de pedidos realizados por meio da plataforma. A tendência reflete não apenas o avanço da digitalização dos consumidores, mas também a maior diversificação da oferta voltada ao público infantil. Esse crescimento está alinhado ao panorama geral do comércio eletrônico no país. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam que a categoria infantil está entre as dez que mais vende no e-commerce nacional. A pandemia acelerou essa digitalização, mas os números demonstram que a tendência se manteve mesmo com a reabertura das lojas físicas. Para Rodrigo Mariano, proprietário da loja Sonho de Criança (GO), o mercado mudou muito com achegada do e-commerce e o varejo teve que se adaptar a essa nova fase. “Hoje eu vendo um serviço, não um produto, já que o produto o cliente pode comprar online. Na loja física, ele quer experiência e serviço embutido, como entrega e montagem. Portanto, temos que entregar mais que os grandes players”, explica. Cleice Neves, gerente de marketing da Amarelinha Baby & Kids (PE), loja especializada em enxoval e móveis Rodrigo Mariano, da Sonho de Criança Cleice Neves, da Amarelinha Baby & Kids
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