39 moveisdevalor.com.br nas principais dificuldades do setor no quesito crescimento, adaptação e tecnologia. Além de se alinhar com os desejos de seus clientes, profissionais do setor lutam com a competição na internet. Grandes empresas que dominam a tecnologia tiram o espaço de lojas e indústrias que ainda não se adaptaram aos novos padrões da indústria 5.0. Reforçando esse debate, Marcelo Paleta aponta que a necessidade constante de inovação impõe um ritmo acelerado de desenvolvimento de novos produtos, o que exige investimento permanente em pesquisa, design e tecnologia. “Na Matic, investimos fortemente em processos produtivos mais eficientes e em soluções que agregam valor aos nossos produtos. Estamos atentos às movimentações do varejo e às preferências do público, trabalhando para oferecer produtos que se destaquem não apenas pelo visual, mas também pela qualidade e funcionalidade”, finaliza. Sabemos que o crescimento de uma indústria em qualquer setor do mercado é impulsionado pelo uso de tecnologias mais avançadas, como o e-commerce, as Big Data, IA entre outros. Quem domina primeiro a tecnologia, larga na frente. E o mercado de móveis infantis está se aproveitando disso. “É o segredo do sucesso hoje. As empresas que conseguem se adaptar a isso, saem muito na frente. Principalmente as pequenas, pois elas conseguem se mover mais rápido do que grandes empresas”, reforça Rodrigo Mariano, da loja Sonho de Criança. Mas a tecnologia não impacta apenas o varejo. A designer Flávia Galon explica que dentro da fábrica ela auxilia na produção. Muitos processos que antes eram artesanais, podem ser substituídos por processos mais automatizados, aumentando a produção e reduzindo o custo dos produtos, deixando-os mais competitivos no mercado. “É importante dizer que o designer precisa ter conhecimento das tecnologias disponíveis ou possíveis de serem desenvolvidas para que no momento da criação pense em produtos que possam ser fabricados sem causar gargalos produtivos”, argumenta. Como vimos, crescer dentro do segmento infantil não é fácil, e efeitos da pandemia impactaram muito a noção de design na confecção de peças, no modo de produção das indústrias e nas estratégias de vendas do varejo. Porém, a peça-chave é o cliente e suas mudanças de comportamento. E, para entender esse novo comportamento, entrevistamos a designer Flávia Galon e fabricantes do setor sobre as tendências em design e funcionalidades. Confira na próxima reportagem desse Especial Infantil. Flávia Galon, Designer Automações e novos sistemas de comércio online são fatores competitivos em indústrias de móveis infantis
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