54 moveisdevalor.com.br Emoção, Bem-Estar e Pressão do Custo Na edição do Latam Retail Show realizada na segunda quinzena de setembro, promovido pela Gouvêa Associados, a WGSN mostrou a sua mais recente pesquisa sobre tendências do varejo a partir da visão de 450 experts espalhados por mais de 80 países. A apresentação foi feita por Joe McDonnell, diretor and consumer, marketing and retail forecasting. Com ajuda de Rafael Araújo, head de consultoria na WGSN Mindset na América Latina, é possível identificar pontos do estudo que considera diferentes tipos de públicos. “Há dados relacionados as demandas e desafios dos consumidores, iniciativas das indústrias e como esse consumidor se comporta com relação ao momento de compra. Assim, chegamos aos macrodrivers que servem como direcionamento para todas as verticais analisadas. E dentro de cada uma delas verificamos as iniciativas das indústrias - o móvel está dentro da vertical de home & interiors”, conta. Os resultados, acrescenta, mostram como as pessoas estão buscando manter seu padrão de vida apesar da redução do poder de compra. “89% dos brasileiros admitem fazer troca por produtos de menor valor dentro da categoria em que já consomem. Ou seja, para marcas de diferentes categorias existe um desafio de como construir experiências e valores que tirem o consumidor da lógica de pensar em preço quase que exclusivamente”, ressalta. Para ele, vive-se uma espécie de achatamento do funil de conversão. “Se antes o consumidor O VAREJO CONTEMPORÂNEO NÃO É MAIS REGIDO APENAS POR FUNCIONALIDADE E PREÇO. O NOVO CENÁRIO DE CONSUMO É DITADO PELA EXPERIÊNCIA EMOCIONAL E PELA BUSCA INCESSANTE POR BEM-ESTAR NESTE CONTEXTO DE PROFUNDAS MUDANÇAS, AS MARCAS ESTÃO DESCOBRINDO QUE A CHAVE PARA A LEALDADE E CONQUISTA DO CLIENTE RESIDE NA ATIVAÇÃO DE SENTIDOS, MEMÓRIAS E CONEXÕES GENUÍNAS O FATOR ECONÔMICO SE IMPÕE NO BRASIL: NADA MENOS QUE 89% DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS ADMITEM ESTAR DISPOSTOS A FAZER UMA TROCA POR PRODUTOS DE MENOR VALOR DENTRO DA CATEGORIA Observatório Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz