Móveis de Valor - Edição 250

74 moveisdevalor.com.br Empresas precisam considerar a geopolítica em suas estratégias "Poucas empresas trazem o conhecimento sobre geopolítica para sua tomada de decisão. Negócios podem estar expostos a riscos dos diferentes países e mercados. Se a gente ficar fixo na visão apenas econômica, não vamos entender o que está acontecendo no mundo”, alertou o cientista político, professor HOC, na 33ª edição do Congresso da Movergs, realizado na primeira quinzena de outubro, em Bento Gonçalves (RS). Em sua palestra, ele chamou a atenção dos empresários presentes sobre a importância de as empresas considerarem a geopolítica nas suas futuras estratégias, especialmente no que se refere às parcerias comerciais. “Até mesmo uma decisão racional, quando achamos que é puramente econômica, ela está subjugada à política e é muito importante compreender que a economia não está separada da política e da geopolítica”, completou. Márcio Callage, CMO da Vulcabras, apresentou o case da Olympikus (marca preferida entre os praticantes de atividades esportivas) para falar sobre posicionamento de marcas e comportamento do consumidor. “A gente precisa entender da sociedade em que vive para construir mensagens. Precisa entender de gente. Marca que ignora cultura e foca só no seu produto perde espaço”, afirmou o executivo. E acrescentou: “Não existe business to business e business to consumer”. Ele continua: “O trabalho que temos construído [na Olympikus], conquistando um grande É IMPORTANTE COMPREENDER QUE MESMO UMA DECISÃO RACIONAL, QUE PARECE SER PURAMENTE ECONÔMICA, ESTÁ SUBJUGADA À POLÍTICA O BRASIL JÁ ESTAVA ACOSTUMADO COM UM CENÁRIO DE DIFICULDADES, MAS AGORA VEMOS AS TURBULÊNCIAS ACONTECENDO EM OUTROS PAÍSES CONGRESSO MOVERGS

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz