Móveis de Valor - Edição 252

8 moveisdevalor.com.br Como idealizador do Prêmio TOP 20, sinto uma enorme satisfação ao ver o quanto essa iniciativa amadureceu e se consolidou como uma referência de credibilidade no setor moveleiro e colchoeiro brasileiro. Quando lançamos o TOP 20, em 2019, tinha como propósito muito claro reconhecer quem tem valor, origem da marca Móveis de Valor. E hoje, ao ver o envolvimento espontâneo de milhares de lojistas e indústrias elegendo seus melhores fornecedores e, de outro lado, a confiança das marcas em um processo democrático, transparente e autêntico, tenho a convicção de que alcançamos esse objetivo. TOP 20 se tornou um símbolo de reconhecimento legítimo, baseado naquilo que realmente sustenta este setor, que é a relação de confiança entre quem fornece, quem produz e quem compra. SEM BOLA DE CRISTAL TAMBÉM DÁ PARA PREVER COMO SERÁ 2026 Assim como aconteceu em 2025 e até antes, vamos continuar falando sobre escassez de mão de obra, sem que se faça alguma coisa para estimular os jovens a se interessar pelas fábricas. Tentar outros mercados para compensar o peso das tarifas norte-americanas sem criar uma matriz exportadora que gere produtos atraentes para consumidores estrangeiros. Saber que não se ganha dinheiro vendendo em marketplaces, sem estabelecer parcerias com lojas físicas onde ainda se concentra quase 85% das vendas de móveis e colchões no país. Estes não são os únicos problemas que o setor moveleiro têm, mas são alguns dos maiores e que, também sem bola de cristal, é possível prever que não serão resolvidos em 2026. TOP 20 RECONHECE QUEM TEM VALOR MAIS UM ANO QUE NÃO ACONTECEU Novidade, quase nenhuma. Tem sido assim desde 2022 quando cessou o impacto da produção e vendas pós-pandemia. Os anos seguintes começaram com expectativas que não se confirmaram. Parte explicado pelo volume de vendas do período anterior e a outra parte se deve a política macroeconômica que trouxe apenas insegurança ao mercado. E como será 2026? Um ano de alívio pela enxurrada de dinheiro que o governo federal (e até os estaduais) despejará para criar um clima de festa e tentar enganar o povo para se reeleger. Nada além disso, até porque passa ano chega ano e o setor continua fazendo mais do mesmo, o que dificulta alcançar resultados diferentes, melhores. Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor

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