MV Norte & Nordeste 23
28 de madeira nacional, reforçando seus atributos para o mercado consumidor. Em breve, deverá ser lançada uma cam- panha de comunicação para conquistar a atenção do público”. QUESTIONAMENTO ÀS PAINELEIRAS A posição da Ibá circulou no Portal da Móveis de Valor no dia 07 de agosto. Na sequência enviamos a cada fabricante de painéis (Arauco, Berneck, Duratex, Eucatex, Fibraplac, Floraplac, Greenplac, Guararapes e Placas do Brasil) as seguintes questões: 1. O aumento de preços médio alega- do pelos fabricantes, de 7% + 7%, procede? Se referem a qual período? Há previsão de novos aumentos este ano? Esses percentuais são superiores aos praticados em igual período do ano passado? Quais as justificativas para os aumentos de preços? 2. O desabastecimento atingiu em que medida o setor de móveis? Como jus- tifica o desabastecimento? Quando deve ser regularizada esta situação? 3. Os volumes exportados pela empresa ti- veram incremento significativo? Além dos números apontados no Comex Stat, que mostram aumentos, a Mover- gs cita em seu ofício percentuais acima de 600% de crescimento na exportação de MDP cru para China e EUA. 4. O fato de as entidades regionais terem buscado ajuda da entidade nacional para obter informações dos fornece- dores de painéis nos parece uma cla- ra demonstração da falta de canal de comunicação com o cliente. No caso da sua empresa é isso mesmo? DURATEX RESPONDE A Duratex optou por uma nota oficial da diretoria Duratex Madeira, resumin- do as respostas ao questionamento da Móveis de Valor: "Reforçando o seu compromisso com a transparência e prezando pela excelência no relacionamento com todos os seus clientes e stakeholders, a Duratex, maior produtora de painéis de madeira do país, a pedido da jornalista Inalva Corsi, diretora da MV (Móveis de Valor) vem a público se posicionar sobre a matéria publicada no portal Móveis Valor, no dia 07 de agosto, sob o título “Móveis de Valor traz respostas sobre a falta de pai- néis de madeira”. Desde que o COVID-19 chegou ao Brasil, a Duratex está mobilizada e vem toman- do decisões importantes para garantir a saúde e o bem-estar das equipes e manter a solidez empresarial, visando a retoma- da dos negócios de forma sustentável. Na Duratex nosso foco é fazer uma lei- tura diária do mercado para entender o que está acontecendo, ouvir especialis- tas, trocar ideias com clientes, tomar de- cisões e manter a comunicação transpa- rente com todos os nossos stakeholders. Neste momento, onde o foco na saúde é um dos principais temas da população, a casa passou a ter um papel diferencia- do, acumulando várias funções e isso provocou um forte interesse por orga- nização e reformas, gerando um cresci- mento da demanda de forma acelerada no segmento moveleiro. A Duratex segue com o atendimento aos nossos clientes, que mantém compras frequentes, respeitando as condições comerciais acordadas. No entanto, em função da demanda interna e, face ao baixo estoque da cadeia, é possível que esteja ocorrendo ruptura em algum elo, potencializado pelo impacto das para- das fabris, por conta das regras munici- pais de lockdown. Sobre o volume de exportações, confor- me reportado no relatório referente ao desempenho da Duratex no 2° TRI 2020, houve queda no volume de painéis ex- portados em comparação ao 2° TRI 2019. Reforçamos que temos um canal aberto de relacionamento com nossos clientes, seja através da equipe ou dos canais for- mais de contato”. BERNECK RESPONDE A Berneck enviou as respostas a cada questão, por escrito: Sobre os aumentos de preço: “No nos-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz