MV Norte & Nordeste 23
29 so caso, esta afirmativa de aumento não procede. Fizemos um ajuste nos preços em agosto, com diversos índi- ces por tipo de produto. Apesar da ne- cessidade de se fazer uma recomposi- ção de margem maior ainda, estamos avaliando o momento adequado para fazê-lo. Quando falamos em recom- posição de margem, fica fácil entender por que não se tem novos investimen- tos em MDP, considerando que desde 2008, os preços praticados não saem de lugar – quando sobem, acabam descendo por falta de demanda. Neste período todos os custos subiram: madeira, energia, frete, resina, salários etc. Para que se tenha ideia, nosso preço médio deMDP natural por exemplo, ter- minou o ano de 2019 com preço médio 3,5% acima do ano de 2008. Números que podem ser facilmente comprovados por qualquer fabricante usuário do pro- duto. A Berneck tem um complemento de linha no MDP para fazer no volume de 35 mil m³/mês, o qual não fizemos ainda por falta de resultado necessário para justificar o investimento. Estamos otimistas quanto ao mercado se firmar, e com isso podermos recuperar nossas margens para assumirmos com- promisso de aumentar nossa capacida- de, para melhor atender ao mercado”. Sobre o desabastecimento: “No meu entendimento não houve desabasteci- mento e sim uma forte retomada que ninguém imaginava e muitas medidas tomadas por conta da pandemia/pa- rada, não puderam ser retomadas na mesma velocidade”. Sobre a justificativa para o desabasteci- mento: “De março a junho tivemos uma perda de 59% no nosso faturamento no mercado interno, fazendo com que usássemos todas as medidas possíveis para evitar demissões. Mesmo assim, a retomada não foi da mesma forma que nossos clientes, porque trabalhamos 24 horas por dia, sete dias da semana, não permitindo nenhuma possibilidade de aumento de produção, como nossos clientes que podem aumentar turno ou fazer horas extras, aí a conta não fecha”. Sobre quando a situação deve ser regu- larizada: “Também temos dúvida quanto a isso, mas acreditamos que o mercado deva semanter assimaté janeiro de 2021”. Em relação ao incremento nas expor- tações da empresa: “Absolutamente nenhum incremento. Sempre fomos exportadores de painéis e o volume ex- portado sempre foi o que se tinha dispo- nível depois do mercado interno. Quan- do em 2015 o mercado interno teve uma queda de mais de 20% nas vendas de painéis, nossa saída foi a busca por maior volume no mercado externo, para continuar enchendo nossas fábricas e manter nossos custos, para também poder manter os preços no mercado in- terno. Fizemos uma tentativa em 2019 de incrementar o mercado interno por conta de algumas solicitações, o que na sequência nenhum cliente conseguiu manter a solicitação e tivemos que de- volver o volume para exportação, com prejuízo de alguns meses para recupe-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz