MV Norte & Nordeste 23

6 Desde o começo da crise econômica, no final de 2014, está claro que o varejo precisa de uma transformação radical. Mas, muitos varejistas não prestaram atenção ou, se prestaram, não agiram com rapidez e decisão suficiente. Agora, a disfunção do varejo finalmente foi detectada e um acerto de contas está chegando para o varejo de móveis. “A crise é um catalisador para a inovação”. É verdade, mas me parece que tudo depen- de do tamanho – ou do impacto da crise. E só com a pandemia do coronavírus, finalmente se percebeu que não dá pra adiar mais as mudanças. A DEMANDA ATUAL QUE ENCANTA TODOS É SÓ UMA BOLHA? Em pouco mais de seis meses passamos de uma expec- tativa positiva do ano para o desespero de uma pande- mia como jamais se viu na história recente e da pos- sibilidade de uma quebradeira geral para uma euforia inimaginável. E pouco tempo para digerir tais estágios. Então, não é demais a confusão que se estabeleceu no setor moveleiro. Pesquisas feitas em março e abril mos- travam fabricantes de móveis e colchões acreditando em perdas de até 80% do mercado em 2020. É claro que isso refletiu negati- vamente em toda a cadeia. PERGUNTAR NÃO OFENDE: QUEMPAGA PELOS DESCONTOS? Existe um ditado de que a gente diz o que quer e às vezes ouve o que não quer. Isso se aplica ao que aconteceu comigo semana passada. Recebi um telefonema do diretor comercial de uma empresa fabricante de painel. Não vou divulgar o nome porque ele nãome autorizou.Mas, enfim, oque im- porta mesmo, como costumo dizer, é o que se disse e não necessariamente quemdisse. CÁ ENTRE NÓS Ari Bruno Lorandi “Gigantes do varejo pensammais em vender do que em lucrar, e olhammais para o movimento da Bolsa do que para o catálogo de produtos dos fornecedores” PANDEMIA AFETOU MAIS O CONSUMO NO CEARÁ Todos os estados brasileiros sofrerammuito com pandemia, com lojas fechadas e pouca representatividade do e-com- merce. É, sabemos que as lojas online aumentaram muito as vendas, mas representam menos de 10% das compras de móveis no Brasil. Mas, de todas as regiões, o Nordeste apre- sentou nos primeiros sete meses do ano os piores resultados em vendas no País. Foi nesta região que a pandemia foi mais intensa. Porém, nenhum estado sofreu queda maior nas vendas do que o Ceará, como se vê no quadro abaixo. Nos primeiros sete meses acumula queda de 30,2%. Como consequência, com certeza será o único estado que não de- verá conseguir recuperar as perdas durante este ano. Índice de volume de vendas no comércio de móveis (%) JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL Brasil 9,8 7,7 -10,8 -40,7 -14,4 21,4 29,1 Ceará -7,9 -9,7 -48,2 -89,3 -69,9 -4,5 25,9 Pernambuco 17,3 1,2 -4,6 -50,4 -19,5 9,6 33,4 Bahia 2,4 -6 -21,5 -44,4 -20,4 31,8 53,5 Fonte: IBGE - Pesquisa Mensal de Comércio POR QUE NINGUÉM ESTÁ PENSANDO NO CONSUMIDOR? Pra bom entendedor, meia palavra basta. Pois então, está na hora de parar de procurar culpados e – de uma vez por todas – colocar para o consumidor o que ele realmente está bus- cando. Ou alguém duvida que agora o que ele quer é uma casa mais confortável, mais bonita, commóveis e decoração mais atrativa, até para mostrar para os amigos durante uma live? Ou você também não sabia que hoje ele recebe – via internet – muito mais gente em casa do que recebia antes da pandemia? Vamos cuidar do nosso cliente? É ele quem paga as nossas contas e só ele pode nos dar lucro, como retribui- ção pelo que fizermos de bom pra ele. PARA CONTINUAR A LER OU ASSISTIR ACESSE O QR CODE PARA CONTINUAR A LER OU ASSISTIR ACESSE O QR CODE PARA CONTINUAR A LER OU ASSISTIR ACESSE O QR CODE UM ACERTO DE CONTAS ESTÁ CHEGANDO PARA O VAREJO: PREPARE-SE

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