MV Norte & Nordeste 26
13 o prazo de entrega, que é de 48h”, acres- centa o diretor comercial. Apesar de terem conseguido criar novos meios de venda e lidar, de certa forma, bem com a pandemia, a Lojas Guido também enfrentou algumas adversida- des de 2020 até agora. “Tivemos a sor- te de entrarmos na pandemia com um estoque alto, o que foi bom para man- termos as vendas, mas o fechamento do comércio fez com que tivéssemos de re- duzir o nosso quadro de funcionários”, conta Luiz Eugenio. E, infelizmente, algumas consequências dessa crise econômica ainda estão sendo enfrentadas pelo varejo, já outras foram superadas e não representam mais um problema na venda de móveis, segun- do Geninho. “Nós estamos vivendo um momento de instabilidade no mercado de móveis, com uma demanda mais pre- ocupante, e esse sobe e desce prejudica nosso planejamento a longo prazo que, diferente de antes, corresponde só a 30 dias. Não temos como ficar comparando com 2020, que foi um ano atípico, mas sabemos que a redução do auxílio emer- gencial também é um fator de influência na diminuição das vendas”. Mas, mesmo vivendo esse momento de incertezas, a Lojas Guido projeta um segundo semestre muito melhor. “Nós criamos boas expectativas em relação à segunda metade deste ano, principal- mente por acreditarmos em um avanço da vacinação e nos nossos planos para o digital. A nossa ideia é deixar a venda online ainda mais atrativa e sempre ofe- recer vídeos em 3D dos nossos móveis, assim como uma descrição bem com- pleta sobre eles. Nós também estamos promovendo a digitalização das nossas lojas físicas, inclusive, com um novo layout sendo implementado em algu- mas delas”, avalia o diretor comercial. Outro fator que pode ajudar a impulsio- nar as vendas no segundo semestre é a antecipação do 13º salário. “Acredito que essa medida pode ser muito boa para o mercado e traga uma maior movimenta- ção. Oque tambémdeixou de ser umpro- blema para o varejo de móveis é a escassez de matéria-prima, que enfrentamos no final do ano passado, mas que agora está mais controlada”, comenta Geninho. O diretor comercial da Lojas Guido ainda aproveita para falar sobre o ticket médio e algumas mudanças nas com- pras de móveis na loja. “O ticket médio subiu acompanhando o aumento das matérias-primas e isso fez com que os móveis mais populares não ficassem com um preço tão vantajoso, por isso, começamos a investir também em uma linha média/alta, que é a que vem se des- tacando mais ultimamente, sendo a que mais aumentou nos últimos tempos”. Geninho finaliza nos contando que está esperançoso e vê algumas mudanças no jeito de comprar dos nordestinos. “O consumidor aqui de Alagoas sempre foi muito de querer ver os móveis de perto, poder tocá-los, experimentá-los, mas agora dá para ver que ele está se acos- tumando com as compras online e per- dendo um pouco do medo de comprar mobiliário pelo site ou WhatsApp. Por isso, projetamos um crescimento nas vendas digitais e priorizamos esse tipo de investimento, ao invés de abrirmos mais lojas físicas agora em 2021”. Por Natalia Concentino LUIZ EUGENIO DUARTE SANTOS FILHO, CONHECIDO COMO GENINHO, É DIRETOR COMERCIAL DA LOJAS GUIDO A VAREJISTA ALAGOANA ACREDITA NO CRESCIMENTO DAS COMPRAS ONLINE
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