MV Norte & Nordeste 26

27 2. ACREDITE NO POTENCIAL E ASSUMA O CONTROLE Quando os empresários acreditam no futuro da empresa e no seu potencial eles investem mais, empregam mais e influenciam positivamente toda a cadeia. A venda nada mais é do que um termô- metro que indica se estamos executan- do bem as ações que são fundamentais no varejo. Então quando ela despenca ou não chega aos patamares projetados, isso significa que alguns processos inter- nos não estão sendo bem executados. Há empresários que, quando percebem que suas vendas estão caindo, assumem a própria liderança e se encarregam de recuperar o controle do seu negócio e há também aqueles que apenas culpam o mercado e seguem reclamando que o movimento caiu ou que os concor- rentes também estão indo mal. Saben- do disso, busque sempre se colocar na posição do empresário que assume o seu próprio destino e que reconhece as questões que você pode controlar den- tro da sua empresa. 3. MELHORE SEU PROCESSO DE COMPRA A melhoria do processo de compra consiste no ato de comprar com técni- ca e com estratégia, observando a curva ABC de produtos, entendendo o que faz de fato a venda e não permitindo a rup- tura de itens mais vendidos. Os consumidores mudaram as rotinas e os hábitos deles durante a pandemia. E o que você mudou no seu sortimento de produtos? O que que você parou de comprar ou introduziu no seu mix com essas mudanças todas? Ou será que você está apenas insistindo naquilo que fazia sucesso no passado e que hoje não faz mais sentido para o seu cliente? 4. SAIBA OBSERVAR OS SINAIS QUE A EMPRESA APRESENTA Atualmente a atenção das pessoas está majoritariamente no celular e nas pla- taformas digitais. Nesse contexto, a sua comunicação também precisa es- tar lá. Se eu desse um Google procu- rando seu produto/serviço hoje, sua empresa apareceria lá? É preciso ter competência de comuni- cação e estar onde o seu cliente está, participar onde o seu cliente participa, sem esquecer do principal: ser encon- trável. Lembre-se: se o cliente não te encontra, mas encontra teu concorren- te, é lá que ele vai comprar. Outros pontos que precisam ser cons- tantemente analisados são: • A sua equipe de vendas está adaptada para o momento atual? • O seu time sabe usar as redes sociais para vender ou acha que isso é perda de tempo? • Seus vendedores têm feito um bom trabalho de conversão? Competência de venda é tudo o que as pessoas sabem ou não sabem sobre ven- das e tudo começa com o próprio em- presário. Dessa forma, o líder que olha para o resultado dele hoje, não fica sa- tisfeito e percebe que poderia ser mui- to melhor, precisa olhar para si mesmo e questionar: o que eu não sei ainda e que eu preciso saber para colocar or- dem na casa e fazer minha loja voltar a bater recordes de vendas? Mas não se esqueça: não adianta nenhum sinal externo ou mesmo de um funcio- nário para uma empresa que o próprio dono está ancorado em outro tempo, em outra era, e que segue replicando um formato que não funciona mais. Afinal, reiterando o que foi citado no segundo item desse texto, quando a venda cai, isso é apenas um sinal de que os processos in- ternos precisam de ajustes. 5. MOTIVE SUA EQUIPE SEMPRE Motivação é, como o próprio nome já diz, um motivo para a ação. Pessoas desmotivadas apresentam sinais de falta de propósito, ausência de uma missão maior que as façam sair do lugar onde elas estão para fazer algo especial. E equipe desmotivada é sinônimo de líder desmotivado e desengajado. Em toda empresa o time é reflexo do número um. Por esse motivo, quem está à frente nunca pode desanimar. Se um líder se senta, a equipe se deita. Se um líder se deita, a equipe morre. Os

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