MV Norte & Nordeste 26
34 Conquiste defensores para sua marca Marketing de defensores é uma estratégia inovadora, que remete ao velho e bom “boca a boca”, e que faz os clientes defenderem sua marca Baseado no antigo conceito do “boca a boca”, o marketing de defensores é uma estratégia inovadora desenvolvida para fazer com que seus clientes não sejam apenas compradores dos seus produtos ou serviços, mas também passem a de- fender e divulgar o seu negócio. O que difere esse conceito inovador do bom e velho “boca a boca” é que, antigamen- te, as indicações eram feitas de um para um e hoje, com as redes sociais ocu- pando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, isso pode ser feito de um para milhões. “O nome pode ser diferente, mas há anos isso pode ser chamado de prova social, que diz respeito a ter muitas pes- soas falando bem, comprando e com- partilhando suas experiências” explica a profissional do marketing Camila Porto. “Isso sempre foi importante, pois são os próprios consumidores promovendo a empresa” ela completa. A sobrevivência de grandes e pequenas empresas no ambiente digital (e fora dele) depende cada vez mais da parti- cipação e da fidelidade de seus clientes. Todo negócio precisa se preocupar em gerar esse tipo de prova social. Afinal, essa é a melhor maneira de atrair clien- tes, tendo em vista que leads que che- gam na loja a partir de uma indicação são “clientes quentes”, ou seja, pessoas que já chegam com a comprovação de que a loja é honesta, presta um bom ser- viço e é um negócio legítimo. De acordo com Camila, nas lojas de varejo de móveis, a melhor maneira
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