MV Norte & Nordeste 26
35 de aplicar o marketing de defensores é pedindo para os clientes comentarem sua experiência e compartilharem esses relatos nas redes sociais, especialmen- te nos canais da empresa. Outra dica é criar uma comunidade de clientes satis- feitos que propaguem informações posi- tivas sobre a sua marca. Os resultados da aplicação do marke- ting de defensores nas empresas têm sido bastante positivos. Segundo Ca- mila, além de trazer mais comprado- res para a loja, essa estratégia também implica na redução do custo por novos clientes, tendo em vista que eles virão através de recomendações espontâneas e o nome da empresa será promovido pelas pessoas que já compraram nela, ajudando na reputação e na competi- tividade. “Às vezes, uma loja tem um preço maior, mas o cliente pode relevar uma diferença desde que sinta confian- ça nela. Uma loja que cobre mais caro, mas que tenha mais avaliações posi- tivas, pode ganhar vendas, sem baixar sua margem”, explica Camila. COMO CRIAR UMA BOA CAMPANHA DE MARKETING DE DEFENSORES? não tornar o uso dessa prova social uma coisa forçada”. A profissional do marketing explica que o bom “boca a boca” deve ser espontâ- neo, por esse motivo, uma das formas mais interessantes de consegui-lo é in- centivando os clientes a compartilha- rem suas experiências. “Ofereça um brinde, por exemplo, para quem deixar uma avaliação sobre a loja no Google, ou um cupom para quem enviar uma foto usando o produto. São algumas formas de conseguir mais defensores sem forçar a barra”, comenta Camila. “É um trabalho diário, construído aos poucos”, acrescenta. COMO MANTER O PÚBLICO AO LADO DA MARCA NA “ERA DO CANCELAMENTO”? Se antes já era importante que as marcas “andassem na linha”, agora, com a ascen- são da internet que favorece a dissemina- ção de informações (sejam elas positivas ou negativas) de uma forma muito mais rápida, se esforçar para não cometer erros se tornou ainda mais necessário. Na “era do cancelamento”, que promove o boico- te de marcas através de mobilizações nas redes sociais, quem tem seus clientes ao seu lado e em sua defesa está sempre um passo à frente da concorrência. Segundo Camila, para que isso aconteça é preciso ser sempre coerente e cumprir com os acordos realizados. “As pessoas criam expectativas quando vão comprar e é o papel da empresa cumprir com o combinado”, comenta a profissional do marketing. Além disso, para ela “os pon- tos clássicos como bom atendimento, boa prestação de serviço, bom preço e qualidade dos produtos, são itens obri- gatórios para sempre ter um bom balan- ço entre o que um cliente espera e o que a empresa entrega”. Por Gabrielly Zem Além de aplicar boas estratégias de mar- keting, as empresas também precisam saber produzir boas campanhas. Para Camila, uma boa alternativa é investir em anúncios pagos. Outra opção é tra- balhar com influenciadores locais, pes- soas que tenham audiência e relevância com o público da loja. No entanto, ela alerta que “é preciso tomar cuidado para CAMILA PORTO, PROFISSIONAL DO MARKETING
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